Image Map

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

(Resenha) A Ordem dos Lendários - O Livro da Revelações - Ricardo Mandu


A Ordem dos LendáriosTítulo: A Ordem dos Lendários: O Livro das Revelações

Autor: Ricardo L. Mandu
Editora: Dracaena
Gênero: Ficção, Infanto Juvenil
Páginas: 384
Ano: 2011

Sinopse: A Ordem dos Lendários: O Livro das Revelações é apenas a primeira parte de uma narrativa sobre os eventos que culminaram na 3ª Grande Guerra Mundial, período em que a humanidade chegou à beira da extinção.
“O Apocalipse”, como ficou conhecido entre os sobreviventes, começou muito antes do aquecimento global. Num passado muito distante, conhecido apenas pelos Originários e pela Ordem dos Lendários, existiram seres que não deixaram vestígios para serem descobertos, mas o legado deles continuará entre nós enquanto existir vida no planeta.
Muitos detalhes sobre a história da humanidade, até então desconhecidos vieram à tona, mas somente um grupo de crianças, escolhidas para um programa de conscientização na Escola de Desbravadores do Conhecimento tiveram a oportunidade de conhecer fatos nunca antes revelados.
Sob a orientação dos sobreviventes da guerra, tiveram contato com detalhes sobre a vida dos principais personagens que lutaram pela humanidade, enquanto lhes são revelados mistérios pessoais. Envolvidos em lições de filosofia e fatos históricos, descobriram como interpretar as decisões tomadas por Gabriel observando um jogo de xadrez e, principalmente, como através do autoconhecimento ele se tornou o Lendário Elemental.
Assim começa o primeiro livro, narrando a jornada do jovem Gabriel. Um rapaz simples, repleto de sonhos de vencer suas dificuldades pessoais e que se vê envolvido numa tarefa secular inacabada. Uma sequência de acontecimentos e descobertas o prepara para enfrentar o terrível Khaos, um inimigo que surgiu em seu caminho desde que o Universo ainda era apenas uma extensa camada fria e escura.
Por isso a Era Elemental reserva muitos segredos desde a origem do que conhecemos como tempo até os dias atuais. Entre os quais destacam-se dois enigmáticos personagens, Khaos e o Lendário Elemental.Em torno deles a vida se renovou inúmeras vezes e, para que dessa vez não acontecesse em definitivo, os membros da Ordem dos Lendários entraram em ação para evitar que o pior viesse a ocorrer.
Durante os séculos protegeram os portadores da essência do Lendário Elemental e, no momento em que os indicadores apontavam para o possível ressurgimento de Khaos, iniciaram o despertar do portador da esperança e único capaz de enfrentar a personificação do mal em condições de vencê-lo.
A Ordem dos Lendários: O Livro das Revelações convida seus leitores numa jornada pelo passado, conhecendo épocas desconhecidas e suas relações com o comportamento humano. Sugere para o leitor observar a vida de forma diferente, tornando a experiência de acompanhar Gabriel em suas descobertas num momento prazeroso e transformador. Por isso caro leitor, como dizia Confúcio em seus preciosos ensinamentos: “ESTUDE O PASSADO, SE QUISERES ADIVINHAR O FUTURO.



*** 



A sinopse já deixa uma noção do que encontraremos na leitura então irei falar das minhas impressões:

Quando peguei o livro nas mãos para começar a leitura senti uma energia tão forte que parecia que o livro estava vivo, como um coração pulsando. É a primeira vez que isso acontece e já me deixou ainda mais empolgada para ler.

Então me deparo com a página de agradecimentos e fiquei encantada. A melhor forma de conhecer uma pessoa é através dos olhos e um autor através de seus agradecimentos. Só posso então dizer que o Ricardo em poucas palavras conseguiu demonstrar a sua essência.

Vamos à história criada por ele:

As crianças irão participar do Programa Anual de Conscientização onde poderão conhecer em detalhes tudo o que aconteceu na vida do Lendário Elemental. E nós embarcamos com elas neste conhecimento.

Começamos na infância do Gabriel, passamos por sua adolescência até sua entrada no mundo dos adultos.

Tudo o que ele vivenciou para evoluir como homem mas principalmente como ser humano é narrado ora pela sua esposa Sophia, ora pelo seu amigo Domingos e ora por ele mesmo.

Cada etapa desta jornada rumo a seu aprimoramento físico, mental, espiritual e emocional nos é contada.

Seus medos, suas dores, suas alegrias, suas frustrações, suas conquistas, suas superações, enfim tudo o que culminou para lapidá-lo como o Lendário Elemental é revelado.

Cada mestre que passou por sua vida nos momentos em que ele precisava aprender e absorver uma lição também nos são apresentados. Todos tiveram mensagens importantes a lhe transmitir.

Paramos a história no momento de conhecer os Doze Lendários.
Se tivesse que descrever em apenas uma emoção como cheguei ao final da leitura seria extasiada. E dar uma única definição para o livro seria estupendo.

O Ricardo criou uma história tão envolvente que me deixou num limiar indo ao passado e visualizando o futuro.

É uma história de ficção onde fatos que ocorreram na História da humanidade são relatados mas com uma nova visão, principalmente aqueles que não foram explicados pela Ciência. E plausíveis de serem verdadeiros.

Os mestres – para mim professor é quem ensina e mestre é quem dá o exemplo – não deram lições apenas para o Gabriel. Eles oferecem ao leitor, que se dispõe a absorver essas lições, um verdadeiro manancial de sabedoria.

Em cada página somos brindados com um cálice desse conhecimento milenar que a humanidade deixou perdida no tempo.

O homem se considera um ser tão superior que se torna na verdade um ser inferior. Nós somos a única espécie animal que destrói o próprio habitat caçando por “esporte” e poluindo o ar que respira.

Nós esquecemos os valores que nos torna Humanos. O respeito pelo próximo e por todas as criaturas que Deus deixou ao nosso cuidado. Não praticamos a única coisa que nosso irmão Jesus nos pediu: Amar ao próximo como a ti mesmo.

E é esta a essência do Lendário Elemental: o amor incondicional. Quando ele entende esta lição passa a se conectar com os 4 elementos presentes em toda a Natureza, inclusive no corpo humano: terra, fogo, ar e água.

Se o ser humano não modificar seu jeito de ser e pensar agora irá realmente libertar no Planeta o Khaos. Vai destruir a fauna, a flora e matar a Terra aos poucos.

Acredito que esta figura do Khaos seria o Diabo mas não aquele representado pelo ser chifrudo, é um ainda pior, muito mais monstruoso. Seria o próprio homem que alimentou o mal dentro de si e se deixou dominar por ele.

Cada pensamento e cada ação que praticamos é um degrau que nos leva ou para a evolução como ser humano ou para a involução como besta humana. Somos responsáveis por cada ato que cometemos e devemos enfrentar as consequências de cada um deles.

Foi a evolução do Gabriel que pudemos ver e vivenciar neste primeiro livro da saga. Cada queda e cada levantar. 

E a melhor mestra que ele teve foi a dor. Só quem passa pela dor consegue realmente aprender o valor de uma lição. Isso vale para todos pois passar pela dor é inevitável mas a forma como resolvemos vivenciar o sofrimento é que demonstra o nosso grau de aprendizagem.

Podemos usá-la como catapulta para a subida rumo aos montes divinos ou como a âncora que nos manterá presos ao abismo infernal. A escolha é de cada um.

As mensagens são diretas. Estão escritas ali para quem estiver disposto a ler, absorver e transformar cada uma delas numa parte da armadura que terá usar na guerra mais importante que todo ser humano deve travar: a luta contra si mesmo. Somente aquele capaz de vencer a si mesmo pode ser considerado um vencedor.

Tem uma frase que diz: “Quando o discípulo está pronto o mestre aparece”. Bem consegui o meu mestre através deste livro. Ele irá me acompanhar na minha jornada rumo a minha evolução. Esta é a minha missão de vida – evoluir.

Na minha humilde opinião este livro do Ricardo deveria ser adotado nas escolas. Assim além das nossas crianças aprenderem sobre História (confesso que prestei mais atenção nos fatos descritos aqui do que na época que os estudei enquanto era aluna) irão aprender algo muito mais valioso: a se tornarem seres humanos melhores.

Não sei se consegui demonstrar aqui nesta resenha o quanto fiquei encantada com este livro. O Ricardo se mostrou um verdadeiro mago: ele transformou a ilusão da ficção numa realidade da vida.

E olhem que este é só o primeiro livro da saga. No final vamos ter nas mãos um Guia de Evolução para alcançarmos a essência do Lendário Elemental que reside dentro de cada ser humano.

Agora é aguardar pelos próximos cálices de sabedoria contidos nos outros livros da saga.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Não estou muito acostumada a ler esse tipo de livro. Mas, lendo sua resenha, fiquei bem interessada. A capa é linda!

    Adorei o blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua!

    Um abraço!

    ResponderExcluir