Image Map

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

(Resenha) Visões noturnas - Maurício Caldeira


Visões Noturnas
Título: Visões noturnas

Autor: Maurício Caldeira

Edição: 1

Editora: Novo Século

Ano: 2013

Páginas: 368



Sinopse: Até onde vão seus medos? Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido – porém infeliz – homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas. Visões Noturnas é uma coletânea de contos, na qual os personagens estão sempre prestes a descobrir que cada novo acontecimento possui sempre um outro lado, sombrio e assustador. Enfrente seus medos, dê as mãos ao autor e deixe-o guiá-lo por Monserrat, uma cidade onde tudo pode acontecer. 



***

Em cada conto deste livro encontramos uma mensagem especial. São situações que podem acontecer na vida de qualquer um.

Mas a principal pergunta que fica no ar é: Seu medo é de algo real ou fruto da sua imaginação?

Quando lidamos com o medo de algo palpável fica mais fácil encontrar a coragem para enfrentá-lo. Já o medo criado pela nossa imaginação pode nos levar para o abismo.

No conto Royal Street Flash temos um grupo de amigos que resolve fazer uma aposta. O que parecia ser uma brincadeira de criança acaba se tornando o ponto da mudança trágica na vida desses 4 amigos. Luiz teve a chance de fazer a diferença no destino da estória mas não quis dar a devida atenção ao seu sonho.

Em Auriel o suicida Robson acaba percebendo que sua vida não era tão ruim quanto ele imaginava. Pena que não teve tempo para desfrutar desta descoberta.

Em A casa da infância temos a mensagem mais forte do livro. Joseph, um empresário rico que tem como companhia a solidão. Ele conseguiu acumular mais dinheiro do que o necessário para viver mas abriu mão do que realmente tem valor nesta vida: a família.

No conto A viagem conhecemos o Rogério que teve uma experiência pós morte para acreditar na existência dos espíritos.

Em Como uma pedra Cássio aprende uma dura lição do agiota "Seu Renato" do que significa hidrofobia (agora sei por que não aprendi a nadar). 

No Embaixo da cama temos o casal Fernando e Luciana que descobrem que o quarto de dormir pode não ser um local tão seguro quanto imaginavam.

Em Lado B somos apresentados a uma possível realidade. Todos nós temos um lado que não mostramos ao mundo mas que está ali só aguardando a oportunidade de vir á tona (ainda bem que sou vegetariana e não corro o risco de experimentar esta "nova" modalidade de sanduíche).

No conto Alta conhecemos a estória de Raul que teve uma experiência com o médico que vem acompanhar os espíritos de quem faz a passagem para a além.

Em O centenário conhecemos o vô Osvaldo que na sua festa do centésimo aniversário recebe uma visitinha especial e acabe tendo que pagar uma antiga dívida.

Em O elefante é o pior conhecemos o Celso e seus "bichinhos de pelúcia" super fofos que fizeram parte da sua infância e mais tarde da infância do seu filho.

No conto O arqueiro temos o aspirante a Robin Hood o Afonso que não rouba dos ricos para dar aos pobres. Ele prefere roubar a vida dos distraídos de uma praça.

Em Força do hábito temos mais uma experiência de pós morte onde um espírito não aceita sua nova realidade e passa a fazer todas as noites sempre a mesma coisa.

Como vocês podem perceber são situações que podem acontecer com qualquer um de nós. Uma brincadeira que foge do controle e se transforma numa tragédia; A pessoa que resolve desistir da vida e descobre no último momento o grande erro que está para cometer; A descoberta do que realmente vale a pena nesta vida: o amor da sua família; Uma experiência que irá colocar nossas crenças em xeque mate: a existência da vida após a morte; Um agiota não é seu amigo por isto pense bem antes de procurá-lo ou poderá descobrir que sofre de hidrofobia; A imaginação humana não tem limites e pode transformar seu quarto de dormir no seu pior pesadelo; Todas as pessoas possuem um lado que não temos aceso e que devemos ter cautela ao lidar com as pessoas; Que até mesmo aquela pessoa super fofa pode ter um passado tenebroso a esconder; Algumas situações não têm explicação e seu filho pode estar dizendo a verdade quando diz que tem medo do bichinho de pelúcia que ganhou de presente; Uma pessoa pode surtar de uma hora para outra e resolver aprender uma técnica nova tipo acertar os vizinhos com uma flecha; E que se você não se preparar para a sua passagem para o outro lado da vida poderá passar a eternidade fazendo exatamente a mesma coisa.

São situações que colocam o leitor para refletir. Qual a verdadeira origem do meu medo? Posso superá-lo sozinho ou precisarei procurar ajuda de um amigo ou de um profissional?

O título do livro é sugestivo pois é exatamente durante a noite que nossos medos se transformam em monstros e vêm nos devorar. A escuridão, as sombras, as trevas. Tudo conspira para aflorar o pior lado do ser humano.

Mas só é feliz aquele que consegue superar o seu medo. Não adianta fugir e se esconder. Por mais horrível que seja devemos encará-lo de frente e mostrar a nossa força interior.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário