Image Map

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

(Filme) Terráqueos


Terráqueos (filme)

Estados Unidos 2005 95 min

Produção

Direção:  Shaun Monson

Elenco original: Joaquin Phoenix

Género: documentário

Idioma original: inglês






Earthlings (Terráqueos, em português) é um documentário estadunidense de 2005, escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White.
É narrado pelo ator e ativista dos direitos animais Joaquin Phoenix, que também é vegano e membro da PETA, maior organização de defesa dos direitos animais do mundo. A trilha sonora foi composta exclusivamente para o documentário pelo músico Moby.
Sinopse:
O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.
Informações sobre o filme:
O filme faz estudo detalhado das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como das fazendas industriais, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes, e finalmente, do uso médico e científico.
Terráqueos usa câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando o lucro com os animais.
O documentário levou cinco anos para ser produzido e, o que começou como uma série de uma campanha de conscientização pública sobre castração de animais de estimação, se tornou um longa-metragem que buscou tratar de cada tema principal relacionado com os animais.
Shaun Monson começou as filmagens para as campanhas de conscientização na Califórnia, no Estados Unidos. Assim que as filmagens terminaram, Monson passou a se interessar por outras áreas correlatas, como alimentação e pesquisa científica. Nesse meio tempo, ele acumulou uma pequena biblioteca, colhida em várias organizações, e começou a escrever um roteiro.

Origem da pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.


***

Esse filme mudou radicalmente a minha vida. Eu era vegetariana à três anos ao assistir ao filme e no final não poderia ter tido outra atitude a não ser virar Vegan.

Acredito em reencarnação e vivia dizendo que na minha próxima vida eu viria vegetariana. Até que um dia eu parei e disse para mim mesma: Você não tem que esperar pela sua próxima vida para ser vegetariana. Tome as rédeas do seu Destino em suas mãos e faça algo agora. E foi o que fiz.

Não tive o apoio da minha família para tomar essa decisão. Mas isso não me impediu de fazer o que minha consciência me pedia para fazer a anos.

A época que mais me deprimia era o Natal (e ainda me deprime muito). Sempre me perguntava: Como podemos comemorar o Nascimento de Jesus promovendo a Morte de tantos animais?

Meu amor por eles foi mais forte e hoje digo com orgulho que sou Vegan. E isso graças a esse documentário que me fez sentir vergonha de pertencer à raça humana tida como Racional.

Deixei minha herança dos Neandertais para trás e hoje posso dormir com minha consciência em paz, pois sei que nenhum animal morrerá mais por minha causa.

O filme é realmente chocante. Mostra cenas reais de tortura e violência contra os animais. O quanto eles sofrem para que possamos nos divertir, nos vestir e nos alimentar.
Não posso acreditar que uma pessoa após assistir a esse filme continue sendo o mesmo.

Por isso eu aviso: Só assista quem estiver disposto a mudar. A ser um ser humano melhor. E se prepare pois as cenas que verás não são de desenho animado ou feitas no computador. São cenas extremamente fortes e tristes.

Quando digo que amo é por que amo de verdade. E a melhor demonstração do meu amor pelos animais (todos os animais, não apenas os considerados domésticos) foi ter tomado as rédeas do meu Destino.

E lembrando que o aniversariante do dia 25/12 era vegetariano. Jesus fez parte da mais antiga comunidade vegetariana que se tem conhecimento: os essênios.

Se nosso Mestre era vegetariano por que eu não seria?

Não tenho a pretensão de mudar o mundo apenas gostaria que o ser humano se conscientizasse e passasse a pelo menos respeitar mais nossos irmãos de jornada.

Nós somos para os Animais o que os Anjos são para nós. Pelo menos foi com esta intenção que Deus nos criou. Pena que os Humanos ainda não entenderam essa lição...



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

4 comentários:

  1. Não consegui assistir ao documentário todo, amo profundamente a natureza e os animais, confesso que fiquei deprimida...a gente não imagina até onde a maldade "humana" pode chegar...só existe uma explicação: sádicos psicopatas....Minha pergunta é: como alguém conseguiu gravar essas atrocidades e não fazer NADA para salvar um de nossos semelhantes!!! Isso me indignou profundamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendeu como o ser humano pode ser monstruoso. Quem filmou teve que ter sangue frio pois precisava mostrar as verdades que acontecem no mundo. Confesso que eu não teria e seria capaz de matar para salvar um animal. Mas se não tivesse alguém para filmar essas atrocidades muitas pessoas continuariam na ignorância dos fatos. Sei que para quem filma não é fácil.mas só assim para que as pessoas se conscientizem do mal que o Homem é capaz de fazer. Esse filme foi um divisor de águas na minha vida. Não tinha como continuar sendo a mesma após ver as cenas mostradas. É chocante mas necessário ver.

      Excluir
  2. queria mto assistir esse documentario sabia? mas me falta coragem... eu fico deprimida, com raiva, odio das pessoas se vejo um animal sofrer...sei la, ainda preciso de coragem.
    bjosss amiga boa semana

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Documentário - Terráqueos [Earthlings] - Sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) - http://mcaf.ee/xl20s

    ResponderExcluir