Image Map

quinta-feira, 24 de maio de 2018

(Resenha) Um Amor De Sete Vidas - Sérgio Chimatti

Título: Um Amor De Sete Vidas

Autor: Sérgio Chimatti

Ano: 2018

Páginas: 318

Editora: Academia



Sinopse: "Apesar de honesto e trabalhador, Diego, filho de Ruth se torna alcoólatra. Apaixonado por gatos, ele levava todos os bichanos que encontrava abandonados para casa, mas, era sua prima Cristiana quem cuidava deles. As histórias dos pais de Diego e Cristiana foram omitidas durante anos, mas o destino e forças espirituais começaram a revelar a Cristiana a verdade sobre o seu passado e de sua mãe. Como um verdadeiro amigo, o gato Café iluminava e encorajava Cristiana em cada momento de solidão e desconfiança. Nesta história, o leitor se surpreenderá com o que pode acontecer na vida após a morte, como o amor incondicional dos animais pode levar luz onde há trevas, a importância da verdade acima de qualquer coisa e como as relações familiares são um divisor de águas entre o amor e o rancor na vida de qualquer pessoa. "




***



Além de serem “primos” Diego e Cristiana também compartilham a paixão pelos gatos. Ele adota e ela cuida.

No início da trama são apenas 57 fofuras reunidas na casa deles até que o Café resolve fazer uma festinha com a gata da vizinha e a engravida (detesto o termo que usam para definir a gravidez de gatas e cadelas).

A vizinha Suzana entre em crise, pois a Valeska é uma gata da raça Maine Coon e o Café é da raça mais especial que existe: um legítimo SRD (sem raça definida) vulgarmente conhecida como vira-lata.

Cristiana é gótica e pelo menos uma vez na semana vai com a tribo dela até o cemitério para declamar poesias e sentir a paz do lugar, mesmo interrompendo a calmaria com um som mortal. Enquanto os “vivos” ficam reunidos um grupo bem maior de “mortos” esperam ansiosos por estas reuniões.

Dois espíritos que participam destes recitais são peças cruciais para o desenrolar da trama. O pai e o avô da Cristiana. Os dois a acompanham durante o processo de elucidação do passado.

Por causa do vício alcoólico Diego desenvolve uma cirrose que acaba por fazê-lo retornar mais rápido para o astral. Mas como ele opta por continuar sendo dominado pelo vício se torna um vampiro e sofre as consequências desta má escolha. 
   
Cristiana descobre a verdade e se aproxima das meio-irmãs. O laço fraterno com a mãe se torna mais forte. E ela encontra de uma forma dramática aquele com quem dividirá a vida e o amor pelos felinos.

Esta obra tem como protagonistas a Cristiana e o gato Café, mas outros personagens trazem lições importantes para o leitor. Eu particularmente me identifiquei muito com o Miro. Já questionei a espiritualidade da mesma forma que ele e continuo sem uma resposta (não aprendi a me comunicar diretamente com meu anjo kkkkkkkkk).

A Fabiana permitiu que a irmã e a mãe a humilhassem durante anos, mas a morte do pai acarretou sua libertação também. Ela finalmente se permitiu ser ela mesma e assumiu a própria vida ao deixar sua essência vir à tona.

O Guilherme teve uma atitude que a maioria das pessoas acreditam ser a certa: diante de um obstáculo abandona a outra pessoa sem lhe dar sequer a chance de saber a verdade.

Nós estamos tão acostumados a fazer isso, não é? Não conversamos com o outro e decidimos sozinhos o futuro que pertence aos dois. No caso do Guilherme graças a uma ajuda especial a situação pode ser revertida e ele se casou com a sua amada. Nem todo mundo que toma uma atitude igual à dele tem esta sorte.

Vários temas desta obra servem para debates e estudos aprofundados. A filosofia de vida dos góticos; A omissão da verdade, mesmo que pareça ser para o bem, sempre causa sofrimento; A energia transmitida pelos gatos que é capaz de iluminar as trevas; A pessoa que não assume a liderança da própria vida acaba a entregando nas mãos dos outros e termina sofrendo em dobro pela covardia; Ser bonzinho não significa que devemos abrir mão de nós mesmos em prol dos outros...

Uma coisa dita na história e que eu concordo em parte é sobre a liberdade dos gatos. Sou contra manter os gatos presos e isolados da casa como a personagem Selma fez, mas também sou extremamente contra deixar o gato ter acesso a rua e a casa dos vizinhos. Infelizmente vivemos num mundo onde monstros se acham no direito de envenenar estes anjinhos. Há poucos meses tive uma das piores experiências da minha vida ao ver o gato da minha vizinha morrer depois de ter sido envenenado. Nunca esquecerei o olhar que ele me lançou e carregarei comigo a dor da impotência por não poder fazer nada para salvá-lo. Só fiquei ao lado dele para que pelo menos na hora do desencarne ele sentisse o quanto era amado.

Então quem tem um gato ou vários precisa ser um tutor responsável para que isso não aconteça com o seu bebê (assim como a Cristiana vivo chamando os cães e gatos de bebês). Muros altos, telas em volta da casa. Tudo o que for necessário para a segurança da família. E o principal é que os gatos tenham acesso livre a casa.

Outro assunto para ser estudado é como a pessoa desperta no além, aonde ela se coloca quando desencarna. Tudo depende das escolhas que fazemos ao estarmos encarnados e de como o nosso espírito é atingido por estas escolhas.

Um amor de sete vidas veio para mostrar o quanto estamos atrasados com a nossa evolução. O preconceito nos impede de enxergarmos verdadeiramente a outra pessoa.

O arrependimento por atos feitos em momentos de aflição pode nos acorrentar ao sofrimento contínuo quando desencarnamos. A mágoa que não é exposta na hora que nos atinge corrói a nossa alma. Abreviar a nossa vida ao nos depararmos com um imenso obstáculo só irá aumentar a nossa dor e não eliminá-la como desejamos.

Muitas pessoas provavelmente falarão que a Hermelinda deveria ter perdoado o Isaías. Bem, eu não serei hipócrita. Se estivesse no lugar dela também teria comemorado a morte dele.

A minha xará Cristiana pode ser considerada uma pessoa privilegiada. É gótica e apaixonada por gatos. E sua família respeita sua forma de vida e a ajuda a cuidar da gataiada.

O que mais vemos acontecer é a pessoa sofrer preconceito e bulling dentro da própria casa. Os pais não aceitam os filhos como eles são e tentam obrigá-los a serem exatamente do jeito que eles (pais) os idealizaram. E para isso acontecer muitas vezes recorrem ao terror psicológico ou a chantagem emocional.

Este é o teste mais terrível pelo qual uma pessoa tem que passar. Nem todo mundo consegue lidar bem com esta situação afinal o que é considerado normal é a família nos amar e nos apoiar de maneira incondicional. Infelizmente para alguns, isso não acontece.


Esta obra também serve de alerta. A depressão é uma doença silenciosa, mas pode ser percebida quando prestamos atenção no outro. Quando a pessoa decide se matar demonstra esta vontade em um gesto fora do comum ou através do olhar. Basta estarmos alertas para detectar e se possível ajudar a pessoa a mudar o pensamento.

O Café ensinou a Cristiana que o amor incondicional transcende barreiras. Quando um gato nos escolhe como seu pai ou mãe humana é uma honra sem precedentes. Feliz daquele que entende e aceita esta verdade.              




Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário