Image Map

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

(Resenha) Mel e Fel - Retalhos de Vida - Sálvia Haddad

Mel e Fel
Título: Mel e Fel - Retalhos de Vida 

Autora: Sálvia Haddad

Edição: 

Editora: Novo Século

Ano: 2013

Páginas: 111



Sinopse: Nessa obra a autora fala com propriedade e maestria sobre o doce e o amargo da vida, coisa de quem já chorou e riu muito. E lançando um olhar atento à tudo, fez a árdua, porém bela opção pelo aprendizado. O sofrimento em si não é garantia de maturidade, porque viver as dores que a vida nos traz não é opcional. Mas escolher como vivê-las e o que fazer com cada uma delas é que faz toda a diferença. É gratificante ver o poder da superação, assistir ao vôo de uma fênix ressurgindo das cinzas, triunfante. Tudo isso nos enche de esperança. E ela, a esperança, foi o alimento que trouxe a autora até aqui, provando que o que nos mantém vivos é a capacidade de sonhar, de sempre buscar por algo ainda que nada nos pareça favorável. 



***



Neste livro a autora reuniu textos que exprimem suas opiniões sobre alguns temas do nosso cotidiano.

Ela passou por um momento de crescimento como pessoa - a dor da perda - e durante o processo fez da escrita a sua válvula de escape.

Toda perda trás uma transformação para a vida de uma pessoa. O que faz a diferença é o modo como esta pessoa encara a mudança: se afundar no sofrimento ou vivenciar a dor e crescer com ela.

A Sálvia teve que passar por uma prova dolorosa para encontrar seu dom: a escrita. Somente quem vivencia uma emoção é capaz de escrever sobre ela com propriedade e fazer o leitor sentir a mesma emoção ao ler suas palavras.

E foi assim que a Sálvia costurou uma colcha com os Retalhos da sua vida para aquecer sua alma e levar um pouco de alento para quem passou ou está passando por uma experiência parecida.

Os textos falam de vida, de morte, de relacionamentos, de amizade, de sentimentos. São reflexões sobre as coisas que normalmente não damos muita importância. Mas que deveríamos. 

Quando paramos para olhar o sofrimento do outro podemos entender que a vida é um verdadeiro oceano de aprendizado. Porém para que a lição fique impressa na nossa alma precisamos vivenciar a dor em nós mesmos.


Algumas doenças, como o câncer, servem para trazer uma nova visão da vida. É uma doença que permite ao doente e a família se despedirem. O processo faz tanto quem a tem como quem está convivendo com o paciente olhar para dentro de si mesmo.

Todas as suas escolhas, todas as noções preconcebidas, todo o seu mundo é revirado de cabeça para baixo. Muitas vezes você se sente impotente, sua esperança e sua fé ficam abaladas. Mas é exatamente aí que está a prova.

Passar por todo o sofrimento, crescer como pessoa, deixar ocorrer a transmutação dos sentimentos.

Todos nós passaremos por momentos onde deveremos optar por adoçar a vida com mel ou amargá-la com o fel.

Quando a perda é inesperada, por um infarto por exemplo, a pessoa se sente como se tivesse caindo de um abismo. Seu chão lhe é tirado sem aviso prévio.

São dores diferentes mas que causam o mesmo estrago. Porém quando temos a "chance" de nos despedirmos a dor é amenizada. Não quer dizer que não irá doer somente que você terá tempo para dizer ao outro tudo aquilo que ainda não havia dito. Expressar todo o seu amor, toda a sua gratidão pela convivência.

E a forma que a Sálvia escolheu passar pela dor, escrevendo, foi uma terapia pois assim ela pode transferir para o papel tudo aquilo que estava preso na sua alma.

É um excelente exemplo a ser seguido pois desta forma não ficamos engasgados com todos os sentimentos contraditórios que nos acarretam estes momentos de dor.

Cada texto desta obra coloca o leitor em contato com ele mesmo pois são situações pelas quais muitos estão vivendo. 

Para que esta colcha de retalhos sirva para lhe aquecer a alma é necessário que ela seja feita com os dois ingredientes na mesma medida. Se for adicionado apenas mel irá atrair um formigueiro para a sua cama e se for adicionado apenas fel a amargura fará seus olhos arderem e provocará uma congestão no seu olfato. Por isso a dose de cada item deve ser equilibrada.

Se pudermos encontrar acalanto num texto escrito por quem passou por esta dor podemos fortalecer nossa esperança e alimentar a nossa fé.

E é exatamente isso que encontramos neste livro. Mensagens que nos aquecem o coração.




Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário: