Image Map

domingo, 17 de janeiro de 2016

(Resenha) Eu odeio te amar - Liliane Prata


Título: Eu odeio te amar

Autora: Liliane Prata

Ano: 2015

Páginas: 240

Editora: Gutenberg



Sinopse: Débora estava prestes a viver o dia mais feliz de sua vida. Tudo estava pronto para o casamento perfeito com Felipe, o noivo mais lindo e fofo que alguém poderia ter. O apartamento estava arrumado, e todos os detalhes da lua de mel na Grécia, acertados. Até um novo emprego na redação de uma revista feminina a esperava na volta da viagem. Seria o começo de uma nova etapa de uma vida com a qual ela sempre sonhou. Na véspera da cerimônia, o noivo precisou ficar até mais tarde no escritório para resolver as últimas pendências, e ela resolveu fazer uma surpresa e aparecer sem avisar. Mas quem foi surpreendida foi ela: pegou Felipe em flagrante com a irmã do sócio, na situação mais comprometedora possível. O que fazer? Armar um escândalo e terminar tudo? Esquecer o que viu, casar e ser feliz para sempre? O que fazer quando se sente, ao mesmo tempo, um amor profundo e um ódio avassalador? Para Débora, a resposta é: criar um plano maluco para sair dessa situação e dar a volta por cima!


***



Pela sinopse já temos uma noção do que encontraremos nesta história por isso já irei falar sobre as minhas impressões da leitura. Para começar não resumirei a história pois acabaria contando o que acontece com o casal e este não é o meu objetivo.

A autora Liliane conseguiu uma proeza. Tratou de um contexto psicológico de uma forma extremamente casual. A maneira dela escrever é tão cativante que parece que estamos dentro da história.

A Débora sofre a maior decepção que um ser humano pode sentir. Ela descobre que o homem com o qual irá se casar não é tão confiável quanto ela imaginava. A partir daí sua vida passa por uma grande transformação. A Deb precisa se conhecer para poder decidir o que é realmente importante para ela.

O que você faria se estivesse no lugar da Débora? Eis as opções: 1- Entrar no escritório e sair dando tapas nos dois safados. 2- Entrar no escritório e terminar a relação de forma civilizada. 3- Fotografar ou filmar a traição e mostrar nas redes sociais para que todos saibam o quanto o noivo é um sacana. 4- Fechar a porta e ir para casa chorar, sendo que aqui tem opções adicionais: 4a- Esperar ele chegar em casa e armar um barraco daqueles. 4b- Se deixar levar pelo sofrimento e acabar com a própria vida. 4c- Maquinar entre cada soluço uma maneira de se vingar do traidor. 5- Esquecer o que viu e perdoar o cafajeste.

Como podem ver a reação a uma traição é única para cada pessoa. Somente ao passar pela situação é que alguém descobre qual será a sua opção. Mesmo que tenha uma noção do que seria capaz de fazer, só o momento é que irá expor a forma da pessoa lidar com esta dor.

Para saber qual a opção que a Deb escolheu vocês terão que ler a história. Só posso dizer que foi totalmente diferente da que eu optaria. Isso é que tornou a leitura mais interessante pois pude sentir como é a opção oposta a que eu escolheria. E confesso que fiquei até satisfeita com a coragem da Deb em ir até o fim da sua escolha.

Este com certeza é um dos pontos fortes da Liliane. Ela foi capaz de transmitir para o papel todas as emoções vividas pela protagonista. Suas dúvidas, a decepção, a dor. A cada página os sentimentos vão se intensificando. E o leitor é atingido por cada um deles os vivenciando junto com a Débora.

Mas esta não é uma história com apenas 3 personagens. E a que mais me cativou foi a melhor amiga da Deb, a Sofia pois ela é exatamente o tipo de amiga que eu sou e a que eu quero ter ao meu lado.

Ela não concordou 100% com a escolha da Débora, mas não ficou lhe julgando. Esteve ao seu lado a aconselhando sem impor a sua opinião. Mostrou o que significa ser uma irmã de coração. O fato dela não estar de acordo com o rumo que a Débora quis seguir não a fez virar as costas para a amiga. Ela ficou a amparando e a ajudando a lidar com as consequências do seu plano.

Esta história deveria ser recomendada para os estudantes de psicologia pois lhes permitirá conhecer todas as nuances de personalidade do ser humano. Uma verdadeira aula prática.

Cada um dos vários personagens enriquece a história com uma lição a ser analisada pelo leitor. Temos a chefe obsessiva e ciumenta, o "amigo" sem-vergonha, o noivo traidor, os companheiros de trabalho com suas aventuras paralelas. Enfim, muitas mentes para serem avaliadas.

A principal mensagem do livro é que devemos estar preparados para as consequências que resultam das nossas escolhas:

Se você trai sabe que existe a enorme possibilidade de perder a outra pessoa pois a dor que lhe infringe poucos perdoam;

Se você perdoa deve ser com a alma. O que isso significa? Esquecer o passado e viver o presente. Não adianta dizer que perdoou e a cada discussão jogar o erro na cara do outro;

Se você se vingar deverá estar consciente que a vingança também poderá lhe ferir.

Muitas pessoas irão ler esta história e julgar a Débora pelo que ela escolhe fazer. Esta é a natureza humana. Apontar o dedo e dizer que o outro está errado. 

Não irei julgar a Débora por estar aprendendo a se conhecer. Ela tomou uma decisão e foi até o fim. Teve que ralar os joelhos ao cair da nuvem na qual se colocou com o noivo para poder enxergá-lo de verdade. E o mais importante: a se enxergar.

O título é perfeito para demonstrar o quanto a pessoa fica dividida numa situação de traição. Por mais que lhe doa o fato da sua taça de confiança ter sido partida ela continua amando o traidor e sente raiva por continuar a amá-lo.

Uma pergunta que se deve fazer ao leitor: Para você o que é a traição? Muitos acham que é o ato sexual praticado. Mas este é o último estágio da traição. Se você pensa em outra pessoa enquanto está com o seu parceiro ou o toque dele já não é suficiente para você e deseja que outra pessoa o toque já está comprovado que a relação não vai bem. Se você não está 100% no relacionamento está na hora de rever seus sentimentos e se for necessário terminar. Mas isso vai da consciência de cada pessoa. Cada um define a traição de um jeito.

Quem quiser descobrir o plano da Débora e se ele deu certo terá que ler o livro. Garanto que não se arrependerá com a surpresa. Só aconselho a abrirem a mente pois poderão aprender a lidar melhor com vocês mesmos e com os outros. Sem julgamentos ok?



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Nossa!!!!
    Eu vou comprar, pq de repente a realidade dela pode ser a de muitas pessoas.
    Que tudo!!
    Parabéns!
    Saudade de estar por aqui, voltando depois de 400 dias de ausência prevista.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir