Image Map

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

(Resenha) Engtiae - Maria Mafalda Fernando

Título: Engtiae 

Autora: Maria Mafalda Fernando

Coleção: Viagens na Ficção

Páginas: 516

Ano: 2013

Gênero: Literatura Fantástica

Literatura estrangeira/ Portugal



Sinopse: Num mundo feito de destinos traçados, nasce uma rapariga com a capacidade de escrever o seu.
Tendo crescido no confinamento da Casa Navrael, instituição onde foi desde cedo ensinada que pouco mais há para além da mente humana, Ealin nunca teve o mais pequeno vislumbre do mundo que a rodeava. No entanto, a sua fome de liberdade e conhecimento leva-a, contra todas as convenções, a tomar as rédeas do seu próprio destino e aventurar-se para lá da muralha que sempre delimitara o seu universo.
Perdida e sozinha face ao desconhecido, a jovem rapariga inicia então uma incessante busca de respostas e orientação num mundo repleto de perigos e segredos, enquanto trava uma luta interior contra misteriosas forças que procuram demovê-la do seu objetivo. Depressa se torna evidente que a sua terra natal não se encontra nem próxima do que ela imaginara – e que há algo de muito errado na província em ascensão, Nehsüan.
Assim, sem fazer por isso, Ealin vai tornar-se a chave para a libertação de Nehsüan da estranha tirania a que está sujeita… ou a arma para a sua destruição. 






*** 

Após ter sonhos estranhos com uma certa frequência Ealin decide fugir da Casa Navrael e para conseguir realizar este feito conta com a ajuda de suas amigas Ilian e Adis.

Quando ela finalmente consegue fugir começa uma verdadeira jornada rumo ao desconhecido. 

Durante esta busca por respostas ela vai encontrando amigos pelo caminho. Começa com uma outra fugitiva da Casa Navrael, a Niraim.

Elas passam a percorrer as cidades e em uma delas Ealin recebe um presente. Uma caixa com 5 medalhões. Assim conforme vai conquistando amigos cria um grupo seleto para usar esses cordões.

Na cidade onde todos lhe disseram para não entrar ela conhece de uma forma bem peculiar o sanguessuga Vaekal que se torna seu guarda-costas.

Eles vão atrás das respostas e encontram muito mais. Existe um ser maligno que a quer morta a qualquer custo e para isso não mede esforços.

E Vaekal faz de tudo para mantê-la viva. Um sentimento raro começa a nascer entre os dois. Afinal o olho de vidro não poderia ter sentimentos pois tecnicamente não tem mais coração. Ele é um vampiro.

O quarto contemplado com 1 medalhão é o Ayiral Ileyd. E é na cidade dos Ayirals que Ealin começa a decifrar os segredos do seu passado e a descobrir o por que de estar sendo perseguida.

Após enfrentar lutas com seres das trevas e até com seus "aliados" Ealin acaba se deparando com uma surpresa desagradável. Ela se encontra num abismo sem ter a certeza em quem deve confiar pois aqueles que aparentemente estão do seu lado não lhe foram completamente sinceros.

E assim ficamos aguardando pelas próximas aventuras do livro 2 onde conheceremos o 5º escolhido para usar o último dos medalhões e descobriremos junto com a Ealin em quem ela realmente pode confiar.



Nesta 1ª parte da história Ealin se lança numa busca pela liberdade sem saber ao certo o que esta liberdade significa. Nem mesmo sua idade ela pode dizer com certeza pois foi levada para a Casa Navrael ainda pequena e não se lembra da sua vida antes do confinamento.

Ao sair da Casa acaba acontecendo com ela o mesmo processo que se passa com a lagarta que se envolve num casulo para renascer como uma borboleta.

Ela passa a depender das suas escolhas e sofre as consequências dos seus atos. Com isso ela é obrigada a amadurecer e crescer.

A convivência com o Vaekal a faz entrar em contato com seu lado emocional. Como passou a vida inteira convivendo apenas com meninas não entende muito bem o sentimento que acaba nascendo entre os dois. E fica ainda mais perdida ao se deparar com a dúvida se ele é um amigo ou um inimigo.

Em quem ela deve confiar em seu coração ou em sua mente? 

Descobriremos isto junto com a Ealin na 2ª parte desta história. Será que ela se transformará na arma que destruirá Nehsüan? Seu poder psíquico a ajudará ou a aniquilará? 

 


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela crítica! Fico feliz por ter gostado de ler o livro :)
    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderExcluir