Image Map

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

(Resenha) O silêncio dos corações - Melissa de Aveiro



O Silêncio dos CoraçõesTítulo: O silêncio dos corações

Autora: Melissa de Aveiro

Editora: Chiado Editora

Coleção: Viagens Na Ficção

Páginas: 260

Gênero: Ficção

Ano: 2012


Literatura estrangeira/ Portugal




Sinopse: “Tornou-a mais independente, mais forte e autônoma. Ter decidido ir viver para longe da cidade foi a forma que arranjara de alargar os horizontes. Vivia há tão pouco tempo ali, mas sentia que vivia naquele lugar há mais tempo do que vivera em qualquer outra cidade…”
Após o seu casamento ter dramaticamente terminado, Nanda, com o seu filho Rogério de seis anos, decide mudar-se da grande cidade para uma pacata região no campo rodeada por pinhal. Aí começa uma nova etapa das suas vidas, numa casa cujos rumores dizem ser assombrada!
Mas “Nanda não acreditava em fantasmas e em superstições. Apenas naquelas pessoas que passavam vivamente na sua vida e deixavam o seu espectro na memória…”
Enfermeira licenciada, inicia trabalho no Lar de Idosos do Santo Evangelho onde residem grandes histórias de vida e onde cria laços.
Com vizinhos enigmáticos, idosos caricatos, um furão amistoso, uma casa que guarda segredos e um mistério por desvendar, esta é uma história que vai cativar o coração dos leitores.


*** 

Depois de sofrer uma grande desilusão com o marido Nanda pede o divórcio e se muda com seu filho Rogério para uma pequena cidade do interior.

A partir desta mudança de residência outros setores da sua vida também sofrem grandes mudanças.

Ela começa a trabalhar no Lar de Idosos do Santo Evangelho onde acaba conhecendo verdadeiros mestres para a sua vida. Pessoas que se tornam exemplos dignos de serem seguidos.

E também conhece seu vizinho Pedro, o arquiteto-paisagista da cidade. Eles começam com uma amizade que se revela ser um grande amor.

Assim como a Nanda carrega um trauma do passado, Pedro também tem o seu. São dois corações feridos em busca da cura.

E a Vida lhes deu esta oportunidade para se curarem ao promover a mudança da Nanda para a cidade.

Absolutamente nada acontece por acaso na nossa vida. E tudo tem o seu tempo certo para acontecer. Só não podemos deixar passar a chance quando ela bater bem na nossa porta.

Nanda precisava passar por todo o sofrimento com o ex-marido para chegar até o Pedro com a certeza de que o amor verdadeiro é uma conquista para aqueles que o valorizam.

Com a chegada da sua mãe Lena mais mudanças acontecem na vida da Nanda. Elas se reconciliam após um longo afastamento. A doença da mãe acaba as unindo e fazendo com que percebam a inutilidade das mágoas.

Cada personagem desta estória usa o silêncio do seu coração para levar a vida adiante tentando desta forma camuflar os traumas de seus passados mas chega um momento que o coração não aguenta mais se calar e grita bem alto pedindo por ajuda.

Temos a Nanda, o Pedro, a Lena, o Emílio, a Matilde. Cada um deles se torna um professor pois nos passa lições para a nossa alma. As superações que cada um faz na própria vida se torna um exemplo para o leitor e o faz repensar sobre o seu destino.

Ás vezes passamos tanto tempo presos ao passado que não percebemos o quanto a vida é curta. Ficamos remoendo as coisas ruins que nos aconteceram e não vemos os momentos felizes que tivemos. E pior, não abrimos espaço para que a felicidade possa entrar em nossos corações. È mais fácil se esconder através do silêncio pois assim criamos a ilusão que não iremos sofrer novamente.

Acredito que foi esta a mensagem que a Melissa quis passar para o leitor: esperança. Mesmo que no passado tenhamos sofrido algum trauma devemos superá-lo no presente para que o futuro seja composto de alegrias.

Não é fácil mas também não é impossível. A partir do momento que você decidir parar de sofrer e ser feliz as portas realmente irão se abrir para você. A Vida irá trazer até você aquela pessoa certa para te amar e para você amar.

Mas para que isto aconteça é essencial que você deixe o passado ir embora e queira ser feliz com todo o seu coração.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Olá khrys Anjos. Muito obrigada pela introespecção favorecida à minha obra! Fico lisonjeada pela escolha da leitura!

    Meus sinceros votos

    Com carinho

    Melissa de Aveiro

    ResponderExcluir
  2. Só para informar que já escrevi o meu segundo livro "Tempo de Voltar" se gostar da leitura:)

    Melissa

    ResponderExcluir