Image Map

domingo, 3 de julho de 2016

(Resenha) A Garota Que Eu Nunca Beijei - Suelen Perez de Azevedo

Título: A Garota Que Eu Nunca Beijei

Autora: Suelen Perez de Azevedo

Ano: 2016

Páginas: 550
 
Editora: Chiado Editora




Sinopse: O que fazer quando seu melhor amigo é o motivo de seus mais espontâneos e sinceros sorrisos, mas ao mesmo tempo a razão de suas lágrimas e enxaquecas? Quando o amor e a amizade se dão as mãos e o seu coração já não sabe mais para onde ir...
Samantha e Diego são amigos há quatro anos e fazem tudo juntos. Desde assistir a filmes até tocar na mesma banda. Eis que surge das lembranças inesquecíveis do passado a ex e primeira namorada de Diego. Uma viagem rumo à cidade que se deixou para trás mudará para sempre a relação desses dois amigos. Música, drama, humor e reconhecimento de sentimentos até então desconhecidos e escondidos. E mais, saber que ainda se pode ter tudo.


***


Por causa da profissão do pai Diego nunca passou mais do que alguns poucos meses vivendo em uma cidade. E foi numa destas pequenas estadias, em BH, que ele conhece a Diana e tem o primeiro contato com o amor. Ela se torna a sua primeira e única namorada.

Quando precisa se mudar novamente faz uma promessa a Diana de se reencontrarem quando fossem responsáveis pelas próprias vidas.

Então chegando a Maringá, local que seus pais escolheram para ser a morada definitiva da família tem um esbarrão que lhe proporciona conhecer a Samantha, Sam para os íntimos. A partir deste dia se tornam um só.

Onde um está o outro também está. E quando não estão juntos é o mesmo que estar faltando uma parte importante do corpo. A conexão entre eles é tanta que se entendem apenas com o olhar. A sintonia, a cumplicidade, o entrosamento é tão forte que as pessoas não os identificam separados.

Mas eis que a Sam guarda um segredo que todos percebem menos o seu melhor amigo. Pois é, os meninos são tão distraídos com relação ao sentimento das meninas...

Ela mantém o amor que brotou em seu coração no exato momento que o conhecem numa redoma dentro do peito e aceita estar apenas ao seu lado como amiga tendo que suportar todas as vezes que ele fica com alguma outra menina numa festa.

Quando Diego completa 17 anos surge uma chance que ele e os demais integrantes da sua banda tanto desejavam: tocar em outra cidade e levar a sua música ao conhecimento do público.

E é durante esta viagem que o passado ressurge na forma da sua ex-namorada. Ele então passa a se questionar sobre seus sentimentos, pois sua mãe lhe lança uma nova visão sobre o seu relacionamento com a Sam.

Ele precisa rever cada momento vivido com ambas as meninas e se decidir por qual delas o seu coração realmente bate mais forte.

A autora tem um dom extraordinário para envolver o leitor na leitura. Sua narrativa é contagiante e viciante. E flui de uma maneira tão natural que as 550 páginas passam voando diante de seus olhos.

Eu fiquei encantada e virei fã da Suelen pela força e delicadeza da sua escrita. Ela conseguiu descrever de maneira espetacular todos os sentimentos dos personagens. Tocou fundo na alma de cada um deles e nos mostrou a essência dessas almas.

A história pode ser considerada clichê por muitas pessoas. Amigos que se descobrem apaixonados. Mas não é isso que acontece com esta trama.

A Suelen conseguiu traduzir em palavras todos os sentimentos que o amor engloba. Amizade, amor, paixão, companheirismo, dor, alegria. Cada etapa que o casal precisou passar para entender e aceitar o que estava acontecendo com eles foi demonstrada de forma tão sincera que podemos sentir até mesmo os suspiros que eles deram.

A cada página vamos sendo inundados por estes sentimentos e passamos a senti-los em nós.

A Sam é uma menina especial. Seu sorriso é a sua marca registrada. E o Diego passa a ser assim também depois que a conhece. Ela lhe fez trazer para fora de si mesmo suas qualidades e se mostrar de verdade.

Eles têm uma paixão em comum: a música. Isso os torna ainda mais próximos. São o complemento perfeito um do outro.

A história não se resume ao casal. Temos outros personagens que foram essenciais para fazer com que esta dupla pudesse viver este amor. Os conselhos dados pela dona Bárbara ao filho, a ajuda que a Clara deu a Sam, o incentivo do Nick ao Diego e a conversa do Guilherme com o Diego foram momentos muito especiais, pois o que lhes foi dito serve como lições valiosas para o leitor.

São ensinamentos passados para os personagens que na verdade são essenciais na vida de qualquer pessoa.

A principal mensagem da história: Nossa vida é determinada pelas nossas escolhas. Não podemos viver na incerteza nem passar a decisão para outra pessoa. Somos nós que devemos decidir e seguir em frente com as consequências da escolha, sejam elas boas ou ruins.

Chega um determinado momento que temos que fazer uma auto-análise dos nossos sentimentos e encarar a realidade. Ir fundo dentro de nós mesmos e descobrirmos o que estamos sentido e por quem.

Ouvir os conselhos de quem está de fora é uma ótima chance de nos fazer parar para refletir sobre como estamos encaminhando a nossa vida. Quando é um conselho vindo de alguém que sabemos deseja o nosso bem é ainda mais importante lhe dar atenção.

E quando formos fazer a escolha após ponderarmos sobre todas as nuances dos nossos sentimentos a faremos com a consciência tranquila sabendo que o que for descartado deve ser deixado em definitivo para trás. Não podemos deixar brechas para incertezas nem em nós muito menos na outra pessoa que passará a fazer parte da nossa vida nos completando como um todo.

Outra dica valiosa: cuidado com o desejo, pois ele coloca um véu sobre nossos olhos. O Diego passou 4 anos querendo ter a ex de volta e quase perdeu a chance de viver o amor incondicional ao lado da Samantha por estar com os olhos e a mente completamente obstruídos por esta ilusão.

As vezes ficamos tão focados numa coisa e não percebemos que a pessoa que nos ajudará a sermos verdadeiramente felizes está bem ao nosso lado apenas aguardando que tiremos os olhos do céu e nos viremos em sua direção.

A autora fez algo raro nesta história: descreveu perfeitamente como é a mente do jovem que está iniciando seus passos no campo amoroso. As dúvidas, as incertezas, os medos, os receios. Tudo demonstrado de forma tão intensa e ao mesmo tempo tão delicada que nos toca profundamente a alma. A sensibilidade da escrita é comovente.

Só encontrei uma coisa para reclamar desta história: ter chegado ao fim. Não me conformo em ficar longe dos meus meninos. Adotei a dupla como filhos adorados e os conselheiros como integrantes da família.

Torcendo para que a autora decida escrever uma continuação para poder saber como os dois estão desenrolando o namoro e se mais algum casal se formará na banda.

Recomendo esta história para todas as pessoas. Pais que querem entender e melhorar o seu relacionamento com os filhos, os jovens que estão começando a dar seus primeiros passos na trilha do amor, aos amigos que desejam rever seu passado através desta linda história.

Enfim desejo que todo leitor seja tão profundamente tocado por esta narrativa da Suelen quanto eu fui.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. boa tarde, tudo bem?
    A Chiado tem uns títulos bem interessantes.
    Mesmo clichê acredito que histórias assim envolvam. Me fez pensar na música "o meu melhor amigo é o meu amor..."

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir