Image Map

quinta-feira, 11 de julho de 2013

(Resenha + Promoção) Encantadora de baleias --Witi Ihimaera

Título: Encantadora de baleias


Autor: Witi Ihimaera

Assunto: literatura neozelandesa

Formato: 14 x 21 cm     

Páginas: 176

Sinopse: A tribo Maori, que vive no leste da Nova Zelândia, acredita ser descendente de Paikea, o domador de baleia. Segundo a lenda, há milhares de anos a canoa de Paikea virou em cima de uma baleia e ele, cavalgando-a, liderou seu povo até um local para viver. A tradição da tribo Maori diz que o primeiro filho do chefe da tribo seria considerado descendente de Paikea e líder espiritual do povo. Porém quem assume o posto é Kahu, uma garota de apenas 11 anos. Apesar de ser corajosa e amada por todos, ela precisa ainda enfrentar a resistência de seu avô Koro, que insiste na manutenção da antiga tradição de que o chefe da tribo deve ser um homem.

Este livro foi adotado como leitura complementar no ensino de segundo grau em escolas americanas.



*** 



Nesta história temos como base a lenda maori de um cavaleiro de baleia. A partir deste mito foi criada uma cidade onde o homem era aquele que detinha todo o poder ficando para a mulher apenas os afazeres domésticos.

Para reverter esta “realidade” nasce Kahu com a difícil missão de mudar a mentalidade de seu avô Koro Apirana e lhe ensinar os verdadeiros valores da vida.

Ela precisa conviver com a rejeição do avô que deixa bem claro desde o seu nascimento que queria um neto e não uma neta (para ele uma menina não serve para nada). A cada encontro dos dois a rejeição do avô aumenta na mesma proporção que o amor da Kahu por ele se intensifica.

A história é narrada por Rawiri, tio da Kahu, que passa boa parte da trama sendo “moldado” pelos tapas da vó Flowers (é a parte mais divertida do livro).

O enredo principal é a ligação da Kahu com o avô, mas durante o decorrer da história temos outros conflitos e traumas a serem superados pelos outros personagens como o próprio Rawiri, que acredita que a vida fora de Wangara pode ser glamourosa e acaba descobrindo que não é a cidade que faz uma pessoa e sim a pessoa que faz de uma cidade o local ideal para se viver.

O livro já foi adaptado para o cinema, mas confesso que não tenho vontade de assistir pois não conseguirei assistir as cenas das baleias na praia. Neste momento da história vemos o quanto o ser humano pode ser monstruoso deixando as trevas sobrepujarem a luz.

Quando a Editora me indicou o livro para resenhar fiquei apreensiva, pois tive receio da história ser sobre a caça as baleias e para a minha alegria é exatamente o oposto. A história é para tentar fazer com que o ser humano se torne realmente Humano e passe a respeitar a Natureza e os Animais como eles devem ser respeitados. Tem a cena da praia que precisa ser descrita para que possamos entender até onde o ser “racional” é capaz de ir, mas que também mostrou que é nessa hora que conhecemos o verdadeiro caráter de uma pessoa.

Em resumo o livro é uma lição de vida para todos nós. Acredito que esta é a razão do filme ter emocionado tanta gente pelo mundo afora.

Ele mostra de uma maneira simples o conflito entre gerações. O valor do amor verdadeiro. A superação da discriminação. A luta pela igualdade.

Temos muitas lições a aprender com esta emocionante narrativa. Porém a principal é que quem cria o próprio Destino é a própria pessoa. Por mais que nos digam que não somos bons o bastante ou que não somos adequados a fazer algo, se for um chamado de nossa Alma devemos lutar por isso mesmo que o mundo seja contra.

A superação mais difícil não é a da rejeição de uma outra pessoa, mas a autorejeição. Se eu colocar na minha mente que não sirvo para nada realmente não servirei. Mas se meu pensamento for de que eu consigo fazer algo só desistirei se ao tentar não aprender a fazer. Nesta vida tudo depende de aprendizado e da vontade de aprender.

E as lições que a Kahu nos ensinou foi exatamente por ter recebido o não do seu avô Koro. Se ao contrário, ela tivesse recebido o amor dele deste o início não teria motivos para lutar. Muitas vezes o NÃO é um professor melhor que o SIM, pois as lições que ele nos traz são mais duras e nos mostram o quanto somos fortes.



Livro para Ser Livre

A Barany Editora, com o respaldo agora de 26 anos de experiência no mercado editorial, renasce a partir da ProLíbera Editora, num voo livre, de acordo com os valores que defende. Editora expressa, por intermédio das obras que publica, os valores que conduzem o ser humano à liberdade, que só é possível com o conhecimento de si mesmo, do mundo em que vive, de suas origens, e de seu objetivo de vida.



*** 


E para quem quiser conhecer e se emocionar com esta história irei sortear o livro com o qual fiz esta resenha (a Editora forneceu dois livros para resenha e deixou a meu cargo escolher um para sorteio após fazer a resenha).  A capa tem um detalhe que parece que está arranhada mas é apenas o detalhe ok? (Também fiquei intrigada até ver o mesmo detalhe na contracapa)


Quero que mais um leitor possa absorver as lições que a Kahu nos ensina ao ser uma Encantadora de Baleias. Quem aí se habilita a ser este aluno? Se inscreva pelo formulário abaixo:





Regras:
Seguir publicamente este blog.
Curtir a página da Editora no Facebook.
Deixar um comentário neste post dizendo o que achou da resenha (desta vez não valerá um apenas participando ok? Quero saber o que acharam da resenha).

O sorteio começa hoje e termina no dia 10/08;
O resultado sairá em até 3 dias após o término das inscrições.
O sorteado terá 48hs para responder ao meu e-mail com seus dados completos.
O prazo para o envio do livro é de 30 dias.
O blog não se responsabiliza por extravio por parte dos correios e não reenviará o prêmio caso este retorne por erro do sorteado ao enviar os dados.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

6 comentários:

  1. Ótima resenha, não vi o filme, agora fiquei super curiosa, adoro filmes que tem algo a nos transmitir, esse livro parece ser um a ótima pedida.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito, adoro animais, vou gostar de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Fiquei curiosa pra ler o livro, o enredo parece bem interessante. Acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece conter lições maravilhosas para a vida. Gostei de ler que muitas vezes o NÃO é melhor do que o SIM, que não receber tudo nos faz ter pelo que lutar, e gostei muito dessa frase: "A superação mais difícil não é a da rejeição de uma outra pessoa, mas a autorejeição." Estou muito curiosa com essa leitura, de início não me pareceu o tipo de livro que me prenderia a atenção, mas essa concepção foi mudando de acordo com a tua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse título, e o fato de falar sobre igualdade, parece ser legal...eu querooo

    ResponderExcluir