Image Map

terça-feira, 22 de agosto de 2017

(Resenha) Enquanto Eles não Vêm - Robson Gundim

Título: Enquanto Eles não Vêm

Autor: Robson Gundim

Ano: 2016

Páginas: 313

Editora: Plataforma Amazon (versão Kindle)


Sinopse: Na primavera de 1978, um misterioso ataque assolou os habitantes de Paraíso Florestal, uma pequena cidade localizada em uma área remota da Bahia. Trinta e sete anos depois, um terrível incidente engole a pequena cidade, obrigando as autoridades a enviarem uma equipe de soldados para investigar o ocorrido.
Desde sua chegada à pacata cidade, David e Lívia deparam-se uma calma sepulcral; ninguém é encontrado nas ruas, nos becos ou nas casas. Na escolinha, os cadernos abertos datam o dia atual. No hotel, um barulho no andar superior denuncia a presença de alguém...
Tomados pela sensação de ameaça iminente, os soldados refugiam-se em uma antiga mansão, desconhecendo o verdadeiro horror que varreu a pequena Paraíso. Dentro daquelas paredes, oculto pelas trevas, o maior e mais escuro de todos os medos os espera.



*** 


Não tem como fazer uma resenha para um livro do Robson sem destacar seus dom artístico. Então eu fui atrás de um "diário" do autor e consegui obter algumas imagens que não estão incluídas neste primeiro volume. Vou inseri-las ao longo da resenha para mostrar que o talento deste rapaz está superando os próprios limites. 




***


David chega ao prédio do departamento da COPS para mais uma noite de trabalho. Mas algo incomum acontece: o seu capitão que não admite atrasos está atrasado para a reunião.

Este é o indício de que aquela noite seria totalmente atípica para ele e seus parceiros. A começar pela chegada de dois novos membros para a equipe.


Caleb

Lívia

Os irmãos Lívia e Caleb se juntam ao David, ao Taj e ao Deke em uma missão especial para a COPS. Eles são enviados para descobrir o que aconteceu com os outros dois membros da equipe que desapareceram ao irem numa missão à Paraíso Florestal.


David

Taj  

Deke


Ao chegarem são divididos pelo novo líder. David acaba ficando com a Lívia como parceira enquanto os outros três seguem até a cidade.

David e Lívia encontram o posto policial abandonado e são “visitados” por um ser digamos de outro mundo. Eles são atacados, mas suas vidas preservadas.

Após constatarem a falta de contato com os três companheiros vão até a cidade e se deparam com a mesma situação. Casas e prédios vazios. Os habitantes simplesmente sumiram assim como os seus parceiros.



Novamente são atacados por seres monstruosamente bizarros. Para fugirem acabam tendo que se refugiarem na Mansão da família Mombach. E percebem tarde demais que na verdade ultrapassaram o portal do inferno.

Eles precisam lutar pela sobrevivência contra seres inimagináveis. E enquanto estão nesta corrida insana pela vida vão recolhendo a cada cômodo descoberto na mansão a história daquela família.

Através de cartas, recortes de jornais, quadros, mapas e diários vão desvendando o segredo macabro que tornou os integrantes da família em milionários e os levou a servirem como hospedeiros do mal.

Eles são confrontados com os medos mais aterrorizantes em forma de criaturas e precisam também lutar contra os medos internos.

O que eles acreditavam ser real pode na verdade ser uma ilusão. Alguém em quem confiam pode estar prestes a lhes apunhalar.

Uma coisa é certa nenhum dos dois oficiais saiu daquela missão da mesma forma com que a começaram. Seus conceitos e suas crenças foram jogados dentro de uma esfera e chacoalhados violentamente os fazendo enxergar além das aparências, a mudarem suas percepções sobre o que é verdade e a entenderem um pouco melhor da mente humana.

No início da trama o leitor é puxado por um tentáculo e arremessado sem dó nem piada direto no meio da história. No decorrer da obra ele tenta correr, mas acaba voltando ao perceber que está totalmente influenciado e viciado no enredo.

O autor conseguiu criar uma obra de ficção que pode ser a nossa realidade. O que acontece na história é a comprovação de um fato que poucos admitem. Nós seres humanos somos capazes de nos tornamos os piores monstros caminhantes sobre a fase da Terra.

Alguns se julgam deuses e acreditam que possuem o direito de brincar com a vida de seus semelhantes. Ao se depararem com uma substância que tem toda a possibilidade de ser alienígena ficam ainda mais ambiciosos e cruéis.

Várias reflexões nos são impostas através desta história. O que faríamos ao aliens se eles aparecessem? Eles existem ou somos os únicos habitantes do universo? Será que Deus criou tantos planetas para habitar apenas a Terra?

Nos filmes dizem que seria uma invasão, mas a realidade é que se algum ser de outro mundo caísse nas nossas mãos estaria literalmente ferrado. Seria dissecado, analisado e exposto de todas as maneiras possíveis. E depois ainda dizem que eles é que são os monstros que devemos ter medo.

Cheguei ao final da leitura extasiada. Não consegui largar o livro até descobrir o que tinha sido reservado pelo autor para o casal de oficiais. E para minha ansiedade aumentar terei que aguardar a continuação da história para poder ter aceso as respostas das questões que me deixaram intrigada. Uma delas é: Por que o David tem a capacidade de ouvir os clamores dos seres da trevas?

Recomendo este livro para todos que estão querendo ultrapassar os próprios medos. A descobrir como os limites que circundam este sentimento devem ser superados para vermos com clareza o que nos aflige.

Somente quem enfrenta o espelho sem pestanejar e é forte o suficiente para admitir suas fraquezas pode sair vitoriosa da batalha travada contra o medo.

O talento do autor foi expelido como um dos tentáculos e nos aprisionou numa história de terror que demonstrou o quanto ele está preparado para se receber o título de  mestre na escrita. Não importa o gênero que escreva ele sempre irá nos presentear com uma trama envolvente e que nos remete a participar ativamente.

Nesta obra a adrenalina vibra em cada página assim como o pavor transborda em cada linha. Ficamos obcecados para desvendar os segredos e mistérios que fazem desta família seres tão humanamente bizarros e monstruosos.

E o final é surpreendente. A verdadeira face do mal está bem mais próxima do que o casal de protagonistas esperava. O grande vilão se esconde por trás de quem menos se imagina e uma nova aventura surge na linha do horizonte.

Esta não é uma história de terror trash. Esta é uma história de terror com conteúdo. Tem suspense e realidade misturada. Este livro é de ficção, mas pode ser que no futuro próximo venhamos a descobrir que o autor estava nos preparando para a nova existência da raça humana. Quem sabe já não esteja acontecendo aí na sua cidade bem ao lado da sua casa e você inocentemente nem desconfia...

Mais uma vez bato palmas para o Robson. E espero sinceramente que seu talento seja espalhado pelos quatro cantos, pois é de escritores como ele que precisamos para fazer os leitores entenderem que não precisamos ir buscar lá fora o que temos bem aqui ao nosso alcance. Um criador de histórias que vai além da escrita.

Agora é agarrar a ansiedade com ambas as mãos até que a continuação seja lançada. Espero que isso aconteça na próxima semana. kkkkkkkkkk


P.S.: Todas as imagens foram fornecidas pelo autor.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Para um mero escritor que passou noites em claro estudando e escrevendo esse livro, não existe melhor recompensa do que essa resenha. <3 Gratidão por ter lido, por compartilhar a sua opinião e pelo imenso apoio!

    ResponderExcluir