Image Map

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

(Resenha) Segunda Chance - Priscila Boltão

Segunda Chance
Título: Segunda chance

Autora: Priscila Boltão

Edição: 1



Editora: Sollo Editorial


Ano: 2014

Páginas: 236



Sinopse: Lara Campos é uma garota bonita, rica e mimada. Ela começa seu último ano na escola, esperando ser mais uma vez a garota mais popular e mais invejada, mas após uma briga com a mãe a garota sofre um acidente - e morre. Pouco depois ela acorda, e é informada (por um fantasma) que, por causa de um feitiço, ela recebeu a chance de voltar a sua vida, como se nada tivesse acontecido, para consertar sua relação com as pessoas que ama, e se tornar uma pessoa melhor antes de ter que partir de verdade. Essa chance é temporária, serve apenas para que Lara acerte seus erros, e a princípio a garota não quer abrir mão dessa nova vida (justo no momento em que conheceu um garoto novo por quem se apaixonou), mas aos poucos suas visões de mundo vão mudando e ela percebe que há coisas muito mais importantes em jogo.



***



Lara é uma típica adolescente da classe média. Acredita que o mundo gira a sua volta. É mimada, arrogante e metida.

Quando acontece o acidente e ela "morre" o primeiro pensamento dela é esconder o corpo antigo e continuar levando sua vida como se nada tivesse acontecido.

Mas  seu pensamento muda ao se deparar com a verdade: ela está tendo uma segunda chance para acertar a sua vida e o mais importante permitir que as outras pessoas que convivem com ela também tenham esta segunda chance.

Lara conhece Bernardo por quem se apaixona e tem que rever seus preconceitos em relação ao que deve dar valor.

Durante este processo Lara se depara com uma realidade assustadora: ela não conhece verdadeiramente absolutamente ninguém com quem convive.
     
E isso porque ela simplesmente se importava apenas com ela mesma. Sua melhor amiga e sua irmã estavam passando pelos momentos mais difíceis de suas vidas mas ela não percebeu.

Conforme sua visão da vida muda com a sua "morte" ela passa a ver de verdade as pessoas que estão ao seu lado.

Esta situação acontece muito pois Lara tem os pais que mais se vê hoje em dia: os ocupados em dar uma boa vida para a família que se esquecem que o mais importante para se dar para quem se ama é o seu tempo.

Tudo bem que devemos trabalhar para pagar as contas e poder ter um pouco de conforto mas nunca devemos negligenciar aqueles que amamos.

Precisamos arrumar tempo para a nossa família mesmo que seja apenas 1 hora por dia mas esta hora deve ser sagrada para estreitar os laços e expandir o amor.

Não adianta eu encher meu filho de presentes caros se não lhe dou a minha presença.

E é isso que acontece na família Campos. O pai é um empresário e a mãe uma advogada. Ela arruma tempo nos finais de semana para ajudar mulheres vítimas de maus tratos mas não arruma tempo para as próprias filhas.

Então quando Lara "morre" e ganha uma segunda chance para corrigir seus erros permite que sua família e seus amigos também tenham esta segunda chance de viver.

Sua irmã Clarissa, com quem Lara as vezes nem falava, vendo o quanto a irmã está diferente se aproxima e abre seu coração para a irmã lhe contando o drama que está vivendo. Ela toma coragem com o apoio da irmã e denuncia o abuso sexual do qual é vítima.

Sua amiga Natália está numa fase extremamente difícil e passa a se esconder nas drogas para tentar mascarar a verdade. Ela ganha a segunda chance para largar o vício e projetar seu futuro.

Bernardo ao se apaixonar pela Lara tem a oportunidade de mudar sua passagem para o outro mundo pois como ele também mudou suas atitudes pode desfrutar de uma vida na eternidade ao lado do seu grande amor.

Os pais da Lara tiveram que aprender a dar a atenção e a presença que a Clarissa tanto necessitava.

Como podem ver a segunda chance que a Lara ganhou não foi apenas para ela. Cada um dos envolvidos na história teve seu destino mudado. 

Isto prova que nossas atitudes não têm consequências apenas na nossa vida. A escolha que faço interfere na vida das outras pessoas também.

A Priscila criou uma obra de ficção com base na espiritualidade. Foi a primeira história que me deparei com um duplo de carne e osso. E abordou temas seríssimos como o abuso sexual, o uso das drogas, o racismo, o bullying, os pais ausentes e a forma como lidados com o outro de forma primorosa.

Esta obra deveria ser tema de estudo nas escolas. Mas um estudo em conjunto. Tanto os alunos quanto seus pais deveriam ler e serem avaliados por suas consciências depois.

Estamos precisando fazer as pessoas aprenderem a dar valor aos sentimentos. Quando olhamos o outro e o vemos de verdade criamos uma ligação onde as palavras não são necessárias mas a presença sim.

Lara teve uma segunda chance que fez com que suas mudanças de atitude criassem um tsunami de segundas chances. E estas ondas chegam até o leitor.

Já parou para pensar na vida que está levando? Seus amigos o procuram quando estão precisando de ajuda? Tratas as pessoas de cargos mais baixos que os seus com o devido respeito? Sua família tem a sua presença como base do relacionamento?

São tantas lições que tiramos desta história que acredito ser impossível o leitor chegar ao final da leitura sem se questionar.

Se tivesse uma segunda chance o que faria de diferente na sua vida?

Estamos aqui nesta vida para evoluir e somente aquele que á capaz de admitir os próprios erros será capaz de subir um degrau ruma a esta evolução.

Corrija seus erros enquanto é tempo pois viver no outro plano cheio de remorsos e arrependimentos não trará nenhum benefício. Se dê uma segunda chance para ser feliz de verdade e para que os outros também possam ser. 


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Temos muito orgulho em tê-la conosco!
    Obrigada por mais essa demonstração de carinho e parceria.
    Saudações literárias
    Sollo

    ResponderExcluir
  2. Oi Khrys! Desculpa demorar pra passar aqui, meu navegador sempre dá bug quando entro no seu blog hahaha vamos ver se agora vai
    Agradeço muito a resenha! E fico super feliz de ter proporcionado essa reflexão. É muito bom ver que consegui passar uma mensagem, causar algum impacto. Valeu pela atenção, fico feliz que gostou!

    ResponderExcluir