Image Map

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

(Entrevista) Autor Robson Gundim

Oi Galera.







Nosso entrevistado especial de hoje é o autor Robson Gundim:






Como o Robson já concedeu uma entrevista ao blog (na verdade ele estreou esta coluna) não irá precisar se apresentar. Quem não leu a entrevista pode conferi-la aqui.


Aqui o self da minha sobrinha Nikita. kkkkkk





1- Faça um resumo de Entre o céu e o mar - Nos montes da Inocência - Livro 1:

Resumo sem spoiler: 
Richter Belmont torna-se um órfão no dia de seu nascimento e é entregue ao Sr. Loweed Schwartz, um romeno descendente de judeus que vive nas montanhas selvagens do Apuseni. Sob a terrível ameaça dos últimos anos da guerra, acompanhamos a sua história ao lado de Richter em meio aos problemas familiares e aos triunfos financeiros de seu isolado, modesto e aconchegante rancho, que no decorrer dos anos acolhe uma humilde família que viera furtivamente da Inglaterra, os amigáveis Legrands.
Beneficente, o Sr. Schwartz decide ceder boa parte de suas terras a essa família, pois acaba culminando um forte laço com eles e percebe que o mesmo ocorre com as crianças, que também possuíam suas marcas, seus laços fraternais e suas histórias. Annette e Richter: unidos e perfeitos como o sal da terra. Infelizmente, uma união que se tornará limitada, ao descobrirem que irão se separar. É nesta passagem que se inicia a verdadeira história de ambos, duas crianças que enfrentarão a distância e passarão a nutrir um pelo outro o sentimento que mudará as suas vidas para sempre. Passa-se o tempo. Adulta, Annette regressa ao território que marcou sua infância, redescobrindo o marcante e profundo sentimento que uniu a sua vida à de Richter. Ele, após doze anos, tornou-se um selvagem caçador. Contudo, o que Richter não sabe, é que Annette noivou-se com Nicholas Willefort, um nobre herdeiro de um conde, com quem ela irá se casar.
Annette (Visivelmente feliz) reencontra Loweed Schwartz, seu considerado tio, e seus velhos amigos do rancho, revelando o seu inegável anseio de voltar a viver no Apuseni. Apesar disso, ao reencontrar-se com Richter ela percebe que o vínculo de ambos é mais forte do que uma simples amizade, e acaba por fazer renascer o seu antigo laço. Annette tenta sonegar a nostalgia, mas o destino conspira contra si mesma, levando-a para os braços de seu inolvidável caçador.
Qual será a reação de Nicholas Willefort, ao descobrir o passado de sua noiva? Pior... Qual será a sua reação se, porventura, descobrir um segredo que envolve o próprio passado? Lutas, discórdias, traição e revelações surpreendentes moldam o quadro dessa história.


Entre o céu e o mar



2- Qual foi o personagem mais difícil para ser criado?

Essa pergunta foi feita para o Richter. A parte mais difícil na criação dele foi devido as fortes influências que o mesmo carrega. Richter é um personagem especial por N fatores. O nome em si é uma homenagem ao caçador de vampiros (da série Castlevania). Cresci jogando esse jogo fantástico, e o Richter Belmont é um dos mais renomados guerreiros no mundo dos jogos; tive uma imensa vontade de criar um personagem “para ele”. Foi difícil descrever um Richter original tendo como raiz a imagem daquele ícone conhecido por tanta gente, e deve-se tomar muito cuidado com isso. Tentei de todas as formas manter o personagem autêntico, com leves pinceladas do Richter de Castlevania (cores simbólicas, como o azul; as habilidades sobre-humanas; os modos silvestres; o cenário da Romênia). Mas enfim, o personagem ficou incrivelmente original, com uma personalidade única que me custou inúmeras noites insones para ser descrita com bastante atenção... Foi o mais difícil!



Um verdadeiro parto. Viram como o autor que escreve com a alma trabalha?





