Image Map

quarta-feira, 8 de julho de 2015

(Resenha) Kassandra - Edite Fonseca

Título: Kassandra

Autor: Edite Fonseca

Editora: Chiado Editora

Páginas: 534

Coleção: Viagens na Ficção

Gênero: Romance

Ano: 2014


Literatura estrangeira/Portugal


Sinopse:
Todas as pessoas têm histórias de vida para contar. A de Kassandra, uma menina que nasceu numa família pobre de sete crianças na Beira, surpreende pela garra, inteligência e determinação. Perdeu o pai vítima de um acidente de viação quando tinha oito anos. Sua mãe, é obrigada a confiá-la a um colégio religioso, estabelecimento de ensino privado, separando-a assim da maior parte dos irmãos e da casa familiar.
Esta dramática separação, o amor das religiosas e o apoio incondicional de diversas pessoas presentes no seu quotidiano vão fazer desta jovem fragilizada, uma “fortaleza”.
A menina que passeava sempre acompanhada pelos livros, revelou-se uma aluna exemplar e ganhou asas. Kassandra tornou-se uma adolescente divertida, activa e sonhadora que trabalhava arduamente para vencer as dificuldades. Acreditou na sua própria estrela que a guiou no seu caminho. O destino quis, que este fosse cheio de experiências singulares e emocionantes.
Uma história de perdas, de dor, de amor e de luta, habilmente narrada, num misto subtil de humor e sensibilidade, onde o riso e o choro se confundem…



***


Ao começarmos a leitura desta obra somos conduzidos a entrar na mente da jovem Kassandra e fazer uma viagem por suas memórias. Assim a cada lembrança estamos de alguma forma fazendo parte da história.

Kassandra precisou aprender as lições da vida muito cedo. Seu adorado pai faleceu a deixando com um enorme vazio na alma pois sua maior ligação era exatamente com ele.

O seu relacionamento com a mãe era muito ruim a ponto de sentirem alívio quando tiveram que viver separadas.

No decorrer de sua infância passou por todas as etapas para o seu amadurecimento tendo uma dose extra de sofrimento. Isso a tornou forte.

A autora Edite descreve de maneira bem detalhada todas essas etapas. Os pensamentos e as emoções da Kassandra são transmitidas em cada passagem.

Ela teve momentos de dor extrema e também momentos de muita alegria. 
Conseguia conquistar as pessoas com o seu inigualável carisma, mas principalmente por ter um bom coração. Sua alma era pura.

Mesmo com toda a dor das perdas e da desilusão conseguiu manter esta pureza.

Uma característica que achei muito importante ter sido mostrada aqui é o fato de uma mãe ter dificuldade em amar um filho. A maioria das pessoas dizem que isso é impossível. Uma mãe sempre amará todos os filhos da mesma maneira.

Uma mãe pode sim amar de maneiras diferentes os filhos. Ter mais afinidade com um. Não se dar bem com o outro. Tem casos em que a mãe odeia mesmo o filho.

Costumo dizer que prefiro a sinceridade do sentimento. Amar alguém por obrigação só porque os outros acham que isso é o certo está completamente errado.

O amor deve vir da alma. Ser um sentimento de ligação que nasce e floresce no coração.

Foi esta a maior lição que a Kassandra aprendeu. E superar isso foi sua prova mais difícil porém fortificante.

Não adianta fingirmos que sentimos algo quando este sentimento está apenas na superfície. Ele precisa estar plantado com as raízes bem fundo para que nenhuma tempestade o arranque.

A história conta a infância e adolescência da Kassandra. Sendo tão jovem passou por tantas provações que ficamos com um certo receio de descobrir o que aconteceu em sua vida até chegar a fase adulta.

Este livro foi escrito para quem tem o costume de olhar além. Enxergar o outro lado dos acontecimentos.

Kassandra é uma guerreira num corpo de menina cuja alma tem uma docilidade capaz de conquistar as pessoas.

O que torna as demais pessoas fracas a torna forte. Um enigma que está ali para ser desvendado. Um ser especial.

Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário