Image Map

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

(Resenha) Alina - Emília Lima


Título: Alina


Autora: Emília Lima

Editora: Sollo Editorial

Páginas: 126

Edição:  

Ano: 2014



Sinopse: Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia. O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido. Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter. Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.  



*** 



Começamos esta história fazendo uma viagem no tempo e indo parar na cidade de Salvador no ano de 1580.

É neste ano que Alina com apenas 12 anos conhece Pedro e se apaixona.

Como é um amor proibido eles alimentam a amizade como base do relacionamento. Com o passar dos anos somente a amizade não é mais suficiente.

Após vivenciar o momento mais importante da sua vida Alina parte em busca de si mesma sem imaginar que este momento traria uma grande reviravolta para a sua vida.

No decorrer desta busca ela conhece o mestiço Naru com quem acaba se casando. E é com ele que ela vive os melhores anos da sua existência.

Mas como seu coração pertencia ao Pedro desde o primeiro olhar não poderia terminar sua história sem viver este amor.

Alina é uma mulher bem a frente da sua época. Ela lutava pelo tratamento digno aos escravos e conseguiu incutir este pensamento em todos os seus familiares.

Me identifiquei com ela em alguns pontos: também acredito que o local onde mais sinto a presença de Deus é na praia. Também sou adepta da simplicidade. Contato com a natureza, pés descalços. A Alina chegou a viver numa aldeia indígena.

Mas confesso que não teria a mesma atitude que ela teve em relação ao Pedro. Caso tivesse me envolvido no calor da paixão, como aconteceu com eles, também teria fugido. Só que não terminaria o aceitando de volta pois não conseguiria olhar para ele e para a mulher com quem ele se envolve por pura vingança. Se fosse uma outra pessoa até entenderia mas com quem foi eu não aceitaria.

Tiveram 3 personagens que me encantaram muito nesta história: o patriarca da família Cirilo o Sr. Luiz Felipe, o Naru e o Alberto.

O Sr. Luiz mostrou ter um caráter que poucas pessoas têm. Ele amava sua família e não tinha vergonha de demonstrar. Soube do erros cometidos pela Alina e pela Ágatha mas não as recriminou e nem as julgou. Esteve ao lado delas até encontrarem o caminho da felicidade.

O Naru se casou com a Alina mesmo sabendo do seu amor pelo Pedro/. Ele ficou ao seu lado em todos os momentos e provou ser o homem digno de ser amado por ela. Pena que nas questões do coração não somos nós que mandamos. As atitudes que ele teve e o seu desprendimento ao abençoar a felicidade da Alina com o Pedro é a cena mais comovente desta história.

O Alberto teve que travar uma batalha para transformar uma pedra bruta numa joia rara. E no final pode desfrutar do mais puro amor.

Esta é uma história para nos fazer refletir sobre nossas escolhas pois as consequências delas irão modificar as vidas de todos os que convivem conosco.

A Alina nos ensina a sermos nós mesmos. Que se cairmos devemos nos levantar e seguir em frente mesmo que as feridas ainda sangrem. E a dar uma segunda chance para quem nos machucou (esta lição ainda vai levar um tempo para eu aprender a por em prática).

A autora Emília escreve com uma delicadeza tão profunda que me senti lendo um diário secreto das damas daquela época. Aquele local onde elas depositavam suas almas em cada palavra escrita.

Esta é uma história para quem quer se emocionar mas principalmente descobrir o quanto é forte o laço do amor incondicional. Tanto entre um homem e uma mulher quanto entre um pai e uma filha.

Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Eu sou a autora de Alina e não li nenhuma resenha do meu livro que me encantasse tanto. Obrigada Khrys por ter tido um olhar tão sensível em todos os personagens desse livro. bjss

    ResponderExcluir