Image Map

sexta-feira, 11 de março de 2016

(Resenha) A Hora da Bruxa - Hermes M. Lourenço

Título: A Hora da Bruxa

Autor: Hermes M. Lourenço

Ano: 2015

Páginas: 200

Editora: Letramento



Sinopse: Miriam Anala é uma bruxa que, por se apaixonar, foi torturada e condenada à morte pela Santa Inquisição em outra vida. Após sua morte, ela foi sentenciada injustamente a viver na escuridão. Movida pela sede de vingança e como forma de corrigir o “erro de julgamento”, ela tem a chance de voltar em nosso presente e fazer justiça com as próprias mãos sobre seus inquisidores que vivem na cidade de Belo Horizonte. Usando seus poderes, uma perseguição irá começar, e o sangue derramado poderá trazer-lhe a verdadeira libertação e registrar sua história. Para impedi-la, um delegado e um maníaco irão persegui-la, movidos pelo mesmo instinto maléfico que a condenou no passado. Uma caçada sem limites está prestes a começar em meio à descoberta de uma nova paixão.


***



A sinopse já permite ao leitor ter uma breve noção do que acontece na história então passarei diretamente ao que senti ao lê-la.

Sabe aquele tipo de história que criamos uma enorme expectativa para ler e quando a lemos percebemos que não a alcançou? Pois foi exatamente o que aconteceu comigo com relação A hora da bruxa.

A primeira história que li do autor Hermes Marcondes foi marcada pela delicadeza e pela emotividade então eu esperava algo deste gênero. Ledo engano. Posso dizer que a primeira história foi narrada pelo Marcondes enquanto esta aqui foi pelo Hermes. Ele se encontrou e simplesmente se superou.

Minhas expectativas não foram alcançadas, foram esmagadoramente ultrapassadas. Cheguei ao final da leitura com um imenso UAU! gritando no peito. O Hermes conseguiu me deixar totalmente extasiada com sua trama.

Sou uma fã de histórias com bruxas. Este é o meu universo particular. Então quando li a sinopse fiquei mega curiosa para conhecer a Miriam Anala. E agora que a conheci me tornei sua admiradora.

No passado ela foi brutalmente corrompida no corpo e na alma. Viveu na pior época da História da humanidade. Sofreu nas mãos de um louco que se intitulava Deus e usava seu poder como cardeal para cometer os atos mais bárbaros, cruéis, desumanos e demoníacos que se possa imaginar.

Ao se libertar daquela torturante sobrevida Miriam foi condenada a viver na escuridão e seu espírito sofreu as mesmas amarguras que o seu corpo sofreu quando estava viva.

Então lhe deram uma chance de equilibrar a balança já que um erro havia sido cometido com o seu julgamento. E ela optou pela vingança. Que atire a primeira pedra aquele que ao ser ferido seja em que nível for, não tenha tido este desejo.

Como ela tinha o conhecimento místico da magia Wicca teve a permissão de usar seus dons e ela o fez. Utilizou todo o conhecimento adquirido naquela existência para libertar a sua alma de toda a dor e angústia vivenciadas durante tantos anos.
Muitos irão considerá-la tão bárbara, cruel, desumana e demoníaca quanto os seus algozes. Eu não.

Ter uma mulher ferida tanto no corpo quanto na alma como inimiga é extremamente perigoso. Ter uma bruxa nestas mesmas condições, é fatal.

As pessoas estão acostumadas a induzirem ao perdão. Quem tem esta capacidade latente é ótimo. Esquecer o que o outro lhe fez e seguir em frente é uma das maneiras mais eficazes de nos fazer ir de encontro com a nossa evolução.

Sou a favor disso. Porém no caso da Miriam não havia outra opção para ela. O que aqueles seres monstruosos lhe fizeram não poderia em hipótese nenhuma ser esquecido nem perdoado. Por mais que isso se torne um ciclo vicioso onde em uma encarnação o algoz vire vítima e na próxima a vítima vire algoz, temos que reconhecer o quanto a Miriam necessitava desta reparação.

Seus torturadores não se arrependeram dos atos cometidos naquela vida e nesta nova existência agiam da mesma maneira transformando as vidas dos seus semelhantes num inferno.

Não tive pena de ninguém que recebeu o castigo merecido por suas atitudes. Tiveram duas inocentes na história, mas o que se pode esperar de uma roda da vingança se não acabar que leve alguém que não merecia junto com quem estava predestinado a ser esmagado por ela.

As lições transmitidas com ela leitura são profundas e inúmeras. Somos totalmente responsáveis pelas nossas escolhas. Nosso destino é escrito em determinação dos nossos atos, das nossas atitudes. Conviver com as consequências é extremamente necessário.

Sou adepta de um conceito que a maioria das pessoas não aceita por questões de religião: Se bater na minha face eu virarei a outra, mas cuidado com a força que eu usarei, pois, a outra face que lhe darei será as costas da minha mão quando o tapa for direcionado ao seu rosto.

A Miriam só não me fez querer convidá-la para fazermos um passeio pois acabou fazendo mal a alguns animais e vocês sabem que mexeu com eles viro fera né?

A vingança é um prato extremamente perigoso pois pode acabar por envenenar quem o está ingerindo. O ódio que sentimos termina corroendo nossa alma. Só que existem sim casos onde ela é necessária. Como foi com esta história onde o ciclo das trevas precisava ser quebrado. O equilíbrio tinha que ser novamente estabelecido.

E a Miriam realizou esta tarefa de uma forma espetacularmente intensa. Suas demonstrações de conduta a colocaram num patamar que seria classificado como sádica. Porém o que eu vi foi uma mulher ferida que possuía dentro dela duas feras. Quem escolheu a fera errada para alimentar que viva ou morra com a consequência.

O Hermes colocou de forma brilhante a escala da evolução da humanidade que na verdade é uma involução apesar dos espiritualistas não concordarem com isso. Não tem como aceitar que o ser humano evoluiu e se tornou muito pior.

Então quem estiver a fim de uma história sobre a realidade humana com uma leve pitada de sobrenatural tem nesta leitura sua grande chance de se extasiar com o talento do Hermes.

E sim tem romance também afinal foi o amor que detonou toda esta trama.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário