Image Map

quarta-feira, 13 de julho de 2016

(Resenha) A Fonte Âmbar - Ana Merege

Título: A Fonte Âmbar

Autora: Ana Lúcia Merege

Editora: Draco

Páginas: 300



Sinopse: Quem pode perceber a diferença entre o Bem e o Mal?
A ameaça de uma guerra mágica paira sobre Athelgard. Muitos magos preferem não se envolver, mas Kieran de Scyllix empunha suas espadas e parte para sua terra natal, decidido a derrotar o feiticeiro que acompanha o exército invasor. Por sua vez, a Mestra de Sagas Anna de Bryke continua a lutar pela liberdade das águias douradas, fazendo alianças perigosas e chegando cada vez mais perto da verdade sobre o passado de Kieran.
A Fonte Âmbar fecha a trilogia de Ana Lúcia Merege, autora que já é referência nacional de literatura fantástica. Dessa vez, as vozes dos narradores de O Castelo das Águias e A Ilha dos Ossos se somam às de outros personagens, a quem a expectativa da guerra afeta de diferentes maneiras. Aprendizes da Escola de Artes Mágicas, nobres elfos, guerreiros, camponeses e até membros das tropas inimigas contribuem para trazer aos leitores uma história cheia de nuances e desafios inesperados.
Na conclusão da primeira série em Athelgard, a diferença entre o Bem e o Mal pode ser mais estreita do que o fio de uma lâmina.



*** 




Neste 3º volume da saga somos arrastados para uma guerra sem precedentes em Athelgard. E é em Scyllix, a cidade onde o Mestre Kieran nasceu, que acontecerá a batalha mais perigosa, pois é nela que se encontra a Fonte Âmbar cujo poder é almejado pelo Conjurador.

Anna é convocada a ir até a cidade para que seu marido aceite acompanhá-la. No início Kieran se nega a ir, pois não quer confrontar o passado. Muitas lembranças ruins foram levadas na sua bagagem quando ele saiu da cidade sem olhar para trás há 10 anos.

Mas como a guerra se tornou eminente a única alternativa é empunhar sua espada e seu bastão mágico e partir para a guerra. Anna o acompanha para tentar persuadir o Conselho a libertar as águias da temível transformação em aves guerreiras.

Eles partem junto com o jovem Orm que estudará para ser um guerreiro em Scyllix. Na cidade Anna finalmente conhece a irmã do Kieran e acaba se envolvendo no meio de outra guerra: a família de sangue do seu marido.

Kieran não se dá bem com nenhum deles, mas tem motivos fortes para isso. E seu passado vai sendo aos poucos revelado. A razão para que ele se tornasse tão fechado em si mesmo e o que o levou a trilhar o caminho da escuridão.

Anna descobre que seu marido tem um lado sombrio. Que no passado ele cometeu erros graves. Mas também teve a certeza que fez a escolha certa ao lhe entregar o seu amor. Ela não o julgou pelo passado. O aceitou como ele era e continuou ao seu lado.

A união dos dois serviu para fazê-los evoluírem em todas as áreas. O poder deles se expandiu e se aperfeiçoou. Cada um fazia com que o melhor do outro viesse a superfície e se solidificasse.

Em um determinado momento Kieran quase se perde, mas a Anna o manteve ligado a sua luz o que lhe permitiu sair vitorioso da batalha.

O futuro de paz ainda não está garantido, porém a partir daquela vitória a possibilidade dele se realizar estava mais convicto na esperança de todos.

As lições que podemos tirar desta história vão muito além do que a superfície bela da fonte. Elas saem das entranhas na terra e jorram seu bálsamo no leitor.

O poder da Fonte Âmbar não é apenas curar as feridas do corpo, mas principalmente as feridas da alma.

Kieran teve uma infância e adolescência super sofridas graças ao pai que era um ser desalmado. Foi através deste relacionamento que o menino se transformou no homem insensível que a Anna conheceu ao chegar a Vrindavahn.

E o amor que ela lhe dedicou retirou toda a dormência do seu coração lhe permitindo começar o tratamento para a cura definitiva das suas feridas.

Desta vez não conhecemos somente a narrativa da Anna e do Kieran. Vários personagens têm a chance de expor seus pensamentos nos permitindo ter uma perspectiva diferente dos fatos.

Somos obrigados a reconhecer uma verdade que ninguém gosta de admitir: não adianta fugirmos do passado, pois se deixarmos assuntos pendentes em algum momento teremos que retornar para resolvê-los.

Por mais doloroso que seja é melhor enfrentarmos os fantasmas para podermos seguir em frente sem remorsos ou arrependimentos que nos levarão a um sofrimento muito maior. Mesmo que aparentemente ninguém veja este sofrimento.

Anna acabou se tornando a ponte que a família precisou atravessar para finalmente alcançarem o perdão.

O casal aprendeu que o Bem e o Mal vivem dentro de todos nós. Pessoas que parecem ser guiadas pela escuridão podem se tornar aliados e outras que estavam no caminho do bem podem ser aliciadas voluntaria ou involuntariamente para o lado do inimigo.

E que devemos estar preparados para a maior batalha que a vida nos faz lutar: com a gente mesmo. Manter o foco no caminho que decidimos trilhar e manter a nossa luz sempre brilhando forte.

Tenho que confessar que duas coisas me deixaram muito triste com a leitura: 1º que o Zendak não apareceu (quem leu as outras histórias sabe de quem estou falando e do quanto me apaixonei por ele) e 2º o que aconteceu com o Declan (senti uma ligação forte com ele mesmo sendo quase um inimigo do Kieran). Mas assim é a vida.

A autora Ana fechou esta saga com uma chave de ouro banhada no âmbar. E deixou em aberto a possibilidade de novas histórias surgirem. O que me deixou extremamente feliz.

Seu talento foi mais uma vez comprovado. Escrever uma história narrada por um personagem e mostrar em cada palavra a sua essência é para poucos autores. Ela fez isso magistralmente com a 1ª história que foi narrada de forma delicada pela Anna e na 2ª pela força do Kieran. Agora ela nos brindou com a narrativa de vários personagens. Cada um contribuiu para fazer a Fonte Âmbar se transformar num manancial de transmutação interior.

Não posso deixar de falar de outro talento desta saga: a ilustradora de capa. Quem acompanha a série pode ver a evolução do casal através das 3 capas. Na 1ª a Anna fica em destaque pois era a narradora e estava iniciando o relacionamento. O kieran fica meio de lado como se não quisesse se envolver, mas sendo fisgado por ela. Na 2ª é o Kieran que fica em destaque pois agora ele aceita e demonstra a força do seu amor pela Anna. Nesta 3ª os dois estão unidos no mesmo nível. Ambos olhando para o futuro e oferecendo o seu poder. Dá para ver através do olhar a essência de cada história. Um trabalha magnífico para acompanhar o talento maravilhosa da Ana em narrar a sua saga. Parabéns a esta dupla.

Recomendo a leitura para todos que querem aprender como se escreve com emoção transmitindo todas as nuances dos sentimentos de cada personagem. E para quem quer acompanhar uma trama que transborda ensinamentos capazes de criar uma floresta alimentada por uma fonte inesgotável de poder.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Sem palavras com a belíssima resenha. Muito obrigada por tudo, querida Khrys, vou transmitir suas impressões ao editor e à capista. Sim, teremos muitas aventuras em Athelgard, inclusive com o seu querido Zendak!

    ResponderExcluir