Image Map

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

(Resenha) Cair para Voar - Flávio Galindo

Cair para VoarTítulo: Cair para Voar 

Autor: Flávio Galindo

Edição: 

Editora: Sollo Editorial

Ano: 2013

Páginas: 90




Sinopse: O tempo sempre foi um paradigma. Ele passa e pronto. Tomamos nossas decisões. Mas e se por um segundo sequer, ele pudesse voltar? Foi com essa questão que Rodrigo se viu parado de frente ao abismo. A vida lhe proporcionara riquezas, mas sua maior ele perdera. Então o tempo lhe deu uma escolha. A escolha de fazer diferente. O que você faria se pudesse reviver sua maior história de amor? O que você faria para mudar? Largaria todas as suas decisões passadas? Conheça a estória de Rodrigo e Jéssica. Um amor que nem mesmo o tempo pode contra. 



***



Concordo com o Flávio que no prólogo disse que o único defeito deste livro é ter apenas 90 páginas. Isso torna difícil fazer a resenha pois corremos o risco de acabar contando toda a história.

Por isso irei falar apenas sobre as minhas impressões durante a leitura. 

Ao lermos a história do Rodrigo e da Jéssica nos deparamos com a realidade dos relacionamentos nos dias de hoje. Estamos vivendo a era do EU. Não nos relacionamos com o outro, o usamos. 

Antes do casamento existe todo o ritual da conquista e depois de subir ao altar a relação desce a ladeira literalmente.

O marido se sente na obrigação de trabalhar cada vez mais para dar conforto para a esposa. Depois para os filhos.

A esposa também trabalha para dar conforto aos filhos e para se sentir mais útil.

Até aí tudo certo. Mas a partir do momento que o trabalho se torna o escravizador da pessoa o relacionamento entre o casal entra em crise. 

Num mundo cada vez mais competitivo onde cada segundo vale dinheiro fica difícil manter um casamento sadio. É difícil mas não impossível. Para que dê certo basta haver comprometimento de ambas as partes.

Acredito que aí está a razão para tantos divórcios. As pessoas não se casam por amor. Se casam por paixão, por comodismo, por desejo de agradar a família... 

O ser humano está modificando o conceito de casamento. 

Eu acredito que para um relacionamento dar certo é preciso que as duas pessoas envolvidas se comprometam uma com a outra (não apenas num casamento mas em qualquer tipo de relação: pais e filhos, entre irmãos, entre amigos).

No casamento esse comprometimento deve ser ainda maior pois você aceitou de livre e espontânea vontade que uma outra pessoa passe a fazer parte da sua vida.

Quando chegam os filhos a situação se torna ainda mais sofrida. O marido passa a trabalhar feito um louco. A esposa cobra a sua presença em casa. O relacionamento esfria e vira uma enorme bola de neve descendo uma montanha. Resultado: acontece uma avalanche que destrói tudo pelo caminho.

Nesta história do Rodrigo e da Jéssica nos deparamos com esta situação. Ele trabalha demais e acaba pagando um preço muito alto por isso.

Mas a Vida ou Deus ou Destino (cada um chamará de uma forma) lhe oferece uma chance de mudar o passado. Mas como toda ação tem uma reação ele também terá que pagar um preço alto por esta mudança.

E é esta a questão que fica: você estaria disposto a pagar o preço por esta mudança? 

Vou mais além e lhe pergunto: você não prefere fazer esta mudança hoje antes que seja muito tarde?

Não estou dizendo que as pessoas devem largar seus empregos e irem viver numa praia. Temos nosso compromisso com a sociedade, contas para serem pagas.

O que quero dizer com isso é que a vida é curta demais para passá-la preso ao trabalho. 

Temos que nos organizar para termos tempo para nós mesmos e para as pessoas que amamos.

Não devemos esperar para que a Vida venha nos dar uma segunda chance. Quem quer faz acontecer.

São pequenas atitudes que modificam o relacionamento.

Esta é a lição mais difícil que o ser humano tem para assimilar: aprender a conviver com o outro. Deixar o ego de lado e olhar para o outro de verdade.

A partir do momento que você escolhe dividir sua vida com alguém deve estar consciente das consequências desta decisão. E não adianta jogar a culpa para a outra pessoa se o relacionamento não der certo pois o casamento são dois seres que fizeram a escolha de se unir.

Por isso devemos tomar cuidado com nossas escolhas para que elas não nos tragam arrependimentos.

Um gesto que poderia ter feito, uma palavra que poderia ter dito...

A vida não vai esperar você amadurecer para voar. Você precisa se atirar sem medo de cair, abrir suas asas e planar. 

O Rodrigo foi um privilegiado pois pode modificar o passado e corrigir o erro. Mas nós podemos aprender com sua história a não cometer este erro.

A vida em conjunto com outra pessoa nos coloca na prova mais trabalhosa para todo ser humano: aprender a dividir através do comprometimento.

A maneira como o Flávio descreve esta história é comovente. Você sente as emoções dos personagens em cada fala. Se com 90 páginas ele foi capaz de nos emocionar assim imagina o que acontecerá quando ele resolver escrever um romance com umas 500 páginas?




Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

3 comentários:

  1. Mais que perfeita sua resenha Khrys.

    Já estou divulgando nas minhas páginas. Obrigado de coração.

    Você disse tudo o que eu quis passar com as poucas 90 páginas.

    Obs.: Estou escrevendo um romance maior ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, uma vez eu participei do sorteio do livro mas nem ganhei, estou afim de comprar, talvez na minha próxima comprinha, beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o assunto abordado ! Irei atrás para ler. Pena ser tão pequenino...

    Adorei a resenha !!

    Abraços.
    Wesley Lennox - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/
    @weeslennox

    ResponderExcluir