Image Map

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

(Resenha) Contos de Meigan - A fúria dos Cártagos - Roberta Spindler & Oriana Comesanha

Título: Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos

Autoras: Roberta Spindler & Oriana Comesanha

Editora: Dracaena

617 páginas

Sinopse: Meigan é um mundo diferente do nosso, morada de seres especiais e poderosos que se denominam magis. Na aparência são exatamente como nós, mas as diferenças não podem ser ignoradas por muito tempo. Os magis tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força. Esses elementos, chamados mantares, não se limitam apenas aos conhecidos fogo, terra, ar e água. Existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Ter a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza é um dos principais requisitos para a evolução de um magi. Para tanto, deve-se, primeiramente, entender que tudo faz parte da mesma manifestação natural e que toda matéria e energia estão inseridas em um processo dinâmico e universal. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos começa com Maya Muskaf preparando-se para voltar para casa. Depois de três anos vivendo na Terra, o momento de retornar a Meigan finalmente havia chegado. Estava preocupada, pois algo afetava seu controle sobre os mantares, talvez algum resquício da misteriosa doença que a debilitou durante a infância. Com medo de estar novamente doente e para conseguir respostas, decidiu deixar de lado as diferenças com sua mãe, a principal governante do mundo magi. Voltaria a Katur, capital de Meigan, e pediria perdão por todas as brigas passadas. Assim, abandonou sua vida terrena e entrou na primeira caravana que encontrou. Entretanto, seus planos acabaram tomando um rumo muito diferente daquele que imaginara. No caminho de volta, os soldados que a escoltavam acabaram encontrando destroços e um corpo no chão. Logo que avistou o homem morto, com os cabelos tão brancos quanto sua pele e os olhos inteiramente negros, Maya soube que se tratava de um dos cártagos – antigos magis que traíram seu povo e por isso foram banidos para uma dimensão paralela. As implicações para tal presença em território magi eram gravíssimas e não demorou muito para que a garota e seus companheiros descobrissem que os magis traidores estavam tomando o Solo Sagrado e derrubado seus portões de defesa. Agora, em meio ao caos de uma violenta batalha, Maya vai precisar lutar para sobreviver e conseguir responder as perguntas que tanto lhe afligem. Como os cártagos conseguiram acesso ao Solo Sagrado? Onde estavam os guardiões dos portões, os mais poderosos guerreiros de Meigan? E, a mais importante de todas, conseguiria chegar a Katur a tempo de encontrar sua mãe?


***

Já no prólogo temos uma noção do que esperar deste mundo de Meigan. Somos informados da luta que ocorreu tempos atrás e do porque da divisão dos mundos.

Meigan foi separada da Terra (o homem como sempre quis ser o dono dos mundos).

É explicado os tipos de poderes que os seres de Meigan têm e como foi feita esta separação.

Daí partimos para o regresso da Maya à Meigan (após se desentender com sua mão ela foge para a Terra – ainda existem portais que ligam os dois mundos).

Já no primeiro momento ela se depara com uma verdadeira guerra entre seu povo e os Cártagos. É uma guerra hiper violenta onde vários de seus soldados são trucidados.

Ela mesma só escapa por ter a ajuda do sétimo guardião e do sei apoc que a tira do meio da luta e a leva para o castelo de sua mãe. E ao chegar ela só tem tempo de receber das mãos da sua mãe o amuleto que a identificará como Shyrat.

Além de Maya o Guardião também salvou o menino Allan, um Lehibi.
Depois da cerimônia de despedida ao corpo de sua mãe Maya se recusa a tomar o seu lugar como Shyrat e foge mas dessa vez atrás de vingança.

Na Floresta dos Condenados ela mais uma vez é salva pelo Guardião e acaba conhecendo o Sábio Keyth que passou anos escondido na Floresta.

Quando o Guardião é ferido gravemente Maya resolvi tirar sua máscara (coisa proibida pois os Guardiães creem que nenhum ser “inferior” deve ver seu rosto).A partir deste momento uma sementinha da dúvida é plantada na menta de Seth – o Guardião.

Eles enfrentam alguns Cártagos antes de chegar a Farrah. Cidade onde seus caminhos se desencontram pois Maya parte para um “exílio” para pensar.

Nesta fase ela conhece Yona (acho que ela ainda terá uma participação muito especial no próximo livro) e aprende algumas lições valiosas com a simples camponesa.

Ao voltar para Katur descobre que Allan foi levado por seu suposto tio e não consegue mais notícias do garoto que acaba sendo “transformado” numa máquina assassina pelos inimigos da Maya e de Meigan.

Então passa a estudar novamente na escola para meninas Anahat pois precisa aprender as lições que perdeu no período que ficou vivendo na Terra.

Ela tem aulas exaustivas para poder dominar os mantares da terra, da água, do ar e do fogo.

Seus amigos a ajudam nestas lições: Anya, Artur e Ayka.

Quando uma das conselheiras é morta Maya, Keyth e Seyh são condenados e precisam fugir.

Nesta fuga acabam indo parar na aldeia dos Manarcus-na-Farris onde Seth é obrigado a abdicar de sua identidade e Maya conhece Sebastian, o chefe desta tribo do fogo.

Enquanto os três saem atrás de um artefato que poderá ajudá-los na grande luta para a qual estão se preparando, o Horyan, a aldeia é atacada e vários homens, mulheres e crianças são mortos.

E nesta parte nos preparamos para o próximo livro.

São tantas lições que podemos tirar desta história que fica até difícil escrever todas aqui:

Não deixe para dizer para aquela pessoa especial (sua mãe, seu pai ou seu irmão) o quanto a ama ou se arrepende do que fez pois pode ser que quando você resolva fazer seja tarde demais.

O Seth foi adestrado para acreditar que deveria viver excluído da sociedade tendo contado apenas com seu apoc e com os outros Guardiões. Nós também podemos estar fazendo isso ao nos agarrarmos as velhas crenças e não abrindo nossa mente e nosso coração para o novo.

Por mais que estejamos com medo não devemos nos acovardar diante do que precisa ser feito. Devemos assumir as rédeas do nosso Destino, mesmo que no principio não concordemos que é o certo (a Maya nasceu para ser uma Shyrat).

Nem todo aquele que é considerado Sábio tem todas as respostas.

Até mesmo um grande guerreiro tem seus traumas e seus medos para serem superados. É isso que os torna fortes: saber que podem transformar sua fraqueza na sua força.

Tenho que confessar que fiquei completamente apaixonada por esta história e que ainda estou decidindo para quem torcer se para o Seth ou para o Sebastian (a cena do beijo que ele deu na Maya me fez ficar com um calor kkkkkkkkkk).

Só um aviso: quem tem o estômago frágil cuidado pois as cenas das lutas são descritas como acontece com sangue e tudo mais ok?




*** 

Na dedicatória que a Roberta colocou para mim ela disse “Os portais de Meigan estão abertos. A aventura te espera” e segui a risca este convite.

Quando transpus o portal fui levada para o meio da aventura e ao chegar ao final do livro fiquei com a sensação que na verdade fui transportada para uma junção dos filmes O último Samurai







e O último Mestre do ar (numa versão para adultos):



Acho que deu para vocês perceberem como a minha imaginação viajou ao ler este livro.

E agora fiquei com um sério problema: Preciso ler a continuação antes que minha ansiedade me domine.

Meninas me digam que logo poderei saciar esta fome ok? kkkkkkkkkkk


Assista ao book trailer:


leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário