Image Map

sábado, 7 de março de 2015

(Resenha) Ecos do Passado - Sérgio Chimatti

Título: Ecos do Passado

Autor: Sérgio Chimatti

Ano: 2014 

Páginas: 407

Editora: Vida & Consciência



Sinopse: Sandro acreditava ser um homem realizado. Era bem-sucedido, tinha um bom casamento, adorava auxiliar o próximo, demonstrando ao mundo um caráter longe de ser contestado. No entanto, um acidente muda o rumo dos acontecimentos e sua vida é exposta de maneira nua e crua. Ele não é o que aparentava ser. Nem sua esposa, tampouco o seu filho. O passado surge com força, mostrando situações que precisam ser repensadas. Será que ele terá forças para enterrar de vez o passado e encontrar a verdadeira felicidade?



***

Sandro e Liliane são o típico casal visual. Quem olha apenas a superfície vê duas pessoas vivendo um casamento perfeito.

Mas ao prestar realmente atenção nos dois conseguimos ir além da aparência e chegamos até suas verdadeiras personalidades.

Sandro se apaixonou pela Liliane quando eram jovens e decidiu se casar para apresenta-la como uma modelo de esposa perfeita afinal era muito bonita. E (provavelmente desde o primeiro encontro) a traia com qualquer uma que passasse diante de seus olhos.

Liliane se apaixonou pelo que acreditava ser o homem ideal e pela ideia de viver um casamento ideal.

Mas as coisas mudam drasticamente quando Sandro reencontra o seu verdadeiro amor. Ele passa a se questionar sobre a vida (mas não deixa de ser mulherengo) e sobre o passado.

Liliane comete uma loucura ao se dar conta que está casada com um homem que não a respeita e se vinga (foi a primeira vez que concordei com uma vingança). E acaba acertando em cheio o ego do Sandro pois se envolve com um conhecido dele.

Aqui vemos a grande diferença entre um homem e uma mulher: ele a trai com várias amantes e acha super natural. Ela o traiu uma única vez e quase teve um colapso nervoso por causa do remorso.

Mas como absolutamente nada nesta vida acontece por acaso o casal recebe ajuda do astral para entender o motivo que os levou a ficarem juntos.

Através de sonhos e projeções astrais eles puderam vivenciar um pouco do passado. Não o desta vida mas o mais distante. Outro tempo, outra era, outra vida, outra encarnação.

Eles conseguiram ver onde estava o laço que os prendia a este passado e finalmente o soltar liberando assim o futuro desta encarnação e das próximas.

E isto aconteceu com outros personagens também pois todos estavam interligados ao mesmo passado. Várias situações precisavam ser resolvidas. Feridas tinham que ser cauterizadas na alma para que pudessem seguir em frente.

Algumas situações podem estar acontecendo neste momento com você mas por não dar importância ao fato ou por não querer saber a causa das situações que costuma viver simplesmente continua no ciclo vicioso e vai repetindo o mesmo erro em todas as encarnações.

Acredito que esta é a principal mensagem desta história. Olharmos para dentro de nós mesmos e enxergar além. Se estou vivendo um relacionamento vazio ou baseado apenas no lado físico e está me fazendo mal tenho que parar e refletir sobre isso. Não adiante empurrar para o futuro. A não ser que queira ser infeliz eternamente.

O passado deve ficar no passado mas nós temos que estar no presente. O que aconteceu num determinado período da nossa existência (seja nesta ou na outra) cria um nó na nossa linha da vida. E se não o desfizermos a energia não irá fluir livremente.

Sempre haverá aquela sensação de repetição de um erro. Vamos estar nos questionando a todo o momento o motivo de conviver com uma pessoa que não nos ama e que não amamos.

Para algumas pessoas isto é coisa de louco. Não aceitam o que não acreditam. Elas perdem a oportunidade de libertar sua alma de um passado de sofrimento e fecham as portas de um futuro feliz.

Sandro e Liliane tiveram esta chance e a aproveitaram. Assim os 2 tiveram como recompensa viver ao lado de quem realmente os amava e quem eles amavam.

Cada personagem secundário teve uma participação importante nesta jornada. Afinal foram muitos ressentimentos vividos, muitas dores sofridas e muita mágoa a corroer seus espíritos.

Todos tiveram que passar por um portal de purificação onde cada sentimento negativo foi transmutado em positivo e os permitiu seguir rumo a Luz.

Perdemos tanto tempo de nossas vidas alimentando o ódio, a mágoa, a inveja, o ressentimento e não percebemos que o mais atingido nesta história somos nós mesmos. Todos estes sentimentos ruins nos corroem por dentro e muitas vezes nos levam a doenças incuráveis.

Sei o quanto é difícil perdoar mas temos que pelo menos tentar. (confesso que eu não aceito traição de forma nenhuma. Nem de casal nem de amigo. Se eu perder a confiança numa pessoa ela simplesmente não receberá mais nenhum sentimento da minha parte. Não sentirei ódio, raiva ou mágoa. Apenas indiferença. Sou assim. Provavelmente fui muito traída numa outra encarnação ou eu é que traia descaradamente as pessoas. E sou capaz de ter o mesmo desprendimento que a Liliane demonstrou com a nova esposa do Sandro. Também iria desejar que o outro fosse feliz). 

Cortar os laços com o passado já será uma grande ajuda. Deixar a energia fluir livremente pela linha da vida. Sem amarras.

É um acontecimento doloroso pois tudo o que acreditamos ser o caminho certo acaba se revelando o errado.

O passado já foi vivido e deve fazer parte apenas das nossas memórias. Aprendamos com os erros e o deixemos lá.

Se acha que tem algo a resolver com uma pessoa, faça. Peça perdão ou perdoe. Deixe o outro livre também.


Talvez o seu grande amor esteja apenas esperando este momento acontecer para finalmente entrar na sua vida e lhe fazer verdadeiramente feliz.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

3 comentários:

  1. Deu até vontade de ler o livro de novo...

    ResponderExcluir
  2. Khrys!
    Na verdade não concordo com vingança de nenhuma forma, por mais que outra pessoa mereça.
    O bom do livro é ver e aprender porque nascemos em determinado núcleo familiar e como podemos fazer para melhorar...
    Bom final de semana!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Essa história tem muitas lições a nos ensinar,pois fala de coisas bem atuais, traições e homens senvergonha sempre existiu,sobre a vingança n acho q ela fez certo,mas cda um cda um né.
    Parabéns pela resenha e pelo blog

    ResponderExcluir