Image Map

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

(Resenha) Imperdoáveis - Fernanda Egger

ImperdoáveisTítulo: Imperdoáveis

Autora: Fernanda Egger

Edição: 1

Editora: Dracaena

Ano: 2013

Páginas: 372





Sinopse: Daniel, um anjo da ordem dos Principados, apesar de estar atribuído à Terra, despreza as fraquezas humanas. Quando designado a uma missão por um anjo abaixo dele na hierarquia celestial, negligencia sua tarefa. Acusado de Soberba – um dos Sete Pecados Capitais - é rebaixado à categoria de Anjo da Guarda de uma criança mortal, destinada a ser profetiza do Senhor. Clarissa, a quem Daniel foi incumbido de proteger, é uma menina tímida, marcada por perdas precoces em sua breve existência, e tem muita dificuldade em fazer amigos. Oito anos depois, e ainda deprimido com sua missão, Daniel torna-se indolente e apático, até ser visitado por Belphegor, o príncipe das trevas que representa o pecado da Preguiça. Visto que cometeu outro erro, procura os Céus e confirma que os Pecados Capitais são considerados Imperdoáveis aos anjos e que como castigo pode ser banido para o Inferno. Motivado por uma Virtude, Daniel assume a forma de um menino e entra em contato direto com sua protegida, a fim de aprender o significado de ser humano e a real importância de sua missão. Mas será Daniel capaz de permanecer longe das tentações mortais e de não pecar mais contra as leis divinas? Imperdoáveis é uma história de amor e amizade, onde as certezas são questionáveis, que se propõe a mostrar como as experiências podem ensinar algo novo, mesmo para aqueles que são sábios e imortais.


***




Como a sinopse já dá uma base do que esperar da história já passarei para as minhas impressões.

Daniel conviveu por muito tempo com os humanos e acaba se desiludindo com a nossa espécie. Para ele somos seres muito inferiores e sem salvação (confesso que em algumas ocasiões eu também penso assim). Mas como ele é de uma categoria elevada, um anjo, não deveria penar assim.

Acredito que a convivência com os humanos se tornou nociva para ele que acaba sucumbindo exatamente no que mais despreza na humanidade: suas fraquezas.

Após ser rebaixado para anjo da guarda comete outro pecado que o faz parar e refletir sobre o que está fazendo com a própria vida. Um imortal caindo nas armadilhas dos mortais.

Com este despertar de sua consciência ele resolve se aproximar de sua protegida. A amizade entre eles é instantânea. A ligação passa a ser tão forte que um não se vê mais vivendo sem o outro.

Clarissa é uma menina hiper tímida (foi impossível não me lembrar da minha própria infância, só que eu não ficava apenas me escondendo atrás da minha mãe para não falar com as pessoas, quando chegava visitas em casa corria para debaixo da cama ou do armário - sei que não sou normal kkkkk) que tem muita dificuldade para fazer amigos já que quase não fala (estava me olhando no espelho) e a chegada do Ângelo lhe proporcionou a abertura do portal para a expansão do seu ser.

Ela acabou se soltando um pouco mais e fez novas amizades. Além de desenvolver os seus dons especiais como a música e a vidência. Esta última de forma bem dolorosa o que faz com que a amizade dela com o menino anjo se estreitasse ainda mais.

Quem está habituado com a leitura sobre os anjos se sentirá em casa ao ler esta história pois aparecem por aqui vários anjos das diversas hierarquias angelicais. Temos os Principados, as Virtudes, os Arcanjos e os Anjos.

Daniel era um Principado que esqueceu completamente de seus deveres: proteger os humanos, a fauna e a flora. E precisou reaprender isso com a ajuda de uma mortal de apenas 8 anos.

Clarissa lhe fez ver o quanto a vida é importante seja ela de um humano ou de um animal (vibrei ao ler o momento que ela lhe dá esta lição). E que a humanidade tem sim salvação. 

Temos outros personagens que enriquecem ainda mais esta trama como a avó da Clarissa, a Anna. Ela transmite muitas mensagens importantes tanto para a Clarissa quanto para o leitor.

Um assunto abordado que acredito seja bacana de ressaltar seja como os centros kardecistas são mal interpretados. As pessoas costumam se assustar com o fato do médium se comunicar com os espíritos e sentem muita dificuldade em estudar a doutrina pois os livros de Kardec foram escritos a mais de 200 anos e sua linguagem é totalmente diferente da atual.

A Clarissa precisa desenvolver sua vidência pois a forma como ela está acontecendo a está ferindo na alma. Para um adulto já é difícil lidar com um sonho premonitório imagine para uma menina de 10 anos ter que absorver todas aquelas cenas e não enlouquecer. E é o Daniel que a mantém sã.

Mas esta amizade acaba por fazer Daniel cometer seu terceiro pecado. Será que ele conseguirá frear esta avalanche antes de ser banido para o Inferno?

Acredito que a libertação de ambos acontecerá quando descobrirem que a melhor forma de saber que um amor é verdadeiro, pode ser entre amigos, parentes ou mãe e filho, é quando o deixamos partir. 

Ver como Daniel está aprendendo a lidar com suas fraquezas nos mostra o quanto somos abençoados por termos estes seres para nos proteger. Ele está aprendendo que para ser forte é preciso vencer a si mesmo primeiro.

A amizade do Ângelo com a Clarissa ainda irá lhe proporcionar muitas lições e nós leitores só temos o que agradecer a Fernanda por ser portadora deste selo (este pode ser quebrado sem perigo algum para a humanidade).

A forma como a trama é escrita se torna viciante e nos obriga a cometer o pecado da Gula.

Virei fã da Clarissa por tudo o que ela vem ensinando a este anjo arrogante que me conquistou.

Por mais elevada que a pessoa seja (no caso do Daniel sendo um anjo) sempre terá que passar pelas provas da vida. Estamos aqui para evoluir e o aprendizado é diário assim como as batalhas que temos que travar com o nosso maior inimigo: nosso ego.

Se um anjo foi capaz de cometer um pecado imagine o que nós meros mortais somos capazes de fazer.

A vida está em constante mutação e precisamos estar atentos a todos os nossos atos. O que pensamos pode se tornar uma atitude em questão de segundos e depois ser tarde demais para corrigir.

Ao chegar ao final da leitura o primeiro pensamento que veio a minha ente foi: cadê o segundo volume. PRECISO dele com urgência. Não vou aguentar de curiosidade para descobrir como o Daniel fará para não cometer os outros 4 pecados imperdoáveis para os anjos.

Esta história é um cálice oferecido ao leitor transbordando de conhecimento, de mensagens, de lições mas principalmente de muita luz. E quem tiver a sede para beber dele se saciará até a última gota.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Realmente concordo com ele. Nós somos muito fracos e imperfeitos. Mas é nessa nossa imperfeição que crescemos e evoluímos mais. como se diz: é dando cabeçadas que se aprende. Não é? E ele deveria ver isso também. Mas os anjos também não são perfeitos. O único ser perfeito é Deus. Já fiquei encantada com a trama. Com certeza já está na minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deu uma vontade louca de comprar o livro, e você conseguiu me deixar super curiosa! O livro parece ser super interessante...

    ResponderExcluir