3- Agora nos conte sobre Entre o céu e o mar - Nos montes da Inocência - Livro 2:

É um volume que se inicia exatamente onde o Livro 1 terminou. Ambos os livros foram escritos como um só, e foram divididos por causa do grande número de páginas. A trama é a mesma apresentada no Livro 1, com altos saltos no tempo, explicações interessantes sobre os personagens (inclusive aqueles que estão presentes no livro Uma Odisseia Além do Oceano) e GRANDES revelações em seu desfecho. Tenho certeza de que todos irão amá-lo!


Entre o céu e o mar


4- Qual o destino do capitão Roderick? Podemos aguardar uma história só para ele?

É interessante dizer que Roderick foi inicialmente citado no livro Uma Odisseia Além do Oceano (cuja trama foca nos tempos de pirataria da Annette e do Vasseur). É um personagem misterioso, invisível, e ainda assim, muito presente! Achei válido escrever um livro onde acompanharemos a Annette e o Vasseur numa aventura ao lado dele. Resta saber se levarei muito tempo para concluir.

Vou torcer para que seja bem curta esta espera. Não seja tão malvado capitão Robson kkkk




5- Como surgiu a ideia de criar um artbook? (Me senti muito honrada por ter sido citada no livro com uma parte da 1ª entrevista que deste para o blog).

Tudo começou com Castlevania (essa série me iluminou demais! Me instigou a conhecer o livro Drácula, e da mesma forma me impulsionou a desenhar mais). A série é composta por numerosos quadrinhos e livros de arte (cada um deles é um verdadeiro primor!) Daí pensei em reunir todos os desenhos que fiz durante os anos em que me dediquei ao livro. Foi uma ideia que deu muito certo, porque além de abordar o livro em si, a revista me serviu como um álbum de fotografias e uma espécie de portfólio! Sobre a entrevista, o prazer foi todo meu! Como nos artbooks internacionais os artistas são entrevistados, fiz questão de registrar aquela belíssima entrevista que você preparou para mim.


E ainda aparecer ao lado das fotos da família. Que emoção.





6- Os leitores não sentiram muita falta do Adrian na Bienal né? (Ainda estou decidindo se o devolverei kkkkkkk).

Acho que um ou outro perguntou por ele... Respondi prontamente que ele estava de férias no Caribe. Rsrs! 



Esta é a última aparição pública do MEU Adrian kkkk





7- Fale sobre o conto de Castlevania:

Como essa série fez parte da minha infância e me iluminou tanto, nada mais prazeroso para mim seria do que escrever algo totalmente voltado para ela! Eu tenho diversos contos engavetados, mas nenhum deles externa uma teoria acerca do “Richter Belmont” como nesse último. Na história do jogo, Richter é um personagem que passa por diversas provas para enfrentar o Conde Drácula, resgatar sua mulher e voltar para casa. Após essa jornada, a história é concluída. No jogo seguinte, cuja trama se passa cinco anos depois, descobrimos que Richter sofreu uma loucura e desapareceu de seu lar. Enfeitiçado por um padre demoníaco, ele se assenta no mais imponente trono de Castlevania e age como o novo Conde Drácula. O jogo não narra exatamente o que houve com ele no proceder desses cinco anos (senão, obviamente, que foi enfeitiçado). No meu conto, eu narro uma teoria sobre o que aconteceu, detalhadamente. Espero que os fãs da saga Castlevania curtam a pequena estória, tanto quanto os meus leitores!


8- Você está escrevendo outra história. Será no mesmo estilo do Entre o céu e o mar?

É um livro que tem sido trabalhado desde 2009. Com um pano de fundo totalmente diferente, em todos os sentidos, é uma história contemporânea bastante agitada. Personagens cheios de ódio a procura de vingança, anti-heróis, mulheres duronas, assassinos, represálias, tiro pela culatra... é bem próximo do universo Tarantinesco. A ação transborda nas páginas!



9- O que faz nos momentos de lazer? Não vale dizer que escreve ou desenha ok?

Eu gosto de ir ao cinema (mas na minha pequena cidade não há cinema, daí só consigo ver um bom filme nas telonas quando eu viajo para a capital). Adoro viajar! Se eu pudesse rodaria o mundo inteiro... Adoro andar de bicicleta e caminhar também. De vez em quando visito as montanhas que margeiam a minha cidade. Ajuda a elevar o pensamento e a focar nos projetos literários.


Por favor tome cuidado nestas caminhadas ok? O local é lindo mas muito deserto.



E quando não está caminhando ou pedalando o Robson se diverte como ajudante de pirata.




10- Cite 10 livros de autores nacionais que te marcaram:

Não estão na ordem de preferência. Gostei de todos:
1 A montanha das duas cabeças – Francisco Marins
2 Sozinha no Mundo – Marcos Rey
3 O menino no espelho – Fernando Sabino
4 Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos
5 Hospedeira das Cinzas – Lucas Moraga
6 Medo do Escuro – Maud Epascolato
7 A árvore que dava dinheiro – Domingos Pellegrini
8 Procura-se a Poesia – Márcia Rúbia
9 Contos Escolhidos – Artur Azevedo
10 A Bandeja – Lycia Barros

Indomável

Não encontrei foto do livro Procura-se a Poesia – Márcia Rúbia



11- Você pensa em lançar um volume único da saga Entre o céu e o mar?

Meu sonho seria lançar um box da trilogia. Um dia eu consigo!


Mais cedo do que você espera. Tenho certeza.



12- E já pensou em criar um jogo ou um filme em 3D com as suas obras?

Filme! Já sonhei que acompanhava a produção de “Nos montes da Inocência”. Foi louco! A Keira Knightley me acenou e o Travis Fimmel ao lado do Anthony Hopkins folhearam o livro. Acordei desejando viver aquela cena de novo! 





Loweed Schwartz (Anthony Hopkins)
Richter Belmont (Travis Fimmel)
Nicholas Willefort (Rupert Friend)
Annette Legrand (Keira Knightley)

Através dos seus desenhos eu escolheria o Richter mas entre os atores eu escolheria o Rupert. 



13- Tem algum sonho a ser realizado?

Poder trabalhar com a literatura e viver somente dos livros. É muito difícil utilizar o tempo limitado, ainda mais quando trabalhamos em outros campos. Como muitos autores iniciantes, sonho em alcançar o reconhecimento a nível nacional.

Os quesitos essenciais para que isso aconteça você tem: dom, talento e humildade.



14- Se encontrasse um gênio da lâmpada quais seriam os seus 3 desejos?

1 Ser um escritor profissionalmente reconhecido antes de morrer. / 2 Vida longa (e se possível, imortal) a minha mãe. / 3 Conhecer os mais belos lugares do mundo.

Que assim seja!!!!!


15- Deixe um recado para os leitores:

O que dizer aos amáveis leitores? Um MUITO OBRIGADO a todos! Pois são vocês que fazem o autor acreditar que a história vale a pena ser contada. Repito sempre que o leitor é a razão da existência da palavra, porque todo escritor é também leitor. Continuaremos leitores até o último suspiro! Espero que todos embarquem de coração e alma no capítulo final de Entre o Céu e o Mar, e que se preparem para as novas páginas que estarão por vir! 

Um agradecimento especial ao blog Minha Montanha Russa de Emoções pelo carinho, apoio e prestígio, e pela linda entrevista. Khrys, você é demais! =D
Grande abraço! 

Eu é que te agradeço por aceitares ser minha vítima novamente. Adoro bater papo contigo sogrinho (como és o "pai" do Adrian e já abençoou nossa escapada posso chamá-lo assim agora kkkkk).



***


Não preciso dizer que amei fazer esta entrevista né pessoal?

Espero que também tenham gostado de conhecer um pouco do Robson como pessoa e não somente o autor.

Este menino tem um futuro brilhante pela frente e ainda iremos ver e ouvir falar muito sobre ele.


P.S.: Algumas fotos foram retiradas dos álbuns do Robson e da fanpage do livro no Facebook devidamente autorizado por ele.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Já li o livro do autor e gostei bastante. Sem falar que os desenhos dele são ótimos.
    Gostei de saber que o segundo livro sairá em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. As entrevistas da Khrys são ótimas! As perguntas, os comentários que ela tece, as imagens que combinam perfeitamente... Excelente trabalho, norinha. ^^ Obrigado mais uma vez por me proporcionar momentos legais e marcantes que só acrescentam na minha humilde carreira. Bjos!

    ResponderExcluir