Image Map
Mostrando postagens com marcador João Paulo Silveira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador João Paulo Silveira. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

(Resenha) O Último dos Guardiões - Diário de Guerra - João Paulo Silveira

Título: O Último dos Guardiões - Diário de Guerra 

Autor: João Paulo Silveira

Ano: 2016

Páginas: 368

Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira



Sinopse: Galaniel e seus companheiros recém chegaram na linha de frente.

Calouros que acabaram de sair do treinamento.
A guerra em seu ápice, assola o reino de Kor.
O inimigo infernal avança com todo seu exército.
Os guerreiros morrem as centenas.
As primeiras batalhas...
As primeiras perdas...
Como surgiram os OITO? De onde vem sua fama? Qual sua trajetória?
Conseguirão eles deter a horda de demônios e ajudar seu povo?
Acompanhe o relato de Galaniel sobre as principais batalhas que ele e seus companheiros participaram.
Venha você também lutar com... Coragem e Honra!




*** 




Neste segundo livro da série somos sugados por uma fenda e jogados no meio de uma guerra violentamente brutal.

O autor nos mostra através deste diário as histórias por trás da história do primeiro livro. Nos leva até o âmago da questão. Trás a tona a sua verdadeira essência.

Conhecemos melhor cada um dos personagens mencionados no livro 1 e os que ainda não tinham sido apresentados, como alguns familiares dos guerreiros.

O grupo inicial teve três baixas, o que abriu espaço para que novos amigos fossem convocados a se unirem a esquadra 23. Infelizmente mais uma baixa acontece e um último integrante é convidado a participar da formação dos 8.

A guerra em Kor já dura décadas e o surgimento deste grupo de elite obriga o demônio Balkatar a mudar os seus planos. As batalhas que ocorrem por todo o reino causam destruições de casas, fortes e cidades. Além de ceifar milhares de vidas humanas e eliminar quase a mesma quantidade de seres trevosos.

Este diário não é como o que nós estamos acostumados a escrever. Ele é como se tivesse sido escrito por um observador. Alguém que estava nas Sombras e na Luz lendo a alma de cada personagem e transmitindo suas impressões para o papel.

As emoções vividas com as perdas e os ganhos dos amigos e parentes. A trajetória militar de cada integrante do grupo de elite.

Acompanhamos todos os acontecimentos que desencadearam a história, mas sem ser algo repetitivo. Não é uma mesma trama contada sobre outro ângulo. É um conjunto das histórias que serviram para fundamentar não um grupo de guerreiros, mas um grupo de irmãos de coração.

Também mostra como o veneno do ciúme, do ódio e da inveja é capaz de levar um homem a se tornar um monstro. Quando a pessoa se deixa cegar e não admite os próprios erros joga a culpa no outro e transmite para ele toda a frustração que sente de si mesmo.

Em muitos casos ajudar uma pessoa pode ser interpretado por ela como uma agressão. A falta de humildade impede quem está sendo ajudado a ser grato e ele vê a outra pessoa como seu inimigo não declarado. Ao alimentar tais sentimentos negativos a alma da pessoa vai se tornando negra e a escuridão total logo a consome.

O Galaniel não conquistou a admiração da população por sua simpatia, mas por sua competência em ser um líder de verdade. E os homens e mulheres do exército tinham orgulho de ser comandados por ele devido a sua capacidade de unir um grupo e reconhecer que sozinho ele não é forte o suficiente.

E no meio desta guerra sangrenta um novo casal é formado mostrando que o amor não é uma escolha apenas nossa. O destino as vezes encontra formas de nos ensinar que mesmo diante da destruição algo puro pode surgir (pena que o desfecho foi terrível).

Uma personagem que roubou literalmente os holofotes para si foi a sogra do Gala. A senhora Kahundra. Adorei conhecê-la.

Algumas questões foram levantadas com a leitura deste diário: por que os 8 sobreviveram a batalha onde 9.992 homens e mulheres sucumbiram? O que o demônio Balkatar pretende fazer com os artefatos que vem buscando e encontrando no reino de Kor? O último dos Guardiões será realmente o Galaniel ou um novo irá nascer em meio ao caos da batalha?

Com o aprofundamento na história e podendo conhecer melhor os guerreiros acabei sendo seduzida pelo Rion. Espero que no próximo livro ele permaneça vivo e que aconteça um milagre para trazer de volta o meu outro guerreiro preferido.

Já tinha me tornado fã do João com a leitura do livro 1 e com este segundo volume da série minha admiração por ele só aumentou. A maneira como ele escreve é viciante (como é difícil largar o livro para ir dormir) e o que mais me encantou desta vez foi a capacidade dele em criar uma nova forma de narrar. Contar as histórias que serviram para dar o enredo da série com a retirada de todas as camadas até chegar ao centro de tudo foi incrível. Fiquei completamente extasiada e louca para ter logo o livro 3 nas minhas mãos. Minha ansiedade já chegou na estratosfera. Torcendo para que o milagre aconteça e que este demônio Balkatar receba exatamente aquilo que merece (com um pequeno acréscimo no seu débito para que a dor seja mais intensa).

Esta leitura é para quem tem um estômago forte. Nunca vi tantas partes humanas e demoníacas voando ou rolando pelo chão. Sangue jorrando e fumaça verde fedendo. Preparem o balde e as toalhas...

Se as pessoas reclamam de sentir dor ao serem tatuadas hoje em dia com toda a tecnologia que temos imagine como foi para estes guerreiros terem o 8 marcado a ferro e fogo no antebraço. Só quem possui Coragem e Honra correndo nas veias é capaz de entender este gesto.


Quem está querendo conhecer este reino criado com perfeição e destruído com mais perfeição ainda pelo João, deve fazer isso o mais rápido possível ou correrá o risco de ser levado como oferenda para os seres trevosos.


Recomendo este livro para quem quer aprender a escrever. O talento do João o qualifica como mestre na arte da escrita. Ele não escreve uma história. Ele narra uma obra prima da fantasia fantástica.





Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

domingo, 11 de outubro de 2015

(Entrevista) Autor João Paulo Silveira

Oi Pessoal.


Nosso entrevistado de hoje é o autor João Paulo Silveira. Vamos desvendar alguns dos seus mistérios:





1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, se é casado, se tem filhos – humanos e/ou animal – e como as pessoas o veem.

Olá, meu nome é João Paulo Silveira, sou casado, tenho três filhas e dois cachorros. É difícil descrever como as pessoas me veem, vamos ver... Calmo, sério, metódico, muito focado nos afazeres do dia a dia e nos meus projetos mirabolantes. 



2- Fale um pouco sobre O Último dos Guardiões:



Em um mundo medieval, onde a magia está viva no dia a dia das pessoas. Galaniel, um guardião veterano de inúmeras batalhas, deixa a linha de frente e se prepara para viver na cidade de Kor com sua esposa. A guerra contra demônios infernais já se estende por muitos anos e o guerreiro deseja servir seu povo com sua experiência e anos de prática. Mas um acordo imoral, feito pela casta no poder, o traz de volta a guerra, destruindo seus sonhos e forçando-o novamente a lutar, com a ajuda de seu antigo grupo de elite. Acompanhe esse bravo guerreiro e sua ascensão, de seu inferno pessoal à glória através da defesa de tudo aquilo em que ele acredita.







3- Descreva cada um dos integrantes do grupo de elite Os Oito:

Galaniel - Líder do Grupo. Guardião veterano de guerra, participou do alto conselho (instância máxima de gestão da sociedade). Participou de batalhas decisivas na guerra infernal. Esposo de Nirmiriel, com quem partilha a vida desde os tempos de treinamento. Seu escudo já protegeu sua equipe inúmeras vezes, sendo uma muralha contra-ataques inimigos.
Nirmiriel - Mentale, uma das principais professoras de magia da Cidadela e braço direito de Galaniel. Descende de uma longa linha de magos. Mulher de fibra, destemida, batalhando sempre pelos companheiros de equipe. Seu cajado é temido pelas linhas inimigas.
Rion - Avante. Guerreiro feroz que sempre está na vanguarda das batalhas. Exímio com o machado e detentor de força bruta descomunal, é a ponta de lança da equipe, causando enorme estrago nas linhas inimigas.
Codaino - Mentale. Mago veterano, escolhido a dedo para proteger o salão do alto conselho. Condecorado em batalha, esse guerreiro fará de tudo para proteger seus companheiros. A força de seu cajado é velha conhecida dos demônios de Balkatar, que fogem ao seu primeiro vislumbre.
Pelokir - Bionte. Curandeiro tarimbado. Já salvou sua vida e de seus companheiros incontáveis vezes. Suas adagas servem tanto para o ataque quanto para o tratamento das feridas de seus amigos.
Meneol - Avante. No grupo desde o treinamento, nunca correu da luta, estando sempre no apoio ao ataque. Procura observar sempre a melhor estratégia de sucesso. Sua maça tem golpe certeiro nas cabeças dos demônios.
Hrothgar - Mentale. Sempre solícito, esse jovem mago ajuda seus companheiros em todas as tarefas árduas, procurando sempre equilibrar as forças da equipe e manter a linha de frente. Seus dardos são mortais, muitas vezes matando diversos inimigos com um só arremesso.
Relfer - Avante. O membro mais jovem do grupo e também o mais recente. Irmão caçula de Hrothgar, sempre parte para a luta franca, sendo de grande valia contra grandes números. Sua pontaria com arco e flechas é inigualável, acertando alvos impossíveis.


4- Tem algum preferido? Qual? Por quê?

Embora goste de todos. Meu preferido é Galaniel, por sua bravura, lealdade e capacidade de superação. Sofreu muitas desilusões na vida e mesmo assim tenta encontrar a melhor forma de continuar.

O meu é o Relfer. Ele me encantou e estou no aguardo de um milagre.


Galaniel


5- Já tem uma previsão para o lançamento do segundo volume?

Início de dezembro de 2015, bem a tempo para o Natal.

Chega logo dezembrooooooooooooooooo. 


6- O que podemos esperar desta continuação?

O segundo livro, "Diário de Guerra" dará continuidade à linha temporal do passado. O leitor saberá como Galaniel chegou a ser o líder d'Os Oito e porque esse grupo é tão temido e respeitado. As primeiras batalhas. Como era o dia a dia da Guerra, tudo através de seu diário de campo.

Vai matar minha curiosidade. Fiquei me perguntando por que este grupo era temido pelos espectros.



7- Você acredita em magia? E o que seria magia para você?

Para mim, a magia em nossas vidas está na grande beleza de nossa natureza, na perfeição em que ela trabalha e na capacidade do ser humano, que apesar de nossas mazelas e defeitos, é capaz de criar tantas maravilhas com seu intelecto, força de vontade e trabalho duro, a ponto de quê, para muitos, pode parecer até mágica. 

A capacidade humana em criar magia é inimaginável. E isso inclui escrever histórias que nos remetem a sentir esse poder.


8- Criou algum personagem utilizando a personalidade de um amigo ou parente seu? 

Não. Embora tenha tentado criar uma voz individual para cada um, procurei formar um grupo em que suas características e personalidades se complementassem.


9- Como foi o processo de criação das cenas de luta?

Gosto muito de filmes, livros e séries de lutas e batalhas e conheço um pouco sobre batalhas históricas, tais como as romanas e as gregas, então, quando estou escrevendo as cenas de luta, procuro imaginar o campo de batalha, com sua topografia e então crio a estratégia de cada exército, um de cada vez. Mais ou menos como jogar xadrez sozinho.

Então posso dizer com absoluta certeza que destes xeque-mate em si mesmo. Você se superou. Também adoro as batalhas gregas e romanas. Acho que minha alma ainda vive na era medieval.





10- Você já imaginou ver a sua história no cinema?

Sim, certamente. Inclusive tenho tentado tornar isso realidade através de contatos com o setor audiovisual. Vamos ver se consigo, afinal sonhar ainda é de graça, rsrs. 

Sonhe. E quando ele se tornar realidade estarei lá te aplaudindo.


11- E quem você escolheria para o elenco?

Eu já fiz esse exercício de escolha de elenco, mas vou revelar apenas o do nosso herói Galaniel, os demais serão segredo. Estou aberto a sugestões. Produção internacional: Jon Hamm ou Jake Gyllenhaal. Produção nacional: Malvino Salvador ou Fernando Pavão.


               Jon Hamm                            Jake Gyllenhaal

Pode colocar o Jon Hamm como Galaniel e o Jake Gyllenhaal como Relfer. Eu agradeço kkkkkkkkk



 Malvino Salvador       Fernando Pavão


12- E qual local seria escolhido para melhor descrever o Reino de Kor?

Partes de Natal/RN, Vitória/ES e Rio de Janeiro/RJ. Porém com um clima que poderia variar de 40º à - 40º, dependendo da estação.

O Último dos Guardiões
        Reino de Kor                        Forte dos Reis Magos - Natal/RN

Ruínas do Rio Salinas ou Ruínas Misteriosas - Vitória/ES 


Fortaleza de Santa Cruz - Rio de Janeiro/RJ

Pesquisando no Google achei estes locais que acredito serviriam bem para as locações do filme.


13- Cite 10 autores nacionais cujas histórias lhe transmitiram alguma lição:

Érico Veríssimo - O Tempo e o Vento
José de Alencar - O Guarani
Ariano Suassuna - O Auto da Compadecida
João Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas
Luís Fernando Veríssimo - Comédias da Vida Privada
Jô Soares - O Xangô de Baker Street
Eduardo Sporh - A Batalha do Apocalipse
Raphel Draccon - Cemitérios de Dragões
Affonso Solano - O Espadachim de Carvão
Leandro Narloch - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

O Tempo e o Vento: O Continente Vol. 1O GuaraniO auto da compadecidaGrande Sertão: VeredasComédias da Vida Privada
O Xangô de Baker StreetA Batalha do ApocalipseCemitérios de DragõesO Espadachim de CarvãoGuia Politicamente Incorreto da História do Brasil


14- Quem mais te incentivou a seguir esta carreira?

Minha família, que sempre me apoiou e principalmente meus pais que sempre me incentivaram a ler e exercitar minha imaginação.


15- Deixe uma mensagem para os leitores:

Gostaria de agradecer a todos que embarcaram comigo nessa jornada, curtindo a aventura de Galaniel e seus companheiros, apostando na literatura nacional e em um escritor estreante.

Abaixo estão alguns trabalhos meus e links para contato:
Fanpage (Facebook) do Livro: https://www.facebook.com/OUltimoDosGuardioes
Twitter: @BitJPS
Coluna com matérias semanais variadas: Blog http://www.premiereline.com.br/ e/ou @Premiere_Line no twitter





*** 



Espero que tenham curtido esta nossa conversa com o João. Saber como pensa o autor nos aproxima mais da sua história. Adoro ir além das aparências. 

Aproveitem para visitar o site e ler um pouco do primeiro capítulo do livro. Além de obter mais informações sobre a história e o autor.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

(Resenha) O Último dos Guardiões - Insurreição - João Paulo Silveira

Título: O Último dos Guardiões - Insurreição 

Autor: João Paulo Silveira 

Ano: 2014  

Páginas: 405 

Editora: O Autor 



Sinopse: Um Reino em paz... A sociedade é governada por um conselho igualitário... As guerras há muito tempo terminaram... Mas quando a cobiça pelo poder fala mais alto... Eclode uma batalha sangrenta, como nenhuma outra antes. Uma guerra que durara vinte anos fora vencida por um feitiço arcano, libertando um mal hediondo na terra. Milhares de vidas foram sacrificados para que a ânsia de poder de alguns fosse saciada. Uma cidadela fora erigida para treinar novos guerreiros e fazer frente à ameaça. Após anos de batalha um guardião veterano acredita que poderá enfim deixar a frente de batalha, mas um acordo doentio destrói suas esperanças. Conseguirá este guardião se reerguer, combater o poder instituído e ainda ajudar seu povo a erradicar os exércitos infernais? 



***



Esta aventura acontece no Reino de Kor. Um lugar onde guerreiros são treinados nas artes de luta com armas e com magia (a união de dois temas que adoro: Era Medieval e magia). 

Conhecemos então Galaniel o último dos Guardiões. Acompanhamos toda a sua trajetória até se tornar o grande guerreiro destemido por muitos e como acabou vagando pelas tavernas para afogar suas mágoas. 

Gala é filho de uma união proibida no reino: um Guardião com uma Guardiã. Por este motivo precisa manter sua ascendência em segredo. 

Ele era um jovem gordinho e sofreu com os apelidos que recebeu. Porém este foi mais um incentivo para aprimorar suas técnicas de luta e se formar com honras na Cidadela. 

Se casa com a sua companheira do grupo de elite Os Oito Nirmiriel e leva uma vida tranquila e feliz até o dia que sua esposa é "escolhida" na Convocação para ser "sacrificada" aos espectros. A partir deste dia ele deixa sua antiga vida e passa a se embebedar todas as noites para tentar esquecer o ocorrido.

Mas o "destino" o coloca novamente diante de uma perda eminente e desta vez Gala resolve ser mais rápido ao resgatar as oferendas reiniciando assim a guerra. 

E agora ela será ainda mais sangrenta pois além das oferendas Gala também decide tentar descobrir o que realmente aconteceu com sua amada esposa. 

Assim ele e mais cinco companheiros do grupo de elite - RelferRionPelokirHrothgar e Codaino - partem rumo a Fenda para desvendar este mistério. 

No caminho têm batalhas ferozes com os espectros e precisam usar todas as técnicas de defesa e ataque que conhecem para chegar ao seu destino. Mas infelizmente um dos guerreiros não sai vivo desta empreitada (fiquei muito triste ;( pois era o que eu mais gostava). 

Esta história tem muitas lições a serem transmitidas: a amizade verdadeira transforma pessoas em irmãos, por amor somos capazes de ir até o inferno se for preciso para salvar aqueles que amamos, quando a ganância fala mais alto trair se torna uma opção banal, compaixão deve ser exercida até mesmo com quem nos decepciona, o Mal se alimenta da energia pura do Bem, nosso futuro depende das escolhas que fazemos no nosso presente, permitir que um erro continue dominando nossa vida só nos levará a destruição. 

Galaniel se tornou um líder não por impor ordens ou medo em seus subordinados mas por saber aprimorar as qualidades de cada um dos companheiros. 

Durante a sua "ressurreição" teve uma ajuda especial afinal a luta é contra seres do mal. A Luz teve que intervir pois contra as Trevas é necessário uma dose extra de energia. 

A narrativa do João é tão marcante que transforma o leitor no Nono integrante do grupo de elite. Os detalhes sobre os locais e as batalhas são extremamente realistas. Para quem tem o costume de deixar a imaginação flutuar durante a leitura fica fácil visualizar cada cena. 

Dois pontos super importantes é que no início tem um mapa do Reino de Kor nos deixando ambientados com o lugar e no final tem 3 apêndices que nos mantêm atualizados sobre os acontecimentos e principalmente quem é quem na história. 

Desta maneira podemos entender melhor o desenrolar da trama sem ter que ficar voltando na leitura caso esqueça algum nome. Amei pois mostra o quanto o autor quer interagir com o leitor. 

O Gala conquista o leitor com sua liderança e com a força do seu amor pela Nirmiriel. Quer demonstração maior desse sentimento do que ir até o "inferno" lutar contra seres trevosos para tentar trazer sua amada de volta? 

Agora é aguardar ANSIOSAMENTE a continuação desta história. Nossos guerreiros precisam encontrar as Armas Primevas para poderem acabar com o reinado de Balkatar. Espero não ver a queda de nenhum outro dos meus meninos.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos