Image Map

terça-feira, 20 de maio de 2014

(Resenha) Cartas dos mortos - Alex Martins

Cartas dos Mortos Título: Cartas dos mortos

Autor: Alex Martins

Editora: Sollo Editorial

Edição: 1

Ano: 2014

Páginas: 120




Sinopse: Como você encara a morte? Já pensou se você pudesse saber como as pessoas que já passaram por isso, encararam esse momento? Alex Martins nos leva a esse mundo sombrio, nos revelando várias facetas do tema através de cartas/depoimentos dos mortos.




*** 





Neste livro o Alex convida o leitor a fazer uma reflexão profunda sobre o que é a morte. Como ela atinge uma pessoa e a transforma.

Você já parou para pensar quais são os últimos pensamentos daqueles que morreram (faleceram)? Acredita na vida do espírito após a morte do corpo físico?

E se aquela pessoa que foi muito importante para você lhe enviasse uma carta do além?

Acredito que todos já ouviram falar do nosso mais ilustre médium, o Chico Xavier. A sensação que temos ao ler as cartas escritas pelo Alex é que estamos diante de cartas psicografadas.

O sentimento contido em cada uma delas é tão intenso que parece que é um relato verídico sobre os últimos momentos de cada personagem.

A primeira carta é a mais comovente na minha opinião pois se trata dos pensamentos de uma menina que não teve o direito de ver o sol brilhar. Ela foi abortada. E a questão que fica é o que sente um ser que não teve a chance de nascer? Já parou para pensar sobre isso?

Esta é uma questão delicada pois muitos acreditam que um feto não tem alma ou que o ser que está sendo gerado não ouve e não pensa. Isso depende da crença de cada um.

Mas gostaria de pedir que você leitor refletisse sobre esta questão: qual seria o sentimento de uma criança abortada?

Temos aqui um total de 15 cartas que trazem verdadeiras lições sobre a natureza humana. São situações que acontecem diariamente mas que não damos a menor importância.

E os relatos contidos nestas cartas nos obriga a parar e olhar para o próximo. Nos faz pensar sobre como foi a passagem de cada um desses personagens pela vida e pela morte.

O que acontece na mente de um serial killer? O que o levou a cometer atos tão bárbaros contra outro ser humano?

Qual o sentimento mais forte que o ser humano sente antes de morrer?

Como podem ver o Alex põe o leitor para refletir sobre várias questões. A cada carta você se pergunta como reagiria se estivesse no lugar daquele personagem.

E também se pergunta qual terá sido o último pensamento de um parente ou amigo seu que já fez a passagem para o além.

Lidar com a partida de um ente querido não é fácil. Assistir então é muito mais complicado pois você se sente impotente diante da morte. Sei disso por experiência própria.

E ao ler estas cartas fico imaginando qual terá sido o último pensamento do meu pai antes de falecer. Sei que ver o nosso desespero não deve ter feito bem a ele mas nesta hora é impossível não entrar em pânico.

Se tivesse a chance de receber uma carta dele me dizendo como está agora poderia ter um pouco de sossego para meu espírito.

Quem não deseja poder ter esta chance. Receber uma mensagem de conforto. Entender o que aconteceu e deixar a angústia ir embora.

Outra questão que o leitor se depara é com a pergunta: o que você está fazendo com a sua vida? Você vive ou existe? É capaz de expressar seus sentimentos pelas pessoas dizendo à elas o que sente?

Nós seres humanos estamos acostumados a não pensar na morte. Nem na nossa nem das pessoas com as quais convivemos. Assim passamos os dias sem dizer eu te amo, você é importante para mim.

Ou nos trancamos no trabalho e simplesmente não vemos os filhos crescerem. Não dividimos nossa vida com eles. E não paramos para pensar que ao sairmos para irmos trabalhar pode ser a última vez que os veremos.

Sei que muito podem pensar que isso é mórbido mas na verdade não é. Isto é a vida. Não sabemos o que irá nos acontecer daqui a 5 minutos então por que não sermos sinceros com os nossos sentimentos. Se você ama uma pessoa diga isso à ela. Passe mais tempo ao lado daqueles que te fazem feliz. Esta pode ser sua última chance.

Não espere estar do outro lado para enviar uma mensagem.

Este livro deveria ter o título de Cartas aos vivos pois são mensagens que fazem o leitor tomar uma dose extra do elixir da vida. Os mortos voltam de suas moradas no além para ensinar os vivos a viverem.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

3 comentários:

  1. Nossa, que resenha perfeita Khrys!!
    Muito obrigado pelas palavras sinceras e tocantes, senti seu envolvimento com a leitura.
    Parabéns, sucesso para todos nós!
    Att.
    Sollo

    ResponderExcluir
  2. Caracas... Realmente é isso..não pensamos nos nossos momentos, que podem ser os últimos .. E eu também se pudesse receber uma carta de meu pai..cuja vida foi ceifada tão de repente... Estava bem numa manhã.. E no meio do dia recebo a notícia de sua morte... Qual terá sido seu último pensamento?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Khrys....
    Adorei sua percepção aos detalhes.

    ResponderExcluir