Image Map

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

(Resenha) O Vitral - Guardiões da última profecia - Fernando Valverde

Título: O Vitral - Guardiões da última profecia

Autor: Fernando Valverde

Edição: 1

Editora: Novo Século

Ano: 2014

Páginas: 376



Sinopse: Enquanto aguardava o concerto dentro da capela de um colégio, Addae Emussen observou que em um dos vitrais daquele lugar havia uma gravura nada condizente com a fé cristã. Atento a todos os detalhes, logo percebeu que o vitral não estava ali por acaso. Nele está embutido um singelo convite deixado por uma fraternidade milenar, que, infiltrada no Vaticano e também em diversas outras religiões espalhadas pelo mundo, atravessa os séculos com a missão de guardar o segredo que mudaria o rumo da humanidade. Para conhecer tal mistério, todos os envolvidos deveriam passar por uma transformação psíquica e espiritual, e Addae Emussen estava pronto para viver tal experiência. O enigma do vitral e o interesse que a fraternidade tem em chegar até o Addae é o ponto de partida deste romance, que envolverá você, leitor, e o fará trilhar um caminho mágico pelos mistérios da vida e da criação.



***



Addae passa em seu primeiro teste ao realmente observar um vitral que a maioria das pessoas nem se quer olha uma única vez.

Este foi o início da sua jornada rumo ao conhecimento tão almejado por sua alma.
Com os membros da fraternidade Addae aprende a retirar o véu com o qual a humanidade costuma olhar para a fé.

Através de uma viagem pelos momentos mais marcantes da História e tendo contato com alguns dos homens mais evoluídos que já passaram pelo planeta ele pode finalmente entender o desejo do seu espírito em ir atrás da verdade.

E ao final deste caminho pode encontrar sua companheira para a vida, para a fé e para o amor.

A primeira questão a ser feita é: o que significa fé?

Quando entendemos o seu significado devemos passar para a próxima questão: estou vivenciando a fé ou seguindo os passos das demais pessoas?

Foi exatamente isso que o Addae aprendeu. Ele teve que deixar para trás o que haviam lhe incutido como sendo a fé verdadeira e se encontrou com a fé ensinada por nosso irmão Jesus.

Qual a diferença: a fé que estamos acostumados a “praticar” é aquela que nos condiciona ao pecado e ao medo. Somos ensinados desde criança a temer a Deus pois Ele pode ser muito vingativo com aqueles que não seguem as regras.

A fé com a qual Jesus nos presenteou com a sua vida é aquela que nos liberta a alma e nos aproxima de Deus. Esta fé não pode ser imposta e nem ser obrigada. Deve vir de um desejo do coração.

Cada religião existente no mundo atrai para si o “verdadeiro” Deus. Somente quem é daquela determinada crença terá salvação. Eles criam um Deus conforme o seu próprio interesse e levam os fiéis a se comportarem como cordeirinhos.

Isto acontece em todas as religiões. Sem exceção. Pode ser um padre, um pastor, um budista, um espírita ou qualquer outra denominação que recebam, agem da mesma maneira.

Eles conduzem seu rebanho com punhos de ferro e os fazem agir a partir do medo.

Quem já leu a Bíblia sabe que em todas as histórias Deus é narrado como um pai autoritário e cruel. Se não fizer o que ele quer pragas serão lançadas sobre o povo os levando à morte.

Eu confesso que não li toda a Bíblia exatamente por não concordar que Deus seja assim. Para mim Deus é a personificação do Amor Incondicional. Ele nos deu a vida e torce pela nossa felicidade.

Foi por isso que Jesus veio até nós. Para nos mostrar o caminho e para nos fazer enxergar além do véu que os “religiosos” colocaram em nossos olhos.

A fé deve ser livre. O indivíduo tem que receber um direcionamento daquele que está à frente da instituição mas jamais deve ser tratado como um ser sem cérebro.

A busca pela espiritualidade é individual. Cada pessoa irá encontrar o seu “lar” numa religião quando aprender a se questionar sobre o que é realmente verdade.

Isso não quer dizer que devemos todos virar ateus (quem estiver feliz com esta condição que continue). Isso quer dizer que devemos parar de colocar a nossa fé nas mãos dos homens.

Nossa fé deve ser direcionada a Deus. Sempre.

Um religioso que prega o extermínio de animais, crianças, idosos, negros, entre tantos outros, está realmente vivendo com Deus em seu coração?

Quando ele ordena que os fiéis seguidores virem as costas para quem sofre está praticando o amor?

Este é um tema profundo pois mexe com o lado sensível do ser humano. E também polêmico pois as pessoas não estão acostumadas a terem a sua crença questionada.

Addae já tinha o anseio de mudar pois sentia esta necessidade vinda de sua alma. 

Os dogmas e paradigmas ensinados nas religiões criadas pelo homem satisfazem apenas uma minoria.

E isso é o que deveria ser abolido. Deus é um só e propaga o amor entre os irmãos (nós todos, já que somos seus filhos – eu pelo menos o considero um pai amoroso). Então por que tanto derramamento de sangue em seu nome? Se Ele nos ensinou que matar é errado por que fazer “sacrifício” de animais ou humanos?

Esta história narrada pelo Fernando, de uma forma encantadoramente coerente, faz o leitor parar e se questionar se está vivenciando mesmo a fé ou se deixando guiar cegamente por um “religioso” que se acha um deus.

Não importa qual religião você pratica. O que importa é se pratica a fé. E se esta prática vai de encontro com o que o seu coração crê.

Quando me perguntam qual a minha religião eu respondo: simplesmente Deus. Não me prendo a uma religião que corta as asas de seus fiéis os impedindo de voar atrás da verdade. Peguei cada parte que meu espírito aceitou como verdade dos ensinamentos de algumas religiões e as uni. Isto me tornou espiritualista. Posso assistir uma missa, uma pregação ou uma sessão espírita (só não frequento locais onde há sacrifício de animais) que minha consciência estará tranquila. Não estarei cometendo nenhum “pecado”.

Fico muito triste ao ouvir uma pessoa dizer que “não pode” ir a um lugar pois sua religião não permite, que tem que ir à missa (como se estive sendo obrigada a ir), que frequenta determinada religião pois tem medo do castigo que receberá se não for. Essas pessoas estão apenas se enganando ao acharem que estão praticando a fé desta forma.

Nada na nossa vida de ser feito por obrigação ou por medo. Nossa fé deve ser baseada no amor. A minha com certeza é.

Fiquei feliz ao ler esta história pois demonstrou uma coragem muito forte do Fernando ao tocar neste tema que muitos consideram um tabu.

E amei a aparição de São Francisco...

Agora é aguardar o próximo livro para saber como o casal irá mostrar este universo religioso ao novo integrante da família. E que venha a profecia.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

17 comentários:

  1. Khys!
    Acredita que fiz comentário parecido ontem em outro blog?
    Me considero uma espiritualista, procuro aprender o que há de melhor em cada e trago para meu dia a dia, na verdade o principal é o amor que temos no coração e a solidariedade...
    Fiquei bem interessada na leitura desse livro.
    Domingo repleto de amor e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada com seus comentários na resenha. Não esperava que a história se tratasse deste assunto. Histórias que envolvem a religião sempre são intensas e cheias de imposições. Vou tentar ler este também. Fiquei curiosa a respeito deste personagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. São uns assuntos bem polêmicos de se tratar fé e religião, e sempre que encontro um livro tratando de algo polemico já decido logo que quero ler, e esses que é nesse assunto especifico fico mais curiosa ainda, essa curiosidade surgio lendo os livros o Dan Brown, e esse me parece ser mais intenso ainda espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema abordado no livro, o respeito as mais diversas religiões e conhecer cada uma delas me interessa bastante. Vou adicionar na minha lista imensa, quem sabe surge oportunidade...

    ResponderExcluir
  5. Que incrivel...
    Ótimo um livro tratar de religiosidade. Por mais livros assim e por mais pessoas que leiam sobre. A fé é uma coisa tão linda 😍😍 resenha ótima. Vou adicionar este livro aos q preciso ler.

    ResponderExcluir
  6. Começo dizendo o que para é fé: é polir a vida e substituir a avareza pelo espírito de doação em todos os aspectos de nossa vida.É substituir a ira pelo amor ao ser humano. É substituir a estupidez pelo conhecimento de si e do próximo.
    Após isso, devo dizer que gostaria de ler esse livro e verificar o ponto de vista do escritor através do seu personagem.Sua resenha está bem feita e desperta nossa curiosidade para com o enredo.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Sua resenha está fantástica, você conseguiu se expressar muito bem a respeito do tema.
    Esse assunto é muito polêmico e difícil de aceitar. Concordo plenamente com suas palavras! Não conhecia o livro mas já adicionei a minha lista de desejados.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. A resenha me surpreendeu pensei que era outro tipo de livro. É bem interessante esse livro. Precisamos ter mais fé, cada vez mais parece que ela esta se extinguindo, mas fé em Deus e em nos mesmos, precisamos de mais amor também. Percebi isso também de cada religião criar seu Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Conhecia apenas por nome o livro, adorei conhecer, o enredo parece bem bacana, o gênero ajudou bastante, pois estou mais acostumada á ler...
    Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Sempre escutei falar desse livro, mas nunca tive coragem de ler... Simplesmente amei a resenha, não vejo a hora de poder ler.
    Acho o tema bastante tocante, e muito útil nos dias atuais, parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do enredo da história, parece ser envolvente...principalmente por que ela trás um mistério que nos prende do começo ao fim.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. E a primeira vez que vejo falar sobre esse livro, e por isso quando li sua resenha superei minhas expectativas, principalmente porque a premissa da obra e muito bacana. Falar sobre fé e muito difícil, principalmente por causa das religiões que aborda isso de maneira diferente, e isso e o que despertou interesse, fiquei curiosa para saber mais sobre esse livro, e qual será o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, fiquei impressionada ao ler a resenha, se eu não ganhar o livro no sorteio, com certeza vou comprar, parece ser muito interessante. Religião vista com outros olhos é um tema que me atrai muito, assim como segredos da igreja, o fato de ter uma mensagem escondida em um vitral fez esse livro virar prioridade na minha vida. Meus parabéns ao escritor pela coragem e criatividade, mal posso esperar pra ler!!

    ResponderExcluir
  14. Não li, mai me parece ser um livro interessante.

    ResponderExcluir
  15. bem interessante a resenha,amei e vou colocar esse livro na minha lista de compras

    ResponderExcluir
  16. Nossaa!! Pelo que ouvi de certas resenhas e criticas me fez querer coloca-lo na minha lista de desejados, e é o que irei fazerrr!!!

    ResponderExcluir
  17. Amei seu posicionamento com relação ao tema, sou cristã e sei como a grande maioria não aceita questionamentos. Fiquei extremamente curiosa para ler o livro e levando em conta suas palavras, tenho certeza que irei amá-lo!

    ResponderExcluir