Image Map

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

(Resenha) Antes tarde do que nunca - Gilberto Cabeggi


Sinopse: Muitas pessoas aceitam trabalhar em empregos que não têm sentido, vivem em relacionamentos sem amor, ou abandonam os seus talentos, porque pensam que já é tarde demais para começar de novo e viver a vida que merecem. Esquecem que viver plenamente significa transformar experiências em evolução. Que a busca constante do crescimento pessoal é o natural do ser humano que quer ser feliz.

Só que nessa jornada existem momentos em que tudo o que fazemos parece não dar certo. A vida parece não fazer sentido e não há motivação para viver e nem para prosseguir. Isso acontece porque não nos damos o direito à felicidade. E quando resolvemos buscá-la, temos de enfrentar os fantasmas de nossas crenças erradas: a culpa, que nos atormenta, o medo da rejeição, que nos paralisa e o receio da perda de nossa reputação, que nos desencoraja.
Ficamos com a nítida sensação de que já não há mais solução para a nossa vida, como se já fosse muito tarde para fazer algo, ou que o nosso tempo de ser feliz já passou.
Gilberto Cabeggi, neste livro, traz histórias inspiradoras e sugestões práticas que irão ajudá-lo a realizar seus projetos de vida e conquistar a felicidade, não importa em que ponto de sua vida você esteja agora. Antes tarde do que nunca!

***

Quando comecei a ler esse livro levei um susto: Foi como se alguém tivesse entrado na minha mente e posto no papel tudo aquilo que eu penso.

O Gilberto nos convida através de suas histórias a olharmos de frente para nossa vida.

Esse é um teste que não está no livro mas que gostaria que você realizasse: Vá para a frente de um espelho onde poderá se ver por inteiro. Analise cada aspecto do seu corpo terminando em seus olhos. Agora focalize bem os olhos e diga se está satisfeito com o que você está vendo refletido no espelho. Olhe com muito cuidado pois irás ver como sua Alma está nesse momento. E responda a essa pergunta: Você está contente com o que você é? Tanto na aparência quanto na pessoa?

Se a resposta for sim (sinceramente sim) meus parabéns por estar no caminho certo. Se a resposta for não então eu o convido a ler esse manual que irá lhe ajudar a ser verdadeiramente feliz.

Passamos tanto tempo de nossas vidas dando valor as pessoas erradas que simplesmente deixamos a felicidade escorrer por nossos dedos.

Temos o hábito de fazermos nossas escolhas pensando nos outros: O que as pessoas irão pensar de mim se eu fizer isso? Não posso decepcionar meus pais: Não consigo viver sozinho por isso vou ficando com quem aparece...

Inventamos um monte de desculpas para nossa covardia e nos acomodamos nessa situação. Posso falar assim pois até pouco tempo eu era desse mesmo jeito. Até o dia em que resolvi me tornar a única condutora da minha vida.

Já falei aqui no blog de quando resolvi ser Vegan e do por que de ter feito essa escolha. Não quero ficar sendo repetitiva mas sou um exemplo vivo do poder da mente.

E é sobre esse poder que o Gilberto fala no livro. Temos o poder de mudarmos nossa vida a partir do momento que decidimos mudar nosso pensamento.

Ao fazer o teste do espelho e verificarmos que não estamos satisfeitos com nosso reflexo temos a obrigação de mudar. Não adianta nos escondermos atrás de desculpas e medos para não enfrentarmos essa “guerra” pois dela depende nosso futuro e nossa felicidade.

Não devemos em hipótese alguma entregar as rédeas da direção de nosso Destino nas mãos de outra pessoa. Nem de nossos pais (ao escolherem a profissão que devemos seguir), nem de um namorado ou marido e nem de nossos filhos.

Somente você é responsável por suas escolhas. E não fazer uma escolha também é uma escolha pois você decidiu não fazer nada.

Através desse livro do Gilberto aprendemos que ou tomamos coragem para mudar o que não anda bem em nossas vidas agora ou iremos passar pela fase dos arrependimentos antes de morremos (Os cinco principais arrependimentosantes da morte).

Ele conseguiu mostrar de uma forma bem simples essa verdade universal que o Homem teima em não aceitar: Nós temos o direito e o dever de sermos felizes.

Se não estamos satisfeitos com as “gordurinhas” a mais então que façamos uma reeducação alimentar (para mim dieta não adianta de nada pois quando se “perde” alguns quilinhos volta aos velhos hábitos e engorda tudo de novo).

Se não estamos trabalhando no que realmente gostamos de fazer está na hora de procurarmos um novo emprego que faça com que nos sintamos bem em realizá-lo.

Se não estamos felizes ao lado do nosso atual namorado (a) está na hora de procurarmos alguém que realmente nos complete.

Quando Deus nos criou Ele o fez para que fossemos felizes. E só seremos verdadeiramente felizes quando aprendermos a nos amar em primeiro lugar. Quem se ama sabe correr atrás dos seus sonhos e transformá-los em realidade.

O que não podemos é passar nossa vida toda nos lamentando pelas escolhas erradas que fizemos. Se erramos, ótimo. Vamos aprender com o erro e seguirmos em frente.  Não devemos é ficar estagnados no lugar trabalhando no que não gostamos ou ficando com uma pessoa que não irá trazer nenhum crescimento para nossa vida. Pois além de estarmos prendendo a energia da nossa vida também estamos prendendo a energia das outras pessoas que estão convivendo conosco.

Sei o quanto é difícil mudar um hábito de uma vida mas também sei que não é impossível. Quando se quer de verdade conseguimos realizar todas as mudanças necessárias para sermos felizes.

E é essa a principal lição desse livro do Gilberto. Temos que ser felizes agora. Antes tarde do que nunca.

E devemos parar de sermos covardes e nos camuflarmos atrás de velhas desculpas. O momento da mudança é agora. Antes tarde do que nunca.








Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário