Autor: Renan Carvalho
Ano: 2015
Páginas: 480
Editora: Novas Páginas
Sinopse: Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.
***
Neste segundo livro conhecemos Tlavi, a Estrela ou Mestra da Cura. Uma guerreira formidável que não mede esforços para aniquilar o Mal do planeta e que comanda o exército de paladinos da Cidade Dourada.
Ela foi treinada desde jovem pelo Mestre dos Cristais Ioseth, outra Estrela. Abandonou seu pai e seu irmão Gueth para se dedicar integralmente a causa.
Quando o mundo corre o risco de ser destruído por Shazp, a Estrela dos Mortos, suja determinação em encontrar uma maneira de detê-lo a leva a travar uma batalha muito perigosa.
Enquanto isso Leran e Luana estão fora dos muros de Acigam e acabam por descobrir um mundo completamente diferente do que imaginavam. Eles precisam fugir dos caçadores e tentar encontrar um mestre para ajudar a Luana a desenvolver seus poderes.
O destino acaba por uni-los ao irmão da Tlavi, o Gueth e os levando até a Cidade Dourada. Mas a caminhada é permeada por lutas vorazes com as criaturas criadas para serem o exército das Trevas.
Já deu para ter uma noção do que acontece nesta história né?
Estão enganados. Nada do que vocês imaginarem irão encontrar aqui. É muito mais eletrizante, empolgante, envolvente, criativo, viciante e sangrento do que suas mentes possam visualizar.
Tlavi é uma mulher capaz de dar a própria vida para salvar um desconhecido ou um de seus guerreiros mas se tornou um coração de gelo para a sua família. Saiu de casa para ser treinada prometendo voltar e nunca mais os encontrou.
Quando tem a chance de conviver novamente com o irmão Gueth simplesmente a joga fora e foi tão cruel quanto o seu tão odiado inimigo. Sim ela é uma Estrela de Cura, um ser da Luz mas que cultiva o ódio no coração. Adorei mostrar este lado para que as pessoas entendam que não é por estar do lado do Bem que uma pessoa "precisa" manter apenas o amor no coração. Ela pode sim odiar porém a intensidade e o que ela irá fazer com relação a este sentimento é que irá definir o seu caráter, a sua índole. Confesso que fiquei com vontade de dar uns bons tapas nesta mulher pelo que ela foi capaz de fazer, mesmo que indiretamente, com o irmão.
Em contrapartida Leran é super protetor com a irmã Luana. Ele acredita que tem que estar ao seu lado para que esteja bem. Porém os atritos por causa desta proteção acabam acontecendo e os afastando.
Com a guerra iminente eles têm que superar esta desavença e confiarem na capacidade um do outro. Leran tem que deixar a Luana caminhar com as próprias pernas e lidar com os seus poderes sozinha.
Não preciso dizer que me encantei com o Gueth né? Ele se tornou meu guerreiro favorito e conquistou minha paixão com seu jeito especial de ser. Mesmo magoado pela irmã ainda tem a esperança de uma reconciliação. Luta maravilhosamente bem. É ligado à Natureza. Tem uma filosofia de vida interessante. Virei fã.
Leran continua sendo o herói da história e suas lições vão ficando cada vez mais difíceis, tanto as físicas quanto as emocionais. Ele precisa aprender a confiar no discernimento da irmã e deixá-la lutar por si mesma. E ainda sofre pela perda da sua amada Judra. Seu domínio da energia ganha novos elementos e o torna mais forte.
Uma coisa que as meninas têm em comum, além de serem Estrelas, é a arrogância. Elas se consideram grandiosas por serem Estrelas e se tornam prepotentes. A Luana ainda estava no começo desta trilha por isso pode retroceder já a Tlavi se deixou consumir por este ego. Mas acredito que o responsável por levá-las por este caminho seja o Mestre Ioseth (estou com a impressão que teremos surpresas vindas da parte dele no próximo livro).
Quem leu a resenha que fiz para o Encantador de Flechas sabe que fiquei completamente apaixonada pela história e principalmente pela maneira do Renan contá-la. Bem ele conseguiu se superar com A Estrela dos Mortos.
Já na leitura do prólogo temos uma amostra da grandeza da sua escrita. Sei que pode parecer loucura mas a energia que sinto ao tocar o livro é muito forte (somente tive este prazer com 2 autores). Em cada página virada transborda toda a emoção vivida pelos personagens unida a esta energia do Renan. Este é um dom muito raro. Posso dizer que o Renan evoluiu de Encantador de Leitores para Constelação de Emoções (sim ele sozinho representa várias Estrelas). Seu talento é inenarrável.
A expectativa para o final desta história, pelo menos para mim, está lá no céu junto com a Constelação Renan. Segurando a ansiedade.
Um leve bater de asas para todos!!!!
Khrys Anjos
Humm, que continuação perfeita, de tirar o folêgo, quantos personagens maravilhosos, a Tlavi me deixou sem palavras, apesar de toda amargura no coração, mas só de dar a vida dela em troca de outro, já a deixa com cara de heroína, é muita aventura, parabéns ao autor se superou.
ResponderExcluirAmo esse tipo de literatura e quero muito ler o livro. Parabéns pela resenha
ResponderExcluirAinda não li os outros livros, mas todos que leram esse livro só me disseram elogios, e muito bom ver o quanto a leitura nacional tem crescido e tem ganhando força, pretendo ler esse livro com certeza.
ResponderExcluirSabe quando vc se apaixona tanto por uma obra que se apaixona pelos personagens, se apaixona pela cidade que eles moram, e se apaixona pelo Autor com todas as forças? então esse é meu caso com Super Nova, se bem que se apaixonar pelo autor não foi nada espantoso pq Renan Carvalho é lindamente apaixonante rsrs, mas voltando ao livro esse segundo livro foi o livro que mais esperei esse ano mas infelizmente ainda não pude comprar (ta doloroso) e com isso não tinha lido nenhuma resenha ainda, poi sabia q ia sofrer mais ainda e dito e certo, amei sua resenha me mostrou que o livro vai me surpreender e que preciso ler o quanto antes... ja vi que vou me apaixonar por mais gente dessa vez. bjocas
ResponderExcluirTenho que ler o primeiro livro ainda, mas tambem vou ler esse!
ResponderExcluirMeu Deus que angústia ao ler o desenrolar de Supernova.Imagino para você que leu deve estar mesmo ansiosa pelo desfecho dessa trilogia.
ResponderExcluirÓtima resenha
Beijos
Fiquei feliz por saber que a história continua empolgante como o primeiro livro. Estou ansiosa por conferir tudo que diz da trama. Espero que o último livro feche a trilogia com chave de ouro.
ResponderExcluirBeijos.
Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas leio tantos elogios que estou ficando cada vez mais curiosa. As capas são maravilhosas também *-*
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de conhecer a história em breve.
Acho q se deve ler o primeiro para acompanhar a saga mais deve ser muito bom.E acho q se for bem administrado seria um bom filme.
ResponderExcluirLá vem ele novamente! Quando uma série é sucesso, não tem como questionar. A gente aplaude e pede bis. Quero muito ler essa obra, assim satisfazer minhas expectativas.
ResponderExcluirÓtima resenha, parabéns
Nizete
Cia do Leitor