Image Map

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

(Resenha) O Último dos Guardiões - Insurreição - João Paulo Silveira

Título: O Último dos Guardiões - Insurreição 

Autor: João Paulo Silveira 

Ano: 2014  

Páginas: 405 

Editora: O Autor 



Sinopse: Um Reino em paz... A sociedade é governada por um conselho igualitário... As guerras há muito tempo terminaram... Mas quando a cobiça pelo poder fala mais alto... Eclode uma batalha sangrenta, como nenhuma outra antes. Uma guerra que durara vinte anos fora vencida por um feitiço arcano, libertando um mal hediondo na terra. Milhares de vidas foram sacrificados para que a ânsia de poder de alguns fosse saciada. Uma cidadela fora erigida para treinar novos guerreiros e fazer frente à ameaça. Após anos de batalha um guardião veterano acredita que poderá enfim deixar a frente de batalha, mas um acordo doentio destrói suas esperanças. Conseguirá este guardião se reerguer, combater o poder instituído e ainda ajudar seu povo a erradicar os exércitos infernais? 



***



Esta aventura acontece no Reino de Kor. Um lugar onde guerreiros são treinados nas artes de luta com armas e com magia (a união de dois temas que adoro: Era Medieval e magia). 

Conhecemos então Galaniel o último dos Guardiões. Acompanhamos toda a sua trajetória até se tornar o grande guerreiro destemido por muitos e como acabou vagando pelas tavernas para afogar suas mágoas. 

Gala é filho de uma união proibida no reino: um Guardião com uma Guardiã. Por este motivo precisa manter sua ascendência em segredo. 

Ele era um jovem gordinho e sofreu com os apelidos que recebeu. Porém este foi mais um incentivo para aprimorar suas técnicas de luta e se formar com honras na Cidadela. 

Se casa com a sua companheira do grupo de elite Os Oito Nirmiriel e leva uma vida tranquila e feliz até o dia que sua esposa é "escolhida" na Convocação para ser "sacrificada" aos espectros. A partir deste dia ele deixa sua antiga vida e passa a se embebedar todas as noites para tentar esquecer o ocorrido.

Mas o "destino" o coloca novamente diante de uma perda eminente e desta vez Gala resolve ser mais rápido ao resgatar as oferendas reiniciando assim a guerra. 

E agora ela será ainda mais sangrenta pois além das oferendas Gala também decide tentar descobrir o que realmente aconteceu com sua amada esposa. 

Assim ele e mais cinco companheiros do grupo de elite - RelferRionPelokirHrothgar e Codaino - partem rumo a Fenda para desvendar este mistério. 

No caminho têm batalhas ferozes com os espectros e precisam usar todas as técnicas de defesa e ataque que conhecem para chegar ao seu destino. Mas infelizmente um dos guerreiros não sai vivo desta empreitada (fiquei muito triste ;( pois era o que eu mais gostava). 

Esta história tem muitas lições a serem transmitidas: a amizade verdadeira transforma pessoas em irmãos, por amor somos capazes de ir até o inferno se for preciso para salvar aqueles que amamos, quando a ganância fala mais alto trair se torna uma opção banal, compaixão deve ser exercida até mesmo com quem nos decepciona, o Mal se alimenta da energia pura do Bem, nosso futuro depende das escolhas que fazemos no nosso presente, permitir que um erro continue dominando nossa vida só nos levará a destruição. 

Galaniel se tornou um líder não por impor ordens ou medo em seus subordinados mas por saber aprimorar as qualidades de cada um dos companheiros. 

Durante a sua "ressurreição" teve uma ajuda especial afinal a luta é contra seres do mal. A Luz teve que intervir pois contra as Trevas é necessário uma dose extra de energia. 

A narrativa do João é tão marcante que transforma o leitor no Nono integrante do grupo de elite. Os detalhes sobre os locais e as batalhas são extremamente realistas. Para quem tem o costume de deixar a imaginação flutuar durante a leitura fica fácil visualizar cada cena. 

Dois pontos super importantes é que no início tem um mapa do Reino de Kor nos deixando ambientados com o lugar e no final tem 3 apêndices que nos mantêm atualizados sobre os acontecimentos e principalmente quem é quem na história. 

Desta maneira podemos entender melhor o desenrolar da trama sem ter que ficar voltando na leitura caso esqueça algum nome. Amei pois mostra o quanto o autor quer interagir com o leitor. 

O Gala conquista o leitor com sua liderança e com a força do seu amor pela Nirmiriel. Quer demonstração maior desse sentimento do que ir até o "inferno" lutar contra seres trevosos para tentar trazer sua amada de volta? 

Agora é aguardar ANSIOSAMENTE a continuação desta história. Nossos guerreiros precisam encontrar as Armas Primevas para poderem acabar com o reinado de Balkatar. Espero não ver a queda de nenhum outro dos meus meninos.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

5 comentários:

  1. Parece ser interessante. Amo livros de guerra e esse parece que não vai deixar a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma história de fantasia que fiquei curiosa pra ler. Pelos comentários na resenha, tem tudo pra me agradar. Gosto de história de fantasia deste estilo. espero conseguir ler também. Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A Sabedoria Acima de tudo vai vencer com certeza.O Mal existe mais ainda creio no Bem e no Amor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da premissa do livro e sua resenha me deixou bastante interessada.
    Não conhecia a obra e agora está anotada a dica.

    ResponderExcluir
  5. Pra falar a verdade nunca tinha me interessado em ler este gênero, mas sempre a uma chance... bom vou dizer o que despertou minha curiosidade eu só leio romance e choro bastante, então quero provar outro gênero,,,
    E outra o livro tem continuação, adoro séries...

    ResponderExcluir