Image Map

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

(Resenha) Nildrien - O Pergaminho - Manoel Batista

Título: Nildrien - O Pergaminho 

Autor: Manoel Batista

Ano: 2015

Páginas: 588

Editora: Talentos da Literatura - Novo Século



Sinopse: Em um mundo de fantasia medieval, o despertar de uma poderosa energia em uma caverna milenar e remota faz com que os mais poderosos reinos de Nildrien se mobilizem para conseguir o artefato portador do poder: um antigo pergaminho criado pelo maior de todos os magos, contendo feitiços capazes de afetar o equilíbrio mundial. Sem poder enviar seus mais experientes e poderosos membros, resta às forças de reinos aliados formarem um grupo de jovens aventureiros para enviá-los ao maior desafio de suas vidas: uma aventura entre guerreiros, magos e monstros que dividem um cenário onde o fantástico e a magia se mostram mais presentes do que nunca. Uma jornada que mudará para sempre a vida desses jovens, repleta de drama, ação e humor.



***



Um tesouro é "acidentalmente" encontrado por um grupo de mineradores na Caverna Antiga, mas eles acabam pagando um preço muito alto por esta sorte e apenas um retorna para o reino de Nalim um dos mais importantes de Nildrean. Sua ganância o faz pagar o mesmo preço que seus amigos pagaram lá na caverna e por causa disso uma busca frenética pelo item mais valioso do tesouro é iniciada.

O reino de Asenhar, mais conhecido como reino das Trevas, envia 7 dos seus mais poderosos guerreiros, tendo como líderes os príncipes gêmeos Josh e Gareth, atrás do Pergaminho de Arkross.

Isso obriga o reino de Nalim a formar uma equipe para impedir que o grupo das Trevas consiga pôr as mãos no pergaminho. Assim 15 integrantes são recrutados para formar o grupo da Luz já que 4 membros são do reino de Skyllus. Somente 1 deles possui experiência de vida e de combate. Os demais são jovens promissores que estão em busca de elevação pessoal.

Além dos 2 grupos ainda temo 1 dupla composta por 1 guerreiro do fogo e 1 clérigo da noite.

A corrida tem início e os participantes vão percebendo com o passar dos dias que não será fácil chegar ao final e muito menos saber quem sairá vencedor.

Os grupos de Asenhar e de Nalim se enfrentam na Floresta das Sombras e têm uma noção do que cada um é capaz de fazer.

O grupo de Asenhar é composto pelos 2 príncipes meio-demônios feiticeiros, 2 guerreiros, 1 necromante, 1 clériga da Noite e 1 clériga da Traição.

Já o grupo de Nalim é composto por 1 meio-elfo, 1 meio-dragão, 1 guerreiro do gelo , 1 paladino da justiça meio-demônio, 1 maga, 1 clériga da Luz, 1 clériga da Paz, 1 guerreira, 1 guerreiro, 2 lutadores, 1 princesa, 1 maga da Luz, 1 clériga do Amor e 1 paladino da Luz.

Depois do primeiro confronto a corrida se torna mais alucinante pois o grupo de Nalim precisa diminuir a vantagem que o grupo de Asenhar tem ao estar de posse de um mapa.

Ao adentrarem a Caverna Antiga a aventura se transforma em algo muito mais mortal pois os dois grupos e a dupla além de estarem indo de encontro a uma batalha entre eles também precisam lutar contra os monstros que vivem no seu interior.

Com o perigo eminente os poderes de todos os participantes vão se aperfeiçoando os transformando em poderosos guerreiros mesmo as mais frágeis clérigas cujo principal poder é o de cura.

Depois desta breve explicação sobre a história vamos as minhas impressões:

O autor Manoel desenvolveu de forma primorosa esta trama. Sua forma de narrar é eletrizante. Ele puxa literalmente o leitor para dentro da história. Os conflitos que cada personagem vive são transmitidos repletos de emoção.

São 24 participantes ativos da corrida pelo pergaminho mais alguns "coadjuvantes" na história e o Manoel conseguiu a proeza de fazer com que cada um tivesse o seu momento importante.

Para descobrirem os nomes de todos os integrantes da corrida e saber quem é quem vocês terão que se aventurar na leitura ok?

O que mais chamou minha atenção foi que o Manoel mostrou que nem todos que vivem nas Trevas são completamente dominados pelo Mal assim como nem todos que vivem na Luz são totalmente do Bem.

Dentro de cada um de nós existe uma balança cujo equilíbrio é decidido pelos nossos atos e nossas escolhas.

E esta é a maior lição que os personagens aprendem. Mesmo os que estão do lado escuro acabam aprimorando seus poderes pois aprendem a se dominarem. A força mental sobrepõe a força bruta.

Cada personagem desta história tem uma lição a ser transmitida e alguns passam mais do que uma. Eles precisam superar seus próprios limites e vencerem a si mesmos ante de conseguirem vencer o inimigo externo.

Conforme vão ultrapassando as barreiras e retirando traumas que viraram obstáculos seus poderes são aperfeiçoados os elevando não apenas como guerreiros, mas como pessoas.

Os inúmeros combates foram verdadeiros espetáculos épicos. A ferocidade e a brutalidade nos remetem aos grandes clássicos da literatura, mas com o toque da atualidade.

E no meio de todo o odor de sangue e coisa pútrida eis que sinto um cheirinho de romance no ar. Não é algo certo de acontecer mas criou a expectativa para que aconteça. E se for verdade irá causar mais abalos nos reinos envolvidos do que as explosões de Luz ou Trevas que os magos e feiticeiros são capazes de lançar.

Não irei falar sobre cada um dos personagens ou acabaria tendo que escrever um livro mas tenho que citar 2 que me cativaram: o Histran é o tipo de pessoa que transforma o ambiente. Ele irradia luz, alegria, inocência, calor, otimismo, fé, carisma. Vê o lado bom tanto das pessoas quanto das situações. Aquela pessoa capaz de curar o outro apenas com a sua presença.

O outro personagem é o Karson mas para saber o motivo dele ter me conquistado somente lendo a história ok?

Não preciso dizer que me senti completamente em casa com esta história né? Elfos, dragões, magos, feiticeiros, monstros... Mas confesso que não teria tido a coragem de participar de uma aventura assim pois os personagens tiveram que passar muitos dias se embrenhando pelo labirinto da Caverna Antiga que os levava cada vez mais fundo no interior do planeta. Sou meio-claustrofóbica e não suportaria ficar debaixo da terra.

Um ponto que adorei na trama é que o Manoel não dividiu a história em 2 livros. Para uma pessoa ansiosa como eu foi um imenso presente. Esta aventura teve seu início e o seu fim contados em 586 páginas e deixou um gostinho de quero mais e uma imensa expectativa para uma nova aventura, não uma continuação. E que ao que tudo indica será titânica.

Fiquei realmente encantada com a forma do Manoel escrever. No início conhecemos a história dos integrantes do grupo de Nalim. Quando o grupo é formado passamos a conhecer suas personalidades e como reagem frente ao perigo. Um laço de amizade é atado entre eles. Uma amizade forjada nesta situação é mais forte do que o aço e capaz de unir numa verdadeira irmandade cada um dos envolvidos.

O tesouro real não estava escondido dentro da caverna, mas dentro de cada um dos integrantes do grupo da Luz. Quando eles o alcançaram em si mesmos puderam sentir a força dos seus poderes se expandir.

Teve um momento que desejei fazer com um dos personagens, o Hanns, uma pequena seção de tortura chinesa. Só posso dizer que houve um gato envolvido na cena. Entenderam né?

Esta leitura é super recomendada para os amantes da literatura fantástica. E mesmo quem não é fã deste gênero ficará completamente extasiado com a leitura. A adrenalina escorre por cada página. Tem ação do início ao fim. Combates épicos e mortais. Seres místicos convivendo com os humanos. E tudo temperado com um pouco de drama, humor e um cheirinho doce de romance. Enfim um enredo que vai prender o leitor e o levar para uma aventura inesquecível.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

4 comentários:

  1. Aaaaamoooo livros assim... sou até suspeita de falar sobre 😂😂😂😂 se tratando de mundo místico, é comigo mesmo. Preciso ler urgentemente...
    E essa capa é fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Se há uma leitura que gosto muito é a fantasia e estou aberta para qualquer leitura que envolva ela. Gostei da resenha e confesso que não conhecia o livro. Se tiver oportunidade, quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo muito fan de fantasia, foi difícil não ter interesse de leitura, principalmente porque a história tem uma premissa bacana, a trama tem uma construção envolvente. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse mistério. Já vou incluir a leitura na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gosto do gênero, mas não me cativou o enredo...uma pena!
    Passo a dica..
    Bjs

    ResponderExcluir