Image Map

sábado, 16 de janeiro de 2016

(Entrevista) Autor Claudio Almeida

 Oi Galerinha.


Hoje temos uma entrevista especial com o autor Claudio Almeida. Vamos conhecer um pouco mais da sua essência:

 
1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, se é casado, se tem filhos – humanos e/ou animal – e como as pessoas o veem.

Olá a todos! :D Eu me chamo Cláudio, tenho 39 anos, sou solteiro e ainda não tenho filhos, mas já tive filhotes animais. J Ah, como as pessoas me veem? Um comentário muito frequente é que sou muito animado e ativo. E eu sou mesmo. A animação, a alegria e a vontade são sensações que eu busco constantemente. É claro que algumas vezes isso é algo desafiador por causa das situações difíceis que surgem. Eu acredito que devemos sempre buscar o melhor em nós e nos outros.

Também acredito nisso. É a melhor maneira de viver. Melhorando a si mesmo a cada dia e procurando ver o lado bom das pessoas.



2- Descreva o seu livro Gaian:

Gaian – o Reinício é uma fantasia épica que se passa em Gaian, um mundo localizado em outro ponto do nosso próprio universo, e relata o início da terceira grande guerra está se iniciando. Eu procurei, ao criar o livro, fazer uma história diferente do que é usualmente encontrado nos livros de fantasia e, em Gaian – o Reinício, você, leitora ou leitor, irá encontrar, além de um mundo com ambientação medieval, batalhas épicas, magias e criaturas míticas, uma história com vários assuntos que eu acho extremamente interessantes – mitologia, filosofia e ficção científica, para citar alguns deles. Eu estou muito feliz com os feedbacks dos leitores e das leitoras e com as perguntas sobre o lançamento de Gaian – Luz e Escuridão, a continuação. Inclusive, um dos feedbacks mais impressionantes foi justamente o seu, Khrys Anjos. A resenha dela foi incrível e você falou coisas que poucas pessoas perceberam. J

J Apenas consegui ler a mensagem que passou através da sua história. E o mérito é seu por ter o dom de escrever de forma tão marcante. J



3- Fale um pouco sobre cada um dos guerreiros.

Eu procurei abordar características distintas em cada personagem de Gaian. Começando pelo prólogo temos a Erion. Ela é muito poderosa, determinada, totalmente consciente de suas escolhas e ações, amorosa e justa. Thane é um vilão com a última centelha de bondade, mas depois ele assume a sua posição de comando, revelando sua maldade, frieza e poder. Hylen, Von, Farneum são os grãos-paladinos da Ordem Tempus e, como tais, são típicos mocinhos, além de serem poderosos. Arffek, no prólogo, é o bom moço e um poderoso e correto guerreiro, mas sua trajetória como personagem muda no decorrer do livro, porque ele se torna mais forte e mais agressivo (eu não vou falar mais para não dar spoiler :D ). Gruer é o vilão e manipulador. Brisrar, no prólogo, é a típica paladina, mas essa imagem muda um pouco no decorrer do livro porque ela se torna mais poderosa e busca por sua identidade. Ehlen é o líder, o visionário. Heim é a paz e resistência às mudanças, mesmo sabendo que há algo de diferente. Cypron é o vilão provocativo e poderoso, mas que detém certa honra em seus atos. Ulthur representa a força da sabedoria dos anos e a compreensão da vida. Ulthigar é o exilado em busca de seu destino, é um guerreiro de honra e força. Kreyvous é o vilão que abandonou tudo e que só busca o poder.


 

               Vocês terão que adivinhar quem é quem nessas imagens:

                        
                                                                  


4- Se inspirou em alguém da vida real para criar um dos personagens?

Alguns sim, a grande maioria não. Para estes, o que fiz foi pegar determinadas características que eu já vi e atribuir a eles, mas sempre com diferenciações.





5- O que podemos esperar do próximo volume?

Vocês podem esperar o aprofundamento de vários temas do livro 1. A ação vai ser mais intensa; novos personagens e novos temas mitológicos vão surgir; os personagens do livro 1 terão suas histórias desenvolvidas; a guerra vai ficar mais cruel. Enfim serão muitos fatos interessantes. Por esses motivos, eu acho que Gaian – Luz e Escuridão será maior do que Gaian – o Reinício.

Ação ainda mais intensa, mais personagens e guerra mais cruel? Já pode publicar o segundo que eu estou aguardando ansiosamente kkkkkk


 


6- Tem uma previsão de quando será lançada a continuação da história?

Eu quero muito que ela seja lançada no próximo ano. Eu também estou escrevendo as histórias dos dois anteriores a Gaian – o Reinício e tenho o planejamento de lançá-los em breve.


 


7- Qual o seu gênero literário favorito? Cite alguns livros deste gênero para os leitores.

Meu gênero favorito é Fantasia. Internacionalmente, eu posso citar Senhor dos Anéis, Silmarillion, Os Contos Inacabados, a pentalogia Crônicas de Gelo e Fogo do George Martin, os livros do Bernard Cornwell, entre outros. Já nacionalmente temos Lagoena da Laísa Souto, Guerra dos Criativos do Alex Silva, Os Herdeiros dos Titãs 1 e 2 do Eric Musashi, os livros da Ana Lúcia Merege. Eu acho que há muitos livros de fantasia nacionais incríveis. Isso chamou muito a minha atenção na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, especialmente no estande da editora de Gaian – o Reinício, Novo Século. Foi muito bom ver isso.


Lagoena  O Portal dos DesejosA Guerra dos CriativosOs Herdeiros dos TitãsOs Herdeiros dos Titãs
O Castelo das ÁguiasA Ilha dos OssosAnna e a Trilha Secreta

Para mim a Ana Lúcia Merege é uma Mestra na arte da escrita.


8- O que você costuma fazer nos seus momentos de lazer?

Eu amo caminhar de tarde. É um prazer incomensurável para mim. Poder contemplar a natureza é algo fantástico. Eu também gosto muito de estar com a minha namorada e com os meus amigos, jogar um baralho tranquilamente e ver jogos e filmes. A vida é um estado equilíbrio.


 


9- Sua família te apoia nesta carreira que escolhestes trilhar?

Digamos que sim e não. É aquele apoio sutil. A exceção é um dos meus irmãos, Caetano. Ele me apoiou e gosta muito da história de Gaian – o Reinício. Eu, contudo, sei que a história de Gaian – em um primeiro momento – e depois da A Saga do Infinito tem uma certa relação com a solidão. Eu percebi desde o início que muito do esforço teria que partir de mim, que seria uma jornada à parte, e foi isso que aconteceu. A vida às vezes é muito curiosa.


 
O início da jornada...


10- Já imaginou ver a sua história no cinema? E quem você escolheria para o elenco?

Opa, se já! :D Seria incrível ver Gaian – o Reinício nas telonas. O elenco seria o seguinte: Arffek: Matt Damon; Brisrar: Paola Oliveira; Ulthigar: Henry Cavill; Heim: Channing Tatum; Ehlen: (não sei); Erion: Scarlett Johansson; Hexor: (não sei); Hylen: Russel Crowe; Thane: Javier Barden; Cypron: Tom Cruise; Krone: Christian Bale.


Arffek: Matt Damon; Brisrar: Paola Oliveira; Ulthigar: Henry Cavill

Heim: Channing Tatum; Erion: Scarlett Johansson; Hylen: Russel Crowe

Thane: Javier Barden; Cypron: Tom Cruise; Krone: Christian Bale

Só tenho uma coisa para dizer: QUANDO QUANDO QUANDO QUANDO QUANDO começam as filmagens? Se precisar de uma maquiadora para os meninos farei um curso imediatamente e me candidato ok?


11- Quem foi o maior exemplo de pessoa que você já conheceu?

Meu pai. Um grande exemplo mesmo.

Nada mais gratificante do que poder dizer que se tem o pai como exemplo.



12- Pensa em lançar um volume único da saga?

Seria um sonho, mas o livro ia ficar gigantesco.

 
Tipo este? O único incômodo seria para carregar na bolsa, mas tudo bem para mim.


13- Você projeta o seu futuro ou deixa as coisas acontecerem?

Planejo sim. Planejamento é algo muito importante, mas também tenho que deixar as coisas seguirem o seu caminho. Essa é uma lição que eu tenho aprendido. Planejamento demais atrapalha.

 
As vezes temos que deixar um dragão nos carregar.


14- Deixe uma mensagem para os leitores.

Minha mensagem para vocês, leitores e leitoras, é a seguinte: meus parabéns a todos. Eu tenho visto muitas pessoas lerem livros, especialmente os nacionais, e isso é muito bom, pois a literatura nacional possui livros muito bons em todas as vertentes. A literatura nacional deve e precisa ser incentivada. Eu espero que vocês tenham gostado da entrevista e eu os convido a conhecer Gaian – o Reinício e A Saga do Infinito. Se vocês quiserem adquirir Gaian – o Reinício, podem entrar em contato comigo no Facebook ou pelo e-mail a.saga.do.infinito@gmail.com. Obrigado, Khrys Anjos pela oportunidade.


Um grande abraço a todos.



*********


Eu que lhe agradeço por partilhar com os leitores o seu dom. E por nos permitir te conhecer um pouco melhor.

A literatura nacional está repleta de talentos incríveis. São realmente joias raríssimas que estão apenas esperando seu momento para brilhar.


Espero que tenham curtido a entrevista. E quem se interessou por conhecer a obra do Claudio entre em contato pois garanto que valerá muitíssimo a pena.



Este universo de Gaian é para aqueles que estão em busca da evolução pessoal.


 


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Khrys, eu só uma coisa para dizer: espetacular! Muito obrigado mesmo pela oportunidade. Eu achei as suas perguntas muitos boas e suas incursões no texto muito, muito feras. Ótimo sábado. :)

    Cláudio.

    ResponderExcluir