Image Map

domingo, 1 de fevereiro de 2015

(Resenha) Um ano bom - Ana Faria


Título: Um ano bom

Autora: Ana Faria

Editora: Ases da Literatura

Ano: 2014 

Páginas: 231




Sinopse: Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.





*** 





Christopher está em seu último ano na escola. Ele é o garoto mais popular e desejado do colégio. Sua rotina consistia em passar os dias com sua turminha, e entre eles está seu melhor amigo Tiago, até o dia em que Clara surge para fazer seu mundo dar uma volta de 360º.

Clara tenta a todo custo passar despercebida por causa do problema que teve na antiga escola mas parece que tatuaram em sua testa: Por favor me humilhem até eu explodir.

Logo no primeiro dia ganha uma adversária que é a ex do Chris (coincidências não existem) e seus dias na nova escola se transformam numa tortura.

Mas como o Destino é que sabe o que é o melhor para nós o que no começo foi tido como rejeição se mostra como sendo um sentimento que os une em espírito.

Acabaram se aproximando e vendo que tinham muitas coisas em comum. Então não puderam mais brigar contra o que sentiam e se renderam ao amor que os fez ver o mundo de uma outra forma.

Nesta história temos o enredo que muitos autores usam: dois adolescentes que se apaixonam. Mas aqui temos um grande diferencial: a sensibilidade da autora Ana Faria.

Ela conseguiu transformar o encontro que poderia passar despercebido para muitos numa linda história de amor incondicional.

Poder presenciar a evolução e a aceitação dos sentimentos pelos protagonistas é encantador. Chris foi o primeiro a se render e teve um pouco de trabalho para fazer com que a Clara enxergasse o relacionamento deles como algo bom na sua vida.

Ela tinha traumas do passado (os mais difíceis de transpor já que têm os pais como exemplos) e precisou primeiro confiar no amor do Chris para aprender a perdoar. Somente assim conseguiu deixar o passado para trás e se permitir ser verdadeiramente feliz.

Um dos pontos bacanas foi mostrar a gravidez na adolescência. Este tema precisa sim ser muito discutido pois mesmo com todas as informações que os jovens recebem continuam deixando este fato acontecer. E cada vez são mais jovens praticamente crianças gerando crianças.

E gostei por mostrar que a amizade é o amor de irmão escolhido pelo coração. Foi muito comovente o momento que o Chris ficou ao lado do seu amigo para dar a notícia ao pai dele.

Para Clara a mudança de escola foi um acontecimento ruim mas que acabou lhe proporcionando Um Ano Bom.

Ás vezes a Vida resolve guiar os nossos passos para que possamos chegar a estrada certa que nos levará a nossa felicidade. Por mais que achemos que tudo está difícil, que só nos acontece coisas ruins algo bom aparece no meio do caos e nos faz olhar o mundo diferente. Passamos a sorrir com o olhar, o sorriso mais profundo de nossa alma que fica visível a qualquer pessoa que nos olhe.

Foi o que aconteceu com a Clara que estava tão acostumada a não ser amada (pelo menos ela achava que não era) que criou uma barreira bem forte para o Chris derrubar.

É a natureza humana falando mais alto que a razão. Quando achamos que algo ou alguém irá nos machucar nos retraímos e na maioria das vezes fugimos.

Somente quem enfrenta seus medos consegue limpar seu coração de toda esta energia ruim e a transforma em energia boa. Ela se expande, domina o coração e se espalha por toda a nossa volta.

O amor é capaz de trazer a cura para uma alma amargurada mas só pode operar a partir do momento que a pessoa aceita esta cura.

Eu fiquei encantada com esta história que mostra para o leitor que um ano pode ser bom ou ruim dependendo da maneira que ele escolhe viver.

Nem sempre o que acreditamos ser uma situação ruim irá trazer a infelicidade para a nossa vida assim como muitas situações que aparentemente são boas nos fazem cair num abismo.

Assumir quem somos é a melhor maneira para ser feliz. Nos aceitar e aceitar o amor que o outro sente nos ajuda a cauterizar as feridas. Este é o primeiro passo para a mudança.

Este casal tem pouca idade mas muita coisa a nos ensinar.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

5 comentários:

  1. Já quero saber o que aconteceu com a Clara para ela não acreditar que podia ser amada. Chris parece ser um cara legal principalmente pelo fato dele querer algo tão serio com a Clara. Pelo menos foi isso que a resenha deixou a entender. Qual o nome da ex-namorada do Chris? Já vi que ela é para se odiar! Esse livro parece mostrar algo do dia-a-dia de algumas pessoas. E se a autora é sensível então pode esperar muita emoção!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer a história. Tem um tema bem atual e muito bom. Vou ver se consigo ler também. Você conseguiu despertar minha curiosidade a respeito do personagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha parece ser um livro fácil de se ler e que nos deixa querendo mais. Fiquei muito interessada na leitura dele. Passar a adolescência não é fácil pra alguns jovens e adorei a construção da personagem principal, Clara.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu li esse livro e é lindo!!
    Gostei da escrita da "Ana Faria", ela acertou em cheio um livro mito bom ,e assim que li presenteei minha afilhada de 15 anos com um exemplar, é um livro juvenil mais é ótimo pra quem já passou dessa fase também passa um mensagem bacana curti muito, e deixou um gostinho de quero mais, gostaria muito de uma versão com eles mais velhos rsrs .
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. livro atual, trata de assuntos que refletem a realidade....
    Já quero saber o que aconteceu com a Clara, só pode ser algo sério, pois o CHRIS é um fofo...
    Além, de serem jovens eles encaram tudo com maturidade.... já vi que tem um vaca, a ex do Chris com certeza não vou gostar dela... enfim. valeu pela resenha e deixou aquela cariosidade

    ResponderExcluir