Image Map

quarta-feira, 4 de junho de 2014

(Resenha) Experimente mudar - Domingos Pascoal de Melo

Título: Experimente mudar

Autor: Domingos Pascoal de Melo

Editora: Perfil

Edição: 2ª

Ano: 2013

Páginas: 216



Sinopse: Experimente dizer com mais frequência: obrigado, desculpe, com licença, por favor. Experimente falar num tom mais baixo e mais suave. Lembre-se de que às vezes somos odiados ou amados de acordo com o tom da voz que empregamos. Experimente sorrir. Experimente ouvir. Experimente, dê mais atenção, ouça mais e melhor e, sobretudo, dê respostas audíveis, entendíveis. Experimente ser mais honesto. Experimente amar. Experimente entender erros, fraquezas e defeitos, seus e principalmente dos outros. EXPERIMENTE MUDAR.


***




O Domingos reuniu neste livro 34 crônicas que abordam principalmente o relacionamento familiar.

E o que para muitos pode ser considerado um convite eu ouso dizer que na verdade é uma convocação. 

A população mundial fica sempre com receio do famigerado Fim do Mundo quando deveria estar preocupada com algo realmente alarmante: o Fim da Humanidade.

Nós seres humanos (sempre me incluo pois faço parte desta raça e não sou perfeita) estamos fazendo o que os espiritualistas dizem ser impossível. Em vez de evoluirmos estamos involuindo.

Logo chegaremos a viver como os nossos antepassados os neandertais.

O Homem está perdendo a noção do que é uma família. Por isso pergunto a você leitor: O que significa esta instituição para você?

Com a "modernidade" veio o desequilíbrio da unidade familiar. Os pais fazem do trabalho seu refúgio e simplesmente deixam que seus filhos se criem por si mesmos.

Oferecem tudo aquilo que o dinheiro pode comprar mas se esquecem de lhes dar o essencial: amor. Quando digo amor muitos podem pensar que se fosse para dar apenas carinho para os filhos não teríamos os bandidos.

São os dois lados da questão. Os ricos e os da classe média não sabem dizer não aos filhos. Só pensam em trabalhar para dar uma vida mais confortável para a "família" mas não se preocupam em estar presente no dia a dia dos membros desta família.

Passam o dia fora e quando chegam em casa continuam conectados com o mundo de fora e não com o de dentro. Além de arrumarem tempo apenas para a infidelidade.

Os pobres ao verem o que os ricos possuem acreditam que também merecem (não estou dizendo que não mereçam. Todos nós merecemos melhorar e alcançar uma posição mais elevada na vida) mas não querem conseguir isso com o esforço do trabalho digno. Vão pelo caminho mais "fácil".

Esse choque de conceitos acaba gerando a banalização da violência e a desvalorização da família.

O que o Domingos quis passar para os leitores (pelo menos foi o que entendi) é que se não mudarmos nossa maneira de viver agora vamos acabar caindo num abismo sem volta.

Precisamos ensinar aos nossos filhos que o que realmente importa não é o TER mas o SER.

Ter a felicidade através de algo palpável é uma ilusão. Ser feliz através dos sentimentos é o que nos torna verdadeiramente humanos.

Tomemos como exemplo o que os americanos (não me processem por usá-los como exemplo pois isso acontece em todas as partes do planeta) fazem: quando seus filhos completam 5 anos, às vezes até mesmo antes disso, eles os levam para aprender a caçar.

Ensinam que para ser macho precisa tirar a vida de um ser inocente e na maioria das vezes de forma bárbara. Bem se uma criança cresce com este conceito que a vida de um animal não vale nada com certeza ele irá acreditar que a do ser humano também não vale. Prova disso são as reportagens que vemos nos noticiários onde adolescentes entram em escolas ou cinemas e fazem chacinas atirando em todo mundo.

Eles apenas estão exteriorizando o que aprenderam com os pais.

Viram como o exemplo é o melhor caminho para se educar uma criança? E isto é com relação a tudo. A honestidade, o respeito pela vida, a valorização do amor. 

São conceitos que a humanidade está fazendo questão de esquecer.

E como podemos reverter esta situação? Mudando nossa maneira de pensa e de agir. 

Faça um pequeno teste: ao sair de casa coloque um sorriso no rosto e dê bom dia para as pessoas que passarem por você. Mesmo que não obtenha resposta o fato de você desejar que a outra pessoa tenha um bom dia vai voltar para você.

Estamos acostumados a viver no nosso mundinho e esquecemos que fazemos parte de uma grande comunidade.

Pequenas mudanças no dia a dia farão uma enorme diferença no nosso destino.

Esquematize uma hora por dia para passar na companhia de seus filhos. Sem tv, internet ou telefone. Apenas vocês.

Ensine seu filho a dar valor ao que realmente é valioso: a família.

Recomendo este livro para todos aqueles que querem evoluir nesta vida. Mas façam a leitura com a mente aberta para absorver estas mensagens.

A mudança tem que acontecer e precisa ser com urgência pois o tempo está acabando. O Mundo não se acabará mas a Humanidade pode sim entrar em extinção. Seremos como os homens das cavernas vivendo em edifícios e casas.

Espero sinceramente não ter que presenciar uma coisa dessa acontecendo.

Podemos fazer a diferença começando a mudança, que queremos ver acontecer no mundo, em nós mesmos. São pequenas atitudes que trarão grandes transformações tanto para nós quanto para as pessoas que convivem conosco. É o famoso efeito borboleta.

Então vamos lá. Experimente mudar.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. This post is in fact a pleasant one it assists new the web visitors, who are wishing in favor of blogging.


    Also visit my website - world at arms oyna

    ResponderExcluir