Image Map

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

(Resenha) A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater

A Corrida de EscorpiãoTítulo: A Corrida de Escorpião

Autora: Maggie Stiefvater

Edição: 1

Editora: Verus Editora

Ano: 2012

Páginas: 378

Tradutor: Fal Azevedo


Sinopse: Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas.

Apesar de terríveis, os cavalos do mar são uma grande atração turística. O turismo é a principal fonte de renda dos habitantes de Thisby. A ilha é um lugar fascinante e, ao mesmo tempo que atrai, também amedronta. A descrição que Maggie faz dos desfiladeiros do local é carregada de poesia. Com a narrativa alternando entre o ponto de vista de Sean e de Puck, a autora criou uma trama envolvente, classificada por críticos do New York Times e do Los Angeles Times como inovadora.

Em A corrida de escorpião, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. Uma leitura inesquecível.

A obra teve os direitos vendidos para o cinema e recebeu críticas excelentes, sendo eleito um dos melhores livros de 2011 pelos seguintes veículos especializados: New York Times, Publishers Weekly, School Library Journal, The Horn Book e Kirkus Reviews, além de ganhar o prêmio Michael L. Printz, concedido anualmente pela Associação Americana de Bibliotecas ao melhor livro juvenil.




*** 



Puck é uma adolescente que é obrigada pela vida a se tornar uma adulta após perder seus pais. Quando Gabe seu irmão mais velho decide deixar a ilha ela não tem outra opção a não ser participar da Corrida de Escorpião.

Assim ela conhece o Sean. Um rapaz de poucas palavras que prefere se manter afastado das pessoas e conviver mais com os cavalos tanto os normais quanto os temidos cavalos d'água.

Conforme eles treinam juntos para a corrida passam a ter um convívio diário que os leva a se aproximarem e serem arrebatados pelo amor.

Além de ter que enfrentar os sanguinários cavalos d'água para treinar sua égua, Puck também tem que enfrentar o preconceito da população da ilha que acredita que a Corrida deve ser realizada apenas pelos homens.

A Maggie criou esta estória tendo como base a lenda dos Cavalos d'água. Cavalos que veem do mar e passam a cavalgar na ilha no período de outubro e novembro.

As cenas são tão realistas que fiquei com a impressão de estar vivenciando os fatos. Principalmente a cena do celeiro onde a Puck ficou encurralada com sua égua e seu irmão. Foi aterrorizante imaginar ser perseguida por cavalos carnívoros loucos para te transformar na próxima refeição.

Conhecer este casal foi uma experiência incrível pois eles fogem ao padrão de protagonistas dos romances. Sean é um rapaz forte, sisudo, calado, determinado. Puck é uma jovem rebelde, determinada, impulsiva, falante. A união dos dois se torna  perfeita pois é o que completa um ao outro.

Sean é como os cavalos d'água que tanto ama. Feroz. Selvagem. Espírito livre. E a Puck se transforma na sua "domadora". Ele tem o dom de domar os cavalos e ela tem o dom de domá-lo.

As mensagens contidas nesta estória são muito interessantes: A importância da família na nossa vida. O quanto o preconceito pode atrapalhar a nossa vida se assim o permitimos. A inveja pode ser fatal. Os opostos se atraem mas apenas quando existe amor verdadeiro a união é possível.

Adorei ver esta evolução entre a Puck e o Sean. Mas confesso que tenho receio de assistir o filme caso se concretize mesmo esta ideia pois as cenas dos cavalos atacando os animais e as pessoas são fortes demais.

A Maggie conseguiu criar uma estória envolvente que nos puxa para o meio dela. Eu pelo menos consegui vivenciar as cenas narradas com maestria por ela. 

E a corrida foi o ponto surpreendente da estória. Porém a cena final do Sean com o Corr é simplesmente memorável.





Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas realmente parece ser bom.
    Vou add na listinha para ler
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog muito organizado e interessante.

    Quero convidar você e suas leitoras para visitar a loja virtual Truques de Menina.

    Acessórios femininos com precinhos incriveis.

    http://www.truquesdemenina.loja2.com.br

    ResponderExcluir