Image Map

segunda-feira, 16 de abril de 2018

(Resenha) O canto da Valquíria - Robson Gundim

Título: O canto da Valquíria 
Autor: Robson Gundim
Ano: 2016
Páginas: 325


Sinopse: Valquíria é uma jovem talentosa com o sonho de se tornar uma cantora profissional e brilhar sob as luzes dos palcos do nordeste e do mundo. Ao lado do seu inseparável irmão, Cristiano, ela irá atravessar os obstáculos de uma vida desenhada por dificuldades, abandonos e maus tratos de um pai alcoólatra. Cantando escondida em bares, seu talento irá chamar a atenção de empresários e bandas, mas o traiçoeiro caminho para a fama logo se mostrará infinitamente diferente daquele que sonhou.
O Canto da Valquíria é uma história sobre escolhas, perdas e traições, onde, guiada por sua voz e seu talento inquebrável, a jovem cantora descobrirá o valor da determinação, do amor pela música e da luz de um destino escrito nas estrelas.  


*** 


Não posso começar a falar sobre o livro sem contar um detalhe muito importante. Nesta obra não temos uma narrativa convencional. Nós somos apresentados ao canto da Valquíria através dos sentimentos e do olhar da própria cantora.

Quando uma pessoa escreve um diário ela desnuda sua alma e coloca na ponta do lápis tudo aquilo que está guardado dentro do seu coração. E quando outra pessoa lê estas palavras consegue sentir toda a emoção empregada na escrita.

A Valquíria trabalha como faxineira num hotel e acalenta o sonho de subir num palco e mostrar ao mundo o seu dom de cantora. Ela se une ao irmão Cristiano e parte em busca da transformação deste sonho em realidade.


Ela deixa para trás uma vida sofrida. Não a de trabalhar como faxineira, pois este é um trabalho tão digno quanto qualquer outro. Seu sofrimento vinha dos maus tratos que recebia do próprio pai. Um alcoólatra que se tornava agressivo quando bebia demais.

Quando ela e o Cris passam num teste, e ingressam numa banda famosa fazendo parte dos cantores, mudam completamente o estilo de vida. O trabalho triplica, pois ser um cantor não significa apenas pegar um microfone e soltar a voz. Tem muito mais a ser feito e aprendido.

A banda é composta por 3 casais que revezam na hora de assumir o comando das músicas.

Valquíria se apaixona pelo Rick desde a primeira vez que o vê, mas infelizmente este amor não pode ser vivenciado naquele momento.

Seu irmão Cristiano se envolve com a Alina, que acaba por se tornar uma irmã de coração para a Val mesmo depois de todo o sofrimento que ele lhe causa.

Através do diário conhecemos toda a trajetória do sucesso alcançado pela Valquíria mulher e pela Valquíria cantora.

Quem pensa que colocar um sonho em prática é simples, está completa e erroneamente enganado. Para que o sonho não se torne um pesadelo muito trabalho precisa ser feito.

A determinação em seguir em frente depois de cada queda foi essencial para tornar a Val numa vencedora.

Após a separação da primeira banda uma nova é formada com o quinteto Andrei, Alina, Cleiton, Rick e Valquíria. Assim nasce a RAVC que se torna um sucesso devido ao talento e a persistência de cada integrante do grupo.

Uma das mensagens transmitidas por esta história é que por mais ansiosos que estejamos desejando que uma mudança aconteça logo na nossa vida, nada pode atropelar a vontade de Deus.

Quando permitimos que Ele conduza os nossos passos e nos mantemos no caminho do bem as coisas boas começam a surgir para brindar o nosso merecimento. Mas não somos nós que escolhemos quando irá acontecer.

Isso não quer dizer que temos que sentar e esperar que tudo caia do céu. Precisamos nos preparar estudando e trabalhando. Seja em qualquer área que decidimos atuar temos que nos aperfeiçoar sempre. A estagnação não conduz ao sucesso.

A Valquíria é um exemplo disso. Esperou o momento para que cada coisa acontecesse na vida dela sem deixar de lutar. Uma jovem que através do seu diário foi capaz de dar uma aula para muitos adultos.



Recomendo a leitura para quem está precisando de um incentivo para seguir em frente. A vida costuma colocar nossas escolhas em prova. Não para que desistamos, mas para que tenhamos a certeza do que queremos e para saber o quanto estamos determinados a continuar naquele caminho.


Espero que o canto da Valquíria seja ouvido em cada canto deste país e que os leitores aprendam com ela a serem vencedores de si mesmos.



   
   
Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Mais uma resenha maravilhosa. Sério, por mais que eu conheça seu jeitinho de externar suas opiniões, sempre vou me surpreender. Muito obrigado por mergulhar no diário da Valquíria e fazer parte desse sonho junto com ela. Gratidão, maninha. <3

    ResponderExcluir
  2. li e me apaixonei por essa história... amo o Robson!

    ResponderExcluir