Image Map

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

(Resenha) Chuva para lavar a alma - Anderson Caum


Chuva Para Lavar a Alma


Título: Chuva para lavar a alma

Autor: Anderson Caum

Editora: NOVOS TALENTOS Novo Século

Ano: 2013


Páginas: 248

Sinopse: Um romance sobre as verdades escondidas que influenciam e podem determinar nossos caminhos. Muitas vezes ouvimos falar sobre o jogo de forças que, em vários momentos, parece impedir que conduzamos nossas vidas, como fantasmas que aparecem para atormentar o trabalho, a família... Ana se reúne, há três gerações, com jovens em orfanatos para fazer o que considera sua grande missão: contar histórias. Mas, na verdade, seu principal trabalho é o de resgatar as almas das mãos dos que ela considera serem os “senhores da vida”. E, dentre suas inesquecíveis narrativas, há uma que é frequentemente pedida por todos: a extraordinária história de Emanuel, um menino que, diz a lenda, desde pequeno, e por muito tempo, teve sua vida manipulada por forças sobrenaturais muito perigosas. O que poucos sabem é que esta saga, contada repetidamente por Ana, é real. Uma época de luta, que remete ao Dilúvio, à história do anjo Nicanor, relatados na Bíblia, e se estende a um grande plano traçado por anjos e demônios para a vida de Emanuel e influenciou a todos, como Ana, que viveu uma terrível fase no passado, na tentativa salvá-lo.




*** 



Este romance tem como base passagens bíblicas que se referem à existência de Anjos e Demônios.

Ana narra à história de Emanuel, seu breve relacionamento com a Raquel e seu convívio com o anjo Nicanor.

Nicanor é o personagem central já que é o romance que ele viveu com uma mortal que o fez quebrar as regras determinadas por Deus e se torna o catalisador dos acontecimentos na vida do Emanuel.

Não temos aqui um romance onde os personagens são o que aparentam ser. Quando os segredos começam a ser revelados e algumas máscaras retiradas conseguimos enxergar além das aparências.

Os anjos não são apenas aquelas imagens bonitinhas que vemos nas igrejas. Eles também podem ter formas monstruosas.

Na Bíblia temos as respostas para estas formas pois os demônios são os anjos decaídos que traíram a confiança de Deus e foram jogados ao inferno.

Vocês devem estar pensando que é um livro sobre religião mas não é. Ele representa as nossas crenças. Como nós nos deixamos ser manipulados pelas pessoas.

Isto engloba todos os nossos relacionamentos: parentes, amigos, colegas de trabalho e a religião.

A base é a Bíblia pois creio que é o livro religioso mais lido no mundo mas as passagens sobre os anjos constam de todos os livros religiosos.

A questão aqui é: tudo o que a outra pessoa lhe conta é verdade ou uma meio-verdade?

O perigo está nesta meio-verdade pois não podemos dizer que é mentira mas também não podemos afirmar sua veracidade.

A dúvida sobre a linha que as separa é que faz com que as pessoas caiam.

Quando nos deparamos com algo que nossa consciência não aceita temos duas reações bem distintas. Ou nos afastamos ou nos envolvemos.

Estes dois caminhos são perigosos quando não procuramos saber a Verdade.

No decorrer da história vemos Emanuel fazer exatamente como os anjos decaídos: ele sobe na vida material e depois se joga num abismo – de modo figurativo.

Nesta parte podemos tirar esta lição: até onde vai a sua ambição? Você é o tipo de pessoa que só pensa no trabalho e esquece-se de viver?

Num mundo capitalista como o que vivemos não dá para não querer ter bens materiais. Mas este querer tem que ser moderado ou você se torna escravo do trabalho e do dinheiro querendo sempre mais e deixando as outras áreas da sua vida estagnadas.

O ser humano para ser realmente feliz deve nivelar sua saúde física, mental, espiritual e financeira num mesmo patamar. Se apenas uma se elevar as três restantes irão lhe puxar para baixo fazendo com que a queda lhe arraste para um abismo. E muitas vezes sem volta.

A Chuva para lavar a alma seria não apenas de água mas também de conhecimento da vida e de si mesmo.

As escolhas que fazemos devem ser pesadas visando o nosso bem sem que para isso outra pessoa tenha que sofrer. Quer seguir uma carreira e trabalhar 18 horas por dia? Não imponha isto a sua esposa ou a seus filhos.

Tome cuidado com os seus pensamentos e suas atitudes pois eles determinam se sua vida irá refletir a Luz ou a Treva.

Você está disposto a fazer isso? Permitir que a chuva caia sobre o seu corpo até limpar a sua alma de toda a sujeira acumulada das mágoas, das dores, dos arrependimentos, dos pensamentos e dos atos errados?

Olhe para dentro de si mesmo e veja como está o sótão da tua alma. Se estiver precisando de uma faxina procure lavá-la com a chuva de Luz que somente a Verdade divina pode proporcionar.

Busque o conhecimento para que suas decisões sejam tomadas com consciência. Não deixe espaço para a duvida corroer sua crença na religião, nas pessoas e na vida.

Não entregue o poder de decisão nas mãos de outra pessoa. Ela pode te levar para o abismo. Pegue as rédeas da tua vida em suas mãos e seja o próprio condutor da carruagem.

Existe muita coisa entre a realidade e o mundo oculto. Algumas coisas são belas e outras pavorosas mas só te atingirão com a sua permissão.

É como as histórias dos vampiros: eles só entram na sua casa com um convite feito por você.

Por isto cuidado com quem ou o que está convidando para partilhar sua vida.


Lembre-se do conselho de Jesus: Orai e vigiai.





Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

5 comentários:

  1. fantástico! eu adorei! muito obrigado não somente pela parceria, mas para demonstrar que consegui passar meus pensamentos para o papel.

    abraços e novamente, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda,mas já gostei dessa Chuva pra lavar a alma. Que idéia brilhante, pra um enredo.Posso ler algum trecho na internet?

    Mariatcheirosa@ig.com.br ou ernanrusso@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Khrys :)
    Parabéns pela resenha, mas fiquei um pouco incomodado durante a leitura.
    Você focou muito em suas divagações sobre os temas que giram em torno do livro, mas não falou, de fato, sobre o enredo. Isso acabou me deixando mais curioso em relação ao livro (pois não vi muitas informações da obra).
    Sem querer desmerecer a sua escrita, Khrys, mas você devia ter feito um post separado sobre as suas divagações/crenças e a resenha. A mescla das duas ficou muito complicada.
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno.

      Quando escreve minhas resenhas são para mostrar o que senti ao ler o livro. Quais emoções captei.
      Quero que os leitores do blog se interessem em ler o livro para tirarem suas próprias conclusões.
      As sinopses servem exatamente para dar uma noção do que encontrará no enredo e as minhas resenhas são das impressões que poderá sentir ao ler o livro.
      Não falo muito sobre o enredo pois não quero que as minhas resenhas tenham spoilers (muitos leitores não gostam de saber o que acontece na estória e para não cometer o excesso de informações prefiro falar do que senti ao ler - já fiz isso uma vez e não gostei. Não me senti bem expor toda a estória).

      Muito obrigada por sua sinceridade ao expor seu ponto de vista. Espero que você continue lendo as resenhas e participando.

      Bjs =^.^=

      Excluir