Image Map

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

(Resenha) Escolhas - O amor tem dois lados - Nize Morais

Escolhas - o amor tem dois lados.
Título: Escolhas - O amor tem dois lados

Autora: Nize Morais


Edição: 1

Editora: Baraúna

Ano: 2013

Páginas: 368




Sinopse:
Raíssa é uma jovem moderna da cidade grande que, ao visitar sua avó Mel no interior, apaixona-se por Zak, rapaz de origem simples e humilde, mas com temperamento forte. Porém, para viver esse amor ela terá que enfrentar mais cedo do que imagina as barreiras da sociedade para ficar com seu “gato grosseirão”. Ela terá maturidade para tanto? 



***



Raíssa e Issac (como ela achou o nome horrível passou a ser Zac kkkk) são um casal completamente fora dos padrões que estamos acostumados a ver.

Ela é uma menina extremamente mimada e que adora a vida na cidade grande. Ele é um caipira grosseiro e violento que adora a vida na cidade pequena.

Quando se conhecem acontece uma explosão e a partir deste momento suas vidas ficam entrelaçadas. Eles passam a viver literalmente entre tapas e beijos. 

No decorrer da trama conhecemos junto com a Raíssa os segredos guardados durante anos pelos membros da sua família.

Como foi que sua avó Mel conheceu seus avôs Cristiano e Vicent (sim a Raíssa tinha 2 avôs paternos mas para descobrir o que isso significa somente lendo o livro ok?).

O que levou sua tia Cristina a ser a pessoa que todos achavam que conheciam.

E o verdadeiro motivo do seu pai detestar o Zac.

Temos nesta história várias lições a serem absorvidas pelo leitor mas a principal é o poder do perdão (confesso que neste quesito seria reprovada pois não admito em hipótese nenhuma abuso sexual, traição e violência doméstica).

A Raíssa era a típica adolescente da classe média que os pais e a avó faziam as vontades (se eles soubessem o que passava por sua mente nos momentos que ela estava contrariada a teriam internado kkkkk). Mas o envolvimento dela com o Zac não foi uma transgressão as regras. Ela o amou desde o primeiro momento que se viram assim como ele.

Mas os dois precisavam amadurecer antes de viver este amor (apesar de que este amadurecimento só foi ocorrer após alguns anos de convivência).

Eles são muito parecidos. Os 2 são temperamentais, explosivos, a primeira resposta para um desentendimento é a violência e têm medo da força do sentimento que os une.

Na verdade a Raíssa puxou esta personalidade do pai que herdou do pai dele este gênio forte, por assim dizer.

A autora Nize escreve de uma forma bastante jovial. É como se estivéssemos lendo um diário de uma adolescente com todas as gírias e palavrões que eles adoram pronunciar.

Mas não é um romance adolescente. A história forte que fala da importância de nossas escolhas e das consequências delas na nossa vida.

E deixa o leitor com esta questão: eu realmente conheço a minha família? Eu posso dizer que não conheço pois nunca fui ligada as histórias de cada um dos membros da família da minha mãe e a do meu pai não conheci absolutamente nenhum nem pessoalmente muito menos suas histórias.

Nós estamos acostumados a ver sem enxergar, ouvir sem escutar, entender sem compreender. Por isso quando uma pessoa faz algo que pensávamos que ela nunca faria ficamos chocados.

Criamos personagens para as pessoas e não permitimos que elas sejam elas mesmas.E quando a ilusão acaba ainda nos sentimos no direito de ficarmos decepcionados.

Esta história nos mostra o quanto erramos ao julgar o outro sem conhecer verdadeiramente os fatos que o levaram a fazer aquela escolha.

A Raíssa viveu tanto o lado "pobre" da vida quanto o lado "rico" ao passar uma temporada em Paris mas ela acabou percebendo que o que realmente importa para sermos felizes é estarmos onde nossa alma e nosso coração se sintam em paz.

A pessoa que nos completa não vem embrulhada para presente. Muitas vezes ela vem envolvida no barro, na poeira ou numa leve camada de óleo de carro. Mas quando existe amor tudo isso passa a ser secundário.

Por mais que esta frase seja cliché ela é verdadeira: o valor de uma pessoa está no seu caráter e não nas suas roupas.

Recomendo esta história para quem está acostumado com o estilo Walcyr Carrasco de escrever sua novelas tipo Morde e Assopra, Caras e Bocas, Chocolate com Pimenta, O Cravo e a Rosa. Sabe os protagonistas que vivem entre tapas e beijos? 

Acho que o Cravo e a Rosa seria a melhor definição para esta história da Nize. Só não sei ainda quem seria o Cravo e quem seria a Rosa neste casal de feras que são a Raíssa e o Zak.

Espero apenas que na próxima edição sejam corrigidos os erros de revisão que pelo que vi nem se quer foram feitos. A Nize me avisou antes deste problema mas para mim foi descaso da editora. 

Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Oiee

    Não conhecia o livro e parece ser um livro que passa boas mensagens mas ao mesmo tempo se torna uma leitura leve e despretensiosa não sei se leria por agora mas um dia quem sabe.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir