Image Map

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

(Resenha) Trapen - O monstro transportador - Paulo Dias

Título: Trapen - O monstro transportador

Autor: Paulo Dias

Coleção: Mundo Fantástico

Páginas: 216

Ano: 2013

Género: Literatura Juvenil/Fantástico


Literatura estrangeira/ Portugal



Sinopse: Janian é um jovem que foi escolhido para ajudar um povo que estava a ser maltratado pela sua princesa, vai conhecer um monstro chamado Trapen e através dele emerge num mundo diferente onde é tudo desconhecido para ele.
Será que ele vai ter força de vontade para enfrentar a princesa ou vai se apaixonar por ela?
É uma história com muita imaginação, muita aventura e mistério até ao fim. 




*** 


Num passeio pela floresta para apanhar lenha para sua mãe Janian recebe uma visita surpreendente. Ele se depara com um monstro e seu cavaleiro. O cavaleiro se apresenta como Enzo e seu monstrinho como Trapen.

Enzo veio buscar o escolhido para ser o cavaleiro que irá libertar seu povo os Tripalinhos do julgo da princesa Celina. E Janian é o escolhido por Trapen que é um monstro transportador. Ele consegue passar por qualquer superfície e se locomover de um lugar para o outro. E quem estiver com ele também é transportado. Ou em seu dorso ou dentro da sua boca,

Ao chegar nas minas conhece alguns dos irmãos do Enzo: o Denzo, o Venzo e o Nenzo. Eles lhe explicam o que tem que fazer para conseguir os objetos necessários para obter o Cálice do Poder.

Assim começa a aventura. Janian precisa conseguir 4 objetos em locais diferentes. Mas para consegui-los tem que passar por algumas provas. Além de se manter vivo pois os locais têm guardiães ferozes.

O primeiro é o peixe Copi. Depois o dragão Zanão. Em terceiro os araniões. E por último as folhas com olhos. Além de ter que lutar contra os nicustaianos em todos os lugares. E no final ainda tem que lutar contra o verdadeiro traidor do povo.

O Paulo desenvolveu uma história onde a base é a adrenalina. Desde o primeiro instante da leitura o leitor se vê arrastado por uma verdadeira tsunami. Assim como Jamian não pode parar de se mexer o leitor também fica com esta sensação só que é a de não parar de ler. É uma história dinâmica onde o tempo é crucial.

Temos também os momentos de diversão como o fato do povo dos Tripalinos serem incapazes de bater em alguém mas o Enzo foge a esta regra e vive dando uma pancadas no pobre do Janian. Sem contar as vezes que ele precisa ser engolido pelo Trapen para ser transportado já que sua desconcentração o faz se chocar contra as pedras todas as vezes que está no dorso do animal. E sua paixão pela princesa Celena o deixa completamente abobalhado.

Janian precisou aprender rápido a ser um cavaleiro e ver este desenvolvimento e como ele foi capaz de superar cada obstáculo nos serve de incentivo.

Temos aqui nesta leitura os ingredientes na medida exata para uma história perfeita: aventura, diversão, drama, superação, amizade, amor, magia.





***

Prestem atenção na capa pois ali estão os personagens principais desta eletrizante aventura.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário