Image Map

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

(Resenha) A linha ténue do passado - Mónica Cortesão Gonçalves


A Linha Ténue do Passado
Título: A linha ténue do passado

Autora: Mónica Cortesão Gonçalves

Coleção: Viagens na Ficção

Páginas: 373

Ano 2013

Gênero: Romance Histórico 


Literatura estrangeira/ Portugal


Sinopse: No Luxemburgo, Maria descobre uma mansão que pertencera aos seus ascendentes, de onde a sua avó havia fugido anos antes devido às calamidades que os habitantes sofreram durante toda a 2.ª Guerra Mundial. Descobre uma nova identidade, o seu verdadeiro lar, num sítio desconhecido onde se sente em casa. Encontra história, amigos, inimigos, amor, erotismo, filhos, e constrói um verdadeiro lar sob a ameaça mortal de dois alemães que se querem apoderar da sua herança, alegando fazerem parte dela.

Maria tem uma vida paralela enquanto dorme, através de visões de um passado doloroso, desenterra a história da sua família e o seu sofrimento durante a invasão alemã da 2.ª Grande Guerra, num país que até então não sabia ter agonizado tanto, descobrindo a verdadeira razão da fuga da sua avó para Portugal.

A obra funde o passado com o presente e a imaginação com fatos verídicos, onde todas as experiências levam Maria a descobrir o inimaginável.




*** 


Maria é de uma família de médiuns. Tem o dom de se comunicar com os mortos através dos sonhos. Assim quando sua querida avó falece passa a lhe mostrar no mundo dos sonhos sua história.

Ela larga sua antiga vida para trás e parte em busca de respostas sobre o passado da sua família. O único companheiro nesta jornada é seu fiel amigo o gato Alex.

Ao chegar em Luxemburgo conhece aquele que irá fazer parte da sua vida e de seus sonhos mais quentes, o Julien.

Conforme sua avó vai lhe descortinando o seu passado nos sonhos, na vida real ela passa a sofrer um verdadeiro pesadelo ao ser perseguida por 2 alemães que querem a todo custo lhe matar.

Estas revelações são feitas no decorrer de alguns anos. Não foi apenas um único sonho e tudo estava resolvido. Ela precisava primeiro estar preparada para aceitar no seu presente o passado da sua família para poder ter um futuro.

Além do dom de se comunicar com os mortos Maria também é sensitiva então é "avisada" quando algo de ruim está para acontecer com ela ou com algum conhecido.

Mas nem sempre estes avisos chegam a tempo ou lhe impedem de ter uma decepção com alguma pessoa que ela acreditava ser de confiança.

Gostei muito da Mónica colocar este erro de julgamento pois mostra que mesmo uma pessoa com a sensibilidade apurada pode se equivocar. Ninguém conhece o outro em 100% do seu caráter. Todos nós usamos máscaras no nosso dia-a-dia. É a lei de sobrevivência humana que fala mais alto.

E Maria acaba tendo que aprender esta lição de uma forma bem brutal. 

Através desta história narrada pela Mónica podemos ter uma noção mais realista do que aconteceu durante a 2ª Grande Guerra já que a Maria através dos seus sonhos teve que viver na própria pele as atrocidades vividas na época.

A história da Mónica expõe temas tidos como polêmicos: reencarnação, vidas passadas e comunicação com os mortos. Os mescla com fatos verídicos do passado e nos leva para o futuro pois vamos até o ano de 2036 sem fazer menção ao lado "futurista" do planeta.

O que podemos tirar de lição para a nossa própria vida desta história é que devemos prestar mais atenção aos nossos sonhos. Muitas vezes é através deles que recebemos as respostas para as dúvidas que estamos carregando na alma. 

A Maria fez com a ajuda da falecida avó Alice uma Terapia de Vidas Passadas. Esta terapia consiste em desatar os nós existentes no fio da vida de uma pessoa. Como ela era psicóloga acredito que ficou mais fácil lidar com este dom pois sua mente já estava mais evoluída e preparada para absorver as informações necessárias para cortar os laços que prendiam sua família no passado.

Nem todo mundo tem este dom desenvolvido como a Maria. Até por que a maioria das pessoas que o possuem não falam sobre ele por medo de serem taxadas de loucas ou bruxas (ainda hoje existem lugares que as bruxas são excomungadas pela população). Assim preferem obstruir a energia do dom e o reprimem. E quem o desenvolve abre um portal para um outro mundo (nem todos estão preparados para viver esta experiência).

Além de todos estes temas a história criada pela Mónica ainda inclui uma forte pitada de erotismo. Acredito que todos os aspectos da rotina diária (pelo menos para alguns é diária) devem ser incluídos numa trama deste que dentro do contexto. E é o que acontece aqui. 

Ver o desenvolver da história entre a Maria e o Julien no decorrer dos anos nos mostra que os relacionamentos humanos não se baseiam apenas nos contos de fadas com o famosos "E foram felizes para sempre".

Eles são felizes mas também existem os momentos tristes, os dolorosos, os angustiantes. Existem os outros relacionamentos com os parentes a serem estabelecidos e desenvolvidos também.

A linha ténue do passado serve para nos ensinar que os problemas do passado devem ser resolvidos no mais tardar no presente pois se isso não acontecer o nosso futuro fica comprometido.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Amei o livro!
    Que resenha brinlhante e envolvente. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir