Image Map

sábado, 25 de março de 2017

(Resenha) Meu trabalho é um prazer! - Mario Enzio


Título: Meu trabalho é um prazer!

Autor: Mario Enzio

Editora: Vida & Consciência

Páginas: 160

Ano: 2017



Sinopse: Nesta obra, o autor traz situações de âmbito pessoal ou profissional para retratar as dinâmicas da vida e o nosso desejo de promover pequenas mudanças no dia a dia.
Ao nos apresentar uma reflexão acerca desses assuntos, o autor propõe a superação de pequenos desafios por meio de atitudes simples ou de poucas palavras, visando produzir grandes mudanças em nossa vida e nas relações que permeiam nosso cotidiano.




***



O autor Mario reuniu 30 questões e deu o seu parecer sobre elas, o que ele pensa a respeito de cada assunto.

Com isso o leitor acaba tendo que refletir e relacionar o seu jeito de pensar com o que leu.

Em cada conjuntura o Mario acoplou uma cena do dia a dia para mostrar o conceito dentro do contexto. Desta forma podemos unir a teoria da reflexão com a prática do acontecimento.

A questão principal, que se tornou o título do livro, deve ser a mais analisada pelo leitor: O seu trabalho lhe dá prazer?

Se a resposta for negativa recomendo que leia esta obra e descubra a motivação para transformar esta situação a seu favor.

Vou mais além na afirmação: Absolutamente tudo na nossa vida deve ser feito por amor. Começa com a excitação da coisa nova, passa para a paixão e se transforma em amor.

Se não for assim a pessoa se torna um robô. Faz as tarefas no automático e se sente infeliz.

Muita gente vai dizer que trabalha por obrigação, pois tem que pagar as contas e não pode escolher o emprego que lhe trará prazer.

Sim, num mundo capitalista temos muitas contas a pagar e não podemos nos dar o luxo de escolher onde trabalhar. É aproveitar a chance que aparece e se acomodar na situação.

Tem gente que se sente feliz vivendo assim, e muitos outros infelizes, pois desejam mais da vida.

Como mudar esta situação? Temos duas alternativas para quem realmente quer fazer esta mudança: Procurar um emprego onde poderá trabalhar por amor ou transformar o emprego atual em algo que lhe dará prazer.

E como faço esta transformação? O primeiro passo é parar de reclamar. O que mais escuto são pessoas reclamando dia após dia sobre seus trabalhos, de como são estressantes, massantes e tal. Do que adianta fazer isso? Nada. A pessoa só fica deprimida por não estar fazendo algo que goste.

Vocês irão perguntar: E apenas parar de reclamar vai transformar o emprego em um trabalho que me dá prazer? Sim. Este é o início da mudança. Em vez de focar sua energia em reclamações foque no emprego. Trabalhe com disposição e com um sorriso no rosto. A pessoa que você atenderá (se seu trabalho for com o público) não tem nada a ver com o seu mau humor com relação ao seu emprego.

Mude a sua rotina. Se vai para o trabalho de ônibus desça um ponto antes ou um depois e caminhe (sei que nos dias de hoje com a violência é assustadora, mas não podemos nos manter reféns dela). Deseje um bom dia, uma boa tarde e uma noite para quem cruzar o seu caminho sejam colegas no trabalho ou transeuntes na rua.

São as pequenas mudanças no cotidiano que trarão as grandes transformações para a nossa vida.

E este passo deve ser dado em todas as áreas. Não adianta sentir prazer com o emprego e ficar infeliz com a relação amorosa. Temos que estar bem em todos os campos.

Se uma situação está lhe deixando incomodado mude. Se for o emprego, procure outro. Se for a namorada, termine a relação e procure outra.

O que não podemos é viver pela metade. Nem sentarmos e ficarmos reclamando de braços cruzados.

Nas cenas descritas em cada capítulo tenho certeza que todo leitor ou irá se identificar com o personagem ou conhece alguém que age da mesma forma. Por isso adorei esta ideia de mostrar através destas situações do nosso dia a dia como aquela reflexão do Mario se encaixa. Isso faz o leitor parar de verdade para refletir.

Então, seu trabalho é um prazer? Espero que sim. 

E para quem não for, digo que deve fazer esta mudança ainda hoje. Isso só depende de você.





Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário