Image Map

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Desabafo sobre discussão

Oi Galera.


 

Está rolando uma discussão nas redes sociais sobre parceria entre blogueiros e autores nacionais. Resolvi escrever este post para dar minha opinião.


Alguns autores acham que não devem fornecer o livro gratuitamente para o blogueiro fazer a resenha alegando que não é rico e que seu trabalho assim não é valorizado.

Então eu pergunto: Você autor acha que nosso trabalho não significa nada?

Significado de Parceria:
Na sua definição mais geral, parceria é uma associação de entidades (duas ou mais) para desenvolverem ação conjunta com vista a atingirem um objetivo determinado.

Se vai ser firmada uma parceria entre o autor e o blogueiro ambas as partes devem “receber”. O blogueiro recebe o livro “gratuitamente” e o autor tem espaço no blog em questão com uma resenha do livro, entrevista quando o blogueiro desejar e divulgação de eventos.

Mas alguns autores acham que o trabalho do blogueiro é insignificante e não merece “pagamento”.

Se você acredita que seu trabalho deve ser valorizado também acredito que o trabalho do blogueiro deve ser valorizado.

Sei que a vida do autor não é fácil e que a maioria não tem condições de distribuir livros para todos os blogues.

Mas nem todo blogueiro é obrigado a ler em e-book só porque o autor oferece.

Eu mesma já recusei vários pois não tenho disponibilidade e principalmente saúde visual para isto. Para vocês terem uma ideia para ler um e-book costumo ficar de 6 a 8hs em frente ao computador. Não leio em outro dispositivo pois a tela é muito pequena. Com toda esta exposição a luz da tela do computador não a vista que aguente.

Se fosse ler todos os e-books que me ofereceram (apesar de ficar doida para conhecer estas estórias) terminaria ficando cega. Abri apenas 3 exceções neste período de 1 ano do blog pois a proposta dos livros me tocou na alma. Realmente gostaria muito de poder firmar parcerias só com o envio de e-books mas para mim é inviável.

Então as parcerias que eu firmo com os autores é sempre de envio de um exemplar para resenha.

Como estes autores disponibilizam o livro também não estou aceitando parceria onde tenha que pagar pelo livro mesmo que seja um valor mais baixo que na loja ou apenas o frete pois não seria justo com o autor que está me enviando o livro “gratuitamente”.

Muitos autores estão reclamando que enviam muitos livros e não têm retorno nem de resenhas.

Sinto muito em lhes dizer mas o único culpado por esta situação é você mesmo. Antes de firmar uma parceria com o blog procure se informar sobre o blogueiro. Entre em contato com seus parceiros e converse sobre como é o trabalho dele.

Se você concorda em ser parceiro de todos os blogueiros que te procuram ser ter um critério para esta parceria não pode reclamar depois.

Agora vir dizer que todos os blogueiros só desejam receber livros gratuitos e que os livros de autores estrangeiros compram sem reclamar chega a ser uma ofensa.

Minha prioridade aqui no blog é para os autores nacionais. Quem acompanha o blog sabe disto pois a maioria das resenhas são dos nossos autores. Alguns de parceria e outros não.

Tenho na minha fila de livros a serem lidos dos tais estrangeiros aproximadamente uns 50 livros. Eu poderia simplesmente ler apenas estes livros que teria resenhas para uns 6 meses de postagens.

Mas não é o que faço. Abri este espaço no blog para ajudar na divulgação do trabalho dos nossos talentos. Tenho tido a honra de firmar parceria com autores maravilhosos que além de me encantarem com suas estórias ainda se mostraram dignos de alcançar o sucesso junto aos leitores: a humildade.

Já recebi várias nãos ao entrar em contato com autores. Uns falam que meu blog não tem o perfil dos leitores do seu livro. Outros que preferem blogues com mais seguidores e comentaristas. E pior muitos nem se quer se dignificam a dar uma resposta, simplesmente ignoram o contato mostrando assim como tratam seus leitores.

Ninguém é obrigado a aceitar ser parceiro do meu blog. Toda vez que entro em contato com um autor peço que primeiro venha até o blog e conheça o meu trabalho. Leia minhas resenhas e veja como elas são. Se gostar do trabalho assim sim podemos firmar a parceria.

Trato todos da mesma forma. O blog vai estar sempre à disposição deles para ajuda-los no que for possível.

Esta generalização de que todo blogueiro é mercenário não é condizente com a verdade.

Peço a estes autores que antes de atacar o trabalho alheio se informe primeiro. Não vai lhe custar absolutamente nada fazer uma pesquisa assim como você faz antes de escrever sua estória.

Está insatisfeito com uma parceria resolva diretamente com a pessoa em questão e principalmente crie critérios para suas próximas parcerias.

Mas não deprecie o trabalho de blogueiros que levam este serviço a sério.

Parceria é uma via de mão dupla. Os dois lados devem ficar satisfeitos com os resultados e devem sim receber por isto. Afinal nem mesmo o relógio funciona de graça. Você precisa lhe dar corda (os antigos) ou lhe fornecer uma pilha ou uma bateria.

Não estou aqui para atacar apenas para deixar minha opinião sobre esta questão que chega a se tornar degradante.

Todo trabalho deve ser valorizado. O do autor que passou horas para escrever sua estória. Do blogueiro que lê o livro e o resenha.

O que muitos autores fazem é dizer que não podem enviar livros impressos para todos os blogues que lhe pedem parceria mas que na verdade se for um blog “elite” ele fornece sim o livro. Para os blogues “ralés” não quer fornecer. Cada um escolhe seu método de parceria.

Não vou mudar meu jeito de trabalhar só para agradar estes autores. Quer ser parceiro do meu blog já sabe as regras que sigo. Não estou atrás de números mas de qualidade de parceiros.

Aproveito para agradecer a cada um dos autores parceiros aqui do blog por valorizarem o meu trabalho e por terem me ensinados lições incríveis através das suas estórias.

Não tenho o costume de entrar nessas discussões mas dessa vez não poderia ficar calada pois está denegrindo o meu trabalho também.


Como aqui é um espaço democrático quem quiser se pronunciar a respeito fique à vontade. Só peço que use de bom senso e sem ofensas ok?  



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

15 comentários:

  1. Oi, Khrys!
    Nossa...nem estava sabendo sobre essa discussão q está rolando!
    Como autora, eu comecei fazendo parcerias e enviando um exemplar para cada blogueiro...no entanto, conforme fui ficando sem exemplares, deixei esse sistema e comecei a fazer book tours, de modo que cedia 1 exemplar a ser lido (e depois sorteado) para 6 blogueiros.
    Acho fantástico o trabalho de um blogueiro e acredito sim q a parceria deve ser benéfica para ambos.
    É isso rs...
    bjsss e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais.

      Obrigada por se manifestar.

      Você criou suas regras e é exatamente assim que deve fazer. Um acordo que agrada as duas partes.

      E foi uma das estórias mais especiais que já li.

      SUCESSO para você também!!

      Excluir
  2. Concordo que se o acordo é bom para as duas partes é isso que interessa. Acho também que o trabalho dos blogueiros, assm como de editores, autores, revisores, capistas, entre outros envolvidos para a valorização da literatura nacional, todos elos da mesma corrente, devem ser valorizados. Todos juntos faremos o público brasileiro ler mais e melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Khrys. Eu tb não tinha ideia que existia essas divergências entre alguns autores e blogs.Não deveria ser assim, pois, cada caso é um caso e generalizar o trabalho e desempenho das pessoas nunca foi e nunca será a melhor opção ( já que vc se torna injusto).Concordo com seu ponto em relação a tudo mas principalmente quando vc fala sobre parceria. Com certeza é uma troca e ambas partes tem que se beneficiar, então nada mais justo vc presentear a pessoa que se propôs a ler, resenhar e divulgar a obra e o autor. E todos nós temos o poder de decidir se queremos ou não aquele autor ou aquele blog como parceiros.Não existe lei que obrigue a formação de parcerias e se não deu certo por algum motivo fica a experiência para quando for realizar outras parcerias.Um super bjo e continue realizando esse trabalho maravilhoso que vc faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera.

      Esta é uma questão polêmica porque as pessoas costumam se calar.

      Penso exatamente como você. Quem decide fazer a parceria é o autor. Só não pode é denegrir a imagem do trabalho de todos por causa de um.

      Obrigada por expor sua opinião aqui.

      Excluir
  4. Disse tudo Marcelo. Somente com a união de todos podemos fazer com que o leitor dê valor aos nossos autores. Talento aqui é que não falta.

    Muito obrigada por deixar este comentário.

    ResponderExcluir
  5. Ei Khrys!
    Também não estava sabendo dessa discussão toda, mas vou dizer o que penso.
    Tenho tido ótimos resultados com a divulgação dos blogs então, se fiz parceria com algum que não cumpriu com sua parte, nem percebi, rsrsrsrs...
    Na verdade tenho feito algumas parcerias, na medida do possível e quando me solicitam, pois preciso muito do trabalho que eles fazem.
    Amei sua resenha, por exemplo, e meus amigos comentam que é uma das melhores até agora.
    Então acho que só tenho a agradecer.
    Valeu!
    Beijos no coração!
    Deyse R. Nicoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deyse.

      Que bom que você entendeu este meu desabafo. Não é certo querer menosprezar o trabalho dos outros.

      E fico muito feliz quando firmo parceria com autores como você.

      O blogueiro precisa do autor e o autor precisa do blogueiro. Necessidade mútua por isto precisa haver respeito.

      Muito obrigada por deixar sua opinião.

      Excluir
  6. Como autor iniciante, posso dizer que aprecio e valorizo o trabalho dos blogueiros. Acho importante, pois a literatura nacional ainda sofre muito preconceito e precisa de toda a ajuda possível para chegar às mãos dos leitores.
    Infelizmente, me arrependi de algumas parcerias que até hoje não deram retorno. Penso que alguns blogueiros (não todos) estão firmando mais parcerias do que são capazes de dar conta, o que é uma enorme falta de consideração com o autor que forneceu um livro gratuitamente e arcou com as despesas de envio.
    A gente aprende com a experiência a não confiar apenas em palavras e buscar referências sobre o trabalho das pessoas. Confiar em quem não leva o próprio trabalho a sério é um erro que não pretendo cometer novamente.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Khrys,

    Eu acho que resenhas sérias e bem-feitas dão, sim, trabalho. E que este deve ser valorizado, sem dúvida. Agora, como você mesma disse, cada blog e cada autor têm seus critérios para resenha. Conheço blogueiros que compram livros, outros que pedem exemplar ao autor e outros que recebem de editoras; autores que cedem livros e outros que não; e, infelizmente, gente mal-educada que não responde aos contatos (sendo autor) ou que, recebendo uma recusa, mesmo educada, se empenha em falar mal do autor ou se sente ofendida e desvalorizada por ele não ter enviado seu livro. Felizmente, nada disso aconteceu conosco, e fico muito feliz por ter feito essa parceria com você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.

      Os "bastidores" da blogosfera são piores que os da televisão. Tem blogueiro que fala mal de todos os parceiros em locais "privados". Tem autores que falam mal dos blogueiros em suas redes sociais. É realmente degradante.
      Mas tem blogueiro que leva este trabalho a sério e tem os autores que merecem o nosso respeito pois conversam com seus leitores e com os blogueiros com humildade.
      Costumo usar da minha intuição para procurar os parceiros para o blog. Primeiro a estória tem que me conquistar e depois de fazer uma pesquisa sobre o autor entro em contato com o autor.
      Até hoje minha intuição só falhou uma vez e exatamente por causa deste post. Paciência.

      Também fiquei muito feliz com a nossa parceria.

      Excluir
  8. Eu fiquei imensamente feliz com a parceria que fiz com o blog, com as palavras lindas da resenha que recebi. Tanto que exibo no meu recente site um trecho da resenha com o maior orgulho. Enviei o meu livro e enviarei os próximos com certeza. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington.

      Que bom que você entendeu meu desabafo.

      Quando me proponho a ler uma estória e fazer a resenha o faço visando mostrar a essência daquela estória. E quando isso acontece fica fácil passar para o texto as emoções que esta descoberta me acarretam.

      Muito obrigada por ter vindo aqui falar o que você pensa sobre este assunto.

      Excluir
  9. Oi Krys, tudo bem? Com certeza o trabalho dos blogueiros é fundamental. Agredeço a você e a todos os seus colegas que receberam o meu e-book e com o maior carinho e competência fizeram uma resenha. Não sabia da divergência mas acho que como os colegas já disseram a parceria é de extrema importância para ambos os lados. Caso tivesse livros físicos, teria colocado alguns exemplares para serem enviados aos blogs, acho que isso faz parte do processo de divulgação. Claro que se todos tivessem o mínino de respeito e atenção dos dois lados seria infinitamente melhor, mas infelizmente isso não vale para todo mundo. Depois das primeiras decepções - foram vários os mails que mandei aos blogs especializados e a grande maioria não se deu ao trabalho de me enviar uma resposta, nem mesmo negativa - simplesmente anoto em um caderno todos os blogueiros que me responderam e que aceitaram a parceria. Eles vão ser os primeiros a receber os meus próximos volumes seja em e-book ou em livro físico. A estrada é longa e quando caminhamos ao lado de amigos tudo fica mais simples. Obrigada por tudo e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você demonstrou uma grandeza de caráter com estas palavras. Aprendeu como proceder com os blogueiros sem usar das redes sociais para denegrir a classe. Merece todo o meu respeito por esta atitude.
      E é isto que peço a todos os autores, Faça um controle das suas parcerias. Pesquise o blogueiro antes de firmar a parceria. Pelo menos assim poderá ter a certeza que seu "filho" estará em boas mãos.

      Muito obrigada por deixar este comentário.

      Excluir