Image Map

sexta-feira, 13 de março de 2015

(Resenha) A mais pura verdade - Dan Gemeinhart

Título: A Mais Pura Verdade

Autor: Dan Gemeinhart

Ano: 2015  

Páginas: 224

Editora: Novo Conceito


Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


***


Mark resolve fugir após descobrir que sua doença está piorando. Como sabe que seus pais jamais permitiriam que se quer tentasse chegar perto da montanha ele coloca tudo o que irá precisar para viver a maior aventura da sua vida dentro da mochila, caderno, caneta, passagem de trem, remédios, comida e corda. Além de levar sua máquina fotográfica para registrar os momentos mais marcantes e seu fiel amigo o Beau.

Na sua primeira noite na cidade ele descobre da pior maneira o quanto andar sozinho pelas ruas é perigoso. Se não estivesse na companhia de seu anjo protetor Beau sua aventura teria terminado antes mesmo de começar.

Durante sua trajetória até a montanha gelada Mark vai conhecendo algumas pessoas que o ajudam não apenas a continuar mas a entender melhor a vida.
Jessie também passa por esta provação pois fica dividida entre contar para os pais do Mark o que sabe ou permitir que o amigo realize a promessa feita a seu avô.

Ele não resolveu escalar uma montanha por capricho. Somente estava tentando realizar o sonho do seu avô. E como acreditava que não teria outra oportunidade para fazer resolveu enfrentar o desafio.

Gostei muito da iniciativa do autor em colocar entre os capítulos um meio capítulo para que pudéssemos entender o que os pais do Mark e a Jessie estavam vivendo e sentindo.

Durante a escalada Mark e Beau tiveram momentos angustiantes diante da morte. Eles precisaram se tornar um para saírem vivos desta aventura.

As lições que o Mark acaba aprendendo neste período o torna mais forte diante da vida. Ele entende que não é a doença que nos mata mas a desistência.

A jornada percorrida pelo Mark não foi para alcançar o topo de uma montanha mas para alcançar o seu eu interior.

O Mark que começou a escalada ficou lá naquela montanha. Foi o fim de um ciclo. Uma transmutação do ser. Um amadurecimento do espírito.

E poder acompanhar este crescimento do Mark e da Jessie foi simplesmente arrebatador. Além de nos levar às lágrimas pela emoção forte vivida por eles.

A maneira como o Dan narra sua história é comovente. Podemos sentir todas as emoções, todos os sentimentos que os personagens estão vivenciando.

Suas dúvidas refletem as nossas. São momentos para fazer o leitor pensar de verdade na vida e nas pessoas.

Não posso deixar de dizer que o Beau me conquistou. Um exemplo de anjo de quatro patas. Assim são os cães. Por isso é considerado o melhor amigo do homem pois é capaz de dar a sua vida em troca da do seu amigo humano.


Mark e Beau ficarão marcados na minha memória como uma dupla de heróis que foram capazes de vencer uma montanha gelada e retornarem renovados.

Esta é a mais pura verdade.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Oieee,
    terminei de ler essa maravilha ontem e ameeeeei com todas as minhas forcas!!! kkkk
    É lindo demais! Eu pensava, mas por que ele quer tanto escalar essa montanha? É o sonho dele, mas que sonho difícil!
    E daí me surpreendi por ser na verdade, o sonho do avo dele!
    CHOREEEEI, meu coração apertou, fiquei com medo do final! Mas... foi surpreendente!!! Ameeei mtooooo e quero muito ler mais desse autor de tão grande sensibilidade!!!
    bjãooo,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir