Image Map

terça-feira, 25 de agosto de 2015

(Resenha) Soldier - Sam Angus

Título: Soldier

Autor: Sam Angus

Ano: 2015

Páginas: 256

Editora: Novo Conceito



Sinopse: Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.
Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.
SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.



*** 




Stanley é um menino de 14 anos que, apesar de todas as coisas ruins que lhe acontecem, permanece com o coração puro.

Ele perdeu a mãe ainda criança e foi “criado” pelo pai Da que enterrou metade do seu ser junto com a sua amada esposa. Da passou a ser um ser oco e sobreviver aos dias que passavam.

Quando a guerra literalmente explode Tom é convocado obrigando Stanley a conviver somente com o pai. A relação que já era difícil chega a um ponto onde a convivência se torna impossível quando o pai ameaça afogar aquele que se tornou o seu único amigo, o cãozinho Soldier.

Então ela faz o que qualquer animal ferido é condicionado a fazer ao ser ferido: foge.

Ele também se alista mentido a idade e vai para a frente de combate com o único desejo de reencontrar o irmão e receber um pouco de amor.

Como Stanley tem a habilidade de lidar com os cães acaba sendo designado para ser treinador de cães mensageiros.

Seu primeiro cão é o inusitado Bones. Seu primeiro mestre na arte do amor incondicional. A breve convivência foi para lhe preparar a alma para sua prova mais difícil.

No meio do campo de batalha tem seu destino mais uma vez cruzado com o seu amigo Soldier.

O que estes dois fizeram não foi um mero ato heroico. Eles foram capazes de mudar não apenas os rumos da história, mas reconstruir os espíritos fragmentados de cada homem que teve o privilégio de conviver com eles.

Stanley precisou entrar numa guerra para vencer a batalha mais difícil da sua vida: aprender a perdoar.

Com esta atitude impulsiva acaba obrigando seu pai a voltar a viver. Ao se dar conta que pode perder o filho mais novo Da também parte para a guerra e trava a sua própria batalha: demonstrar o amor que sente.

Quando a esposa morre Da se fecha numa concha e não permite que os filhos se aproximem do seu coração. É como se ele tivesse perdido a capacidade de amar. Seus dias são cinzentos e frios.

Porém o medo da perda o traz de volta do mundo dos mortos. Ele finalmente sai da concha e abre novamente o coração para o amor. Não que tivesse deixado de amar os filhos mas perdeu o contato com o sentimento. O medo foi o estopim para religar os fios.

Soldier foi o catalisador das mudanças. Graças a ele todos que estavam rumando para o abismo se reencontraram e mudaram de direção.

O autor criou uma história baseada em fatos reais de um dos acontecimentos mais terríveis da História da Humanidade. E mostra de maneira lírica as atrocidades que aconteciam.

Uma guerra é o pior lugar para um ser humano estar. Para um animal é mil vezes pior. Se a vida de um semelhante não vale nada imagine o de um ser considerado mero objeto. Colocar cavalos e cães na mira das armas é um ato desumano.

Se a raça humana tivesse um pouquinho só deste sentimento tão amplamente difundido nos cães, o amor incondicional, a humanidade não estaria às portas do Fim do Mundo.

A lealdade de um cão transcende tudo o que podemos aprender como sendo amor. Quando eles nos escolhem (sim são eles que nos escolhem como companheiros de jornada) são fiéis até o fim. Por mais sofrimento que passem estarão sempre ali para nos lamber o rosto e secar nossas lágrimas.

Quem diz que odeia os cães está jogando fora uma oportunidade de receber amor. De se melhorar como ser humano. De evoluir.

Espero que esta história mude a História. Que os homens passem a entender e a respeitar estes nossos irmãozinhos. Quem mais é capaz de amar sem exigir nada em troca.

Cada personagem desta trama teve que passar por uma guerra para superar seus traumas, afastar os fantasmas, aprender a perdoar e voltar a amar. E tudo isso graças a um cão vira-lata (se tiver que escolher uma raça como a melhor fico com esta).

Este livro é recomendado para quem está com o coração petrificado pela perda, pela dor ou pela incapacidade de amar. Ele é o antídoto para atingir o âmago do problema e chegar até a alma do leitor.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário