Image Map

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

(Entrevista) Tatiana do blog Leitora Viciada

A entrevistada de hoje é a Tatiana  Jiménez do blog Leitora Viciada. Para quem também é um leitor viciado esse é com certeza seu ponto de encontro.

Eis a Viciada (o vício dela não é prejudicial à saúde, muito pelo contrário, é um vício que traz benefícios para a alma):




1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, o que faz além do blog, se é casada, se tem filhos (humanos ou animais) enfim diga como você é e como as pessoas te veem.
Meu nome é Tatiana Jiménez Inda e tenho 28 anos. Meus últimos trabalhos foram como freelancer em várias editoras, mas pretendo este ano estudar e abrir meu próprio negócio. Sou casada há quase 8 anos e possuo uma filha canina que vai completar 13 anos de idade.

2- Qual o melhor livro que você leu no mês de janeiro?
Li 13 livros em janeiro, porém o que mais gostei foi o clássico juvenil O Mágico de Oz de L. Frank Baum.

3- Qual foi o primeiro livro que você ganhou em uma promoção nos blogs?
O primeiro livro que ganhei foi em um concurso de resenhas em um extinto fórum cultural em 2008. Depois ganhei livros em sorteios no Orkut em 2009. Em blogues literários já ganhei vários desde 2011, mas não me lembro qual foi o primeiro. Também já ganhei em concursos culturais e pelo Facebook e Twitter.

4- Indique cinco livros para cada gênero literário: Não sei se minha classificação está certa, mas eu tentei:

Romance - Romântico? Não consegui indicar 5 :( Outono de Sonhos (Adriana Brazil); A Escolha (Nicholas Sparks); Uma Herança de Amor - Quando o Fim Pode Ser o Começo (Lycia Barros); 

Ficção - Ficção Científica? Adoro! Fiquei em dúvida. Duna (Frank Herbert); O Parque dos Dinossauros (Michael Crichton); Mundo Perdido (Michael Crichton); Dois para Conquistar (Marion Zimmer Bradley); A Dama do Falcão (Marion Zimmer Bradley); 

DramaReencontro (Leila Kruger); A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak ); A Cidade do Sol (Khaled Hosseini); Distúrbio (Valentina Silva Ferreira); O Céu está em Todo Lugar (Jandy Nelson).

PolicialNão leio muito o gênero, posso indicar thrillers de uma forma geral? O Código Da Vinci (Dan Brown); Anjos e Demônios (Dan Brown); O Símbolo Perdido (Dan Brown); 4 de Julho (James Patterson); O Nome da Rosa (Umberto Eco).

Autoajuda Não tenho nenhum desse gênero para indicar, então posso indicar não ficção e biografias? O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell); Bipolar - Memórias de Extremos (Terri Cheney); Marley e Eu (John Grogan); O Príncipe (Nicolau Maquiavel); Infiel (Ayaan Hirsi Ali).

Chick LitPassei a ler este genero há pouco tempo, então conheço muito pouco! Dizem por Aí... (Jill Mansell); Não Sou Este Tipo de Garota (Siobhan Vivian); A Vez da Minha Vida (Cecelia Ahern); P. S. Eu te Amo (Cecelia Ahern); Garota Replay (Tammy Luciano).

DistopiaTentei escolher entre novos e antigos. Ainda lerei muitos clássicos desse gênero! O Planeta dos Macacos (Pierre Boule); Jogos Vorazes (Suzanne Collins); A Seleção (Kiera Cass); Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley); Starters (Lissa Price).

Sobrenatural Kaori: Perfume de Vampira (Giulia Moon), Kaori 2: Coração de Vampira (Giulia Moon); Eu sou a Lenda (Richard Mathenson); Fantasmas do Século XX (Joe Hill); Ladrão de Almas (Alma Katsu).

(acrescentei outros gêneros, caso não se importe):
Fantasia - Meu gênero preferido. As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley); O Hobbit/O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien), A Dança da Floresta (Juliet Marillier); Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos (Roberta Spindler e Oriana Comesanha); A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin).

HistóricoUm dos gêneros que mais gosto, tenho vários para ler em 2013. O Rebelde (Jack Whyte); Portões de Fogo (Steven Pressfield); A Canção de Tróia (Colleen McCullough); Stonehenge (Bernard Cornwell); Changi (James Clavell).

Terror/Suspense - Livros que congelaram minha espinha. A Semente do Diabo (Ira Lewin); Os Gêmeos - Uma História de Terror (Thomas Tryon); Quando os Adams Saíram de Férias (Mendal W, Johnson); A Ascensão da Casa dos Mortos (Lemos Milani); Carrie, A Estranha (Stephen King).

JuvenisAdoro juvenis! De Amora e Amor (Elias José); Palladinum - Pesadelo Perpétuo (Marcelo Amaral); A Droga da Obediência (Pedro Bandeira); O Mágico de Oz (L. Frank Baum); As MAIS (Patrícia Barboza). 

5- Você precisa do silêncio para ler ou consegue ler mesmo com outras pessoas falando perto de você?
Silêncio total! Até consigo ler com ruídos de videogames, mas música, tv ou conversa não.

6- Vamos fazer uma brincadeira com filmes e livros. Vou dizer uma palavra e você responde com o título de um filme e de um livro que acha que melhor representa a palavra:

Livro-Filme
AmizadeO Senhor dos Anéis (a amizade entre os hobbits e a que surge entre os membros da Sociedade do Anel) - O Senhor dos Anéis (pelo mesmo motivo, o filme mantem a amizade verdadeira entre eles);

Amor - Outono de Sonhos (um casal mais que romântico, amor verdadeiro e puro) - Como Se Fosse a Primeira Vez (um homem que reconquista a mulher amada todos os dias)

 Não consegui pensar em nenhum livro ou filme específico.

Fidelidade - O Mágico de Oz (Dorothy se mantem fiel aos tios e ao acinzentado e pobre Kansas, mesmo tendo a chance de ficar na exuberante e rica Terra de Oz) - Sempre ao Seu Lado (Um cachorro que vive exclusivamente para o dono)

PositivismoA Vez da Minha Vida (aprender a ver sua própria vida com olhar positivo) - À Procura da Felicidade (mesmo com a vida na sarjeta, um pai não perde o positivismo por causa do filho)

SuperaçãoP. S. Eu te Amo (Sobreviver ao luto e reaprender a viver) - Náufrago (Mesmo perdido e isolado em uma ilha deserta por 4 anos, ele não desiste de voltar para casa)

7- Teve algum livro que foi super elogiado na blogosfera e quando você o leu não o achou tão maravilhoso assim? Qual?
Amante Sombrio da J. R. Ward. Não exatamente super elogiado, mas as mulheres adoram a série Irmandade da Adaga Negra, enquanto não gostei, nem tentei ler o segundo livro.

8- Indique 15 blogs que você considere o trabalho sério. Não precisa ser parceiro do seu blog.(passou um pouquinho, mas tentei escolher apenas 15)


9- Já fez alguma loucura por causa de um livro?
Não exatamente, mas já deixei de comprar roupas e sapatos novos para comprar livros.

10- Qual o livro que de alguma forma mudou a sua vida?
Foram 2: As Brumas de Avalon. Minha mãe me deu com muita dificuldade os 4 volumes quando eu tinha 13 anos de idade e foi minha primeira leitura "adulta". Minha mãe adorava a saga e sempre conversávamos sobre. Ela faleceu pouco depois e os livros me marcaram mais ainda.
O Senhor dos Anéis, volume único. Descobri um mundo fantástico. Eu tinha 16 anos de idade e perdi o medo de livros grossos. Sagas em vários volumes não me assustavam, mas livros grossos sim.

11- Você lê romances de banca? Por quê?
Não. Nunca comprei nenhum, sempre existem outros na frente.

12- Deixe uma mensagem para os leitores:
Gostaria de agradecer a todos que contribuem para o estímulo da leitura. E leiam sempre!

*** 

Gostei bastante desta entrevista pois a Tatiana ainda complementou as respostas com mais opções de livros.

Sua mãe lhe deixou a melhor herança que se pode dar aos filhos: o amor pela leitura. Ela lhe deu a chave de um mundo onde tudo é possível e onde você sempre poderá estar livre. Quem abre sua mente com a leitura está evoluindo para se tornar um ser humano melhor.

Por favor, dê uma lambeijoka na sua “filha” por mim. Aqui em casa as idades dos bebês variam entre 3 e 21 anos.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

3 comentários:

  1. Muito legal a entrevista, gostei das associações que a Tatiana fez na hora de citar livros e filmes com as palavras indicadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por me dar a chance de mostrar um pouco de mim. Tentei responder direitinho e tornar a entrevista interessante e fi sincera. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também não leio com barulho, tem que estar o maior silêncio.
    Também já deixei de comprar roupas e tudo o mais para comprar livros, rsrs.

    Vou visitar o blog dela.

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://migre.me/dhoKy

    ResponderExcluir