Image Map

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

(Resenha) Anna e a Trilha Secreta - Ana Lúcia Merege

Título: Anna e a Trilha Secreta - Athelgard # 

Autora: Ana Lúcia Merege 

Ano: 2015  

Páginas: 84 

Editora: Draco 



Sinopse: Essa jornada mágica só ela pode trilhar 
Anna sempre foi feliz entre os elfos da Floresta dos Teixos, mas, ao completar doze anos, começa a se dar conta de que é muito diferente de todos. Nem sua avó, uma caçadora experiente, e nem o xamã da tribo têm respostas para suas dúvidas. 
Quando uma misteriosa coruja rouba sua bolsa de talismãs, a menina se aventura em uma jornada no coração da floresta, atravessando os territórios dos espíritos-guardiões da tribo. E é através das armadilhas e perigos da Trilha Secreta que tudo o que aprendeu até hoje será posto à prova. Anna e a Trilha Secreta, escrito por Ana Lúcia Merege e ilustrado por Ericksama, é o primeiro livro a mostrar um outro lado do fantástico universo de Athelgard. Agora pelo olhar dos mais jovens, visite a magia e a imaginação que encantaram os leitores de O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos e O Tesouro dos Mares Gelados. Mas cuidado para não se perder. Siga o seu coração e nos diga o que há no final dessa trilha. 



***


Anna sempre se sentiu "estranha" entre os moradores da Tribo. Não por causa da sua aparência (afinal era a única humana) mas por não saber exatamente quem ela era de verdade. 

Estava sendo consumida por perguntas existenciais e não encontrava ninguém que lhe desse as respostas. 

Quando a coruja lhe rouba a encomenda que sua mestra Maryan enviou para o marido, seu primo Zendak, Anna resolve ir atrás da "ladra" recuperar o presente pois não quer desapontar aqueles que mais ama. 

Assim começa sua jornada. O que ela não pode imaginar é que esta jornada não será apenas em busca de um "tesouro" material. Ela irá em busca do seu verdadeiro EU. Finalmente ela conhecerá as respostas para suas dúvidas. 

Percorrerá o caminho mais difícil pelo qual todo ser humano deve passar: o autoconhecimento. 

Para chegar ao final Anna deve passar pelos territórios dos guardiões da sua tribo: o Lobo, a Lontra e o Corvo. E terá que usar suas habilidades intelectuais e mentais para passar pelos testes impostos por cada um deles. E por último vencer a "ladra" da história, a Coruja, no seu mundo subterrâneo. 

Com cada teste Anna vai ultrapassando os limites da sua personalidade até encontrar sua essência. A partir deste momento as dúvidas ficam sanadas e apenas sobra o desejo de evoluir cada vez mais como pessoa.

Esta jornada é feita por dentro da Floresta dos Teixos mas é no interior da Anna que ocorre a grande revelação. Os ensinamentos dados pela Maryan e pelo Zendrak tornam esta jornada um pouco mais fácil pois eles lhe incutiram o direcionamento. Porém é uma caminhada solitária pois só se torna um vencedor aquele que vence a si mesmo. 

Anna teve uma oportunidade que poucas pessoas conseguem: fazer esta jornada sendo apenas uma menina de 12 anos. Se toda jovem pudesse ter esta chance teríamos um mundo muito melhor. 

Eu fiquei completamente encantada com esta história pois ela nos faz refletir sobre as nossas escolhas e mostra que nosso futuro será decidido no momento que resolvermos ir em busca da nossa Luz. 

Este livro está na categoria infantojuvenil. Ou seja é para crianças entre os 10 e 12 anos (a minha interior é exatamente desta faixa etária) porém eu a recomendo para toda a família. Não importa a idade física.

A melhor herança que um pai ou uma mãe pode deixar para seus filhos é o amor pela leitura. E se esta leitura fizer com que ele dê mais um passo rumo ao seu autoconhecimento irá estar lhe dando um tesouro cujo valor é incalculável. 

E é exatamente este tesouro que você pai ou mãe irá dar ao seu filho ao lhe presentear com esta história criada pela Ana Merege 

Todos aqui sabem que sou fã da Ana por causa do dom maravilhoso que ela tem como escritora. Em cada narrativa ela foca no personagem que está transmitindo a mensagem. No livro O Castelo das Águias a narração teve a delicadeza da Anna de Bryke. Já no A Ilha dos Ossos foi a força do Kieran que pudemos sentir em cada página. Agora com o Anna e A Trilha Secreta ela conseguiu colocar nas 84 páginas a doçura e o amor de uma menina de 12 anos de idade. Mais uma vez pude comprovar o seu talento.  

Também recomendo que os professores vejam a excelente oportunidade de se transformarem em um catalizador de mudanças em seus alunos ao indicarem esta história como tema de aula. Desta maneira passarão da categoria de professores e se tornarão mestres. 

A trilha percorrida pela menina Anna a transformou na mulher capaz de conquistar o amor de um homem especial como o Kieran 

Então vamos ensinar nossas crianças a trilharem seus próprios caminhos lhes dando base para serem adultos dignos. Os valores que são passados aqui deveriam ser ensinados a todas as crianças assim como as ensinamos a andar. 

A jornada deve ser feita individualmente porém nós podemos e devemos estar auxiliando os menores nesta caminhada. 

Confesso que fiquei com inveja da pequena Anna por poder se comunicar com os animais. Acho que vou procurar o caminho da Floresta dos Teixos e me perder nela para poder me encontrar de verdade.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário