Image Map

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

(Resenha) Coração sem fim - Larissa Carvalho

Título: Coração sem fim

Autora: Larissa Carvalho

Ano: 2014

Páginas: 456

Editora: Chiado Editora



Sinopse: Um rapaz e duas jovens, a amizade e o amor, o equilíbrio e a obsessão, o volúvel e o constante, a mágoa e o perdão. Qual será o final?
Um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano, o conflito que esbarra no contraste do volúvel para o estável. A preocupação com o habitat marinho, a luta pela preservação das tartarugas marinhas e recifes de corais, a adoção de animais abandonados, temas polêmicos envolvendo dislexia, bipolaridade e bulimia. Tudo dentro de um contexto familiar que se entrelaça concomitantemente nas relações de amizade, gerando amores platônicos, amores reais e amores doentios.




***



Três jovens com personalidades totalmente diferentes unidos pelo amor mais forte que existe: a amizade. Considero o mais forte porque ele é uma escolha do coração. Não é “imposto” pelo sangue ou parentesco. Quando ele nasce e resolvemos alimentá-lo se torna mais sólido que uma rocha. Poderão ocorrer rachaduras ao longo dos anos mais sempre poderemos pisar nesta rocha sem desmoronar.

Ruan é um rapaz extremamente raro. Ele se coloca a total disposição das pessoas. Está sempre ali oferecendo sua presença como um porto seguro para os outros. Ele ama a Samanta, mas não teve a coragem para dizer isso a ela até que o Destino resolve dar um empurrãozinho nesta história. Sam consegue uma bolsa para estudar na Dover University. Como ela terá que viver em outro país, o medo de perdê-la, sem ao menos lhe falar sobre seus sentimentos, faz com que o Ruan tome coragem e abra seu coração deixando transbordar todo o amor que vinha mantendo represado ali dentro.

Bianca é uma garota egocêntrica que cresceu sendo paparicada por todos. É modelo internacional e ama o Ruan desde criança. Ela acaba por se declarar no mesmo período que o Ruan se declara para a Sam.

Sam é totalmente impulsiva. Tem verdadeira paixão pelos animais marinhos. Herança de sua mãe Susana. Quando percebe que a Bianca pode finalmente ficar com o Ruan o sentimento de ciúme que surge em seu peito a faz refletir sobre seus verdadeiros sentimentos.

Assim o triângulo da amizade de torna também amoroso. Mas a Sam, utilizando sua impulsividade nata, decide se afastar do Ruan acreditando que ele possa ser feliz com a Bianca.

Ela vai estudar na Inglaterra e os distancia não apenas fisicamente, mas principalmente emocionalmente. Aquela velha frase: “Longe dos olhos, longe do coração. O que os olhos não vêm o coração não sente”.

Só que hoje em dia temos a internet para levar um pouquinho de informações para os nossos olhos e ouvidos.

Ruan tenta se entender com a Bia, mas seu coração não pode amar duas mulheres ao mesmo tempo. Está completamente preenchido pelo amor que nutri pela Sam.

A Sam acaba se envolvendo com outro e descobre que seus sentimentos com relação ao Ruan ainda não estão firmes como os dele. Neste novo relacionamento ela desabrocha e finalmente conhece o amor. Termina dividida criando um quadrado amoroso.

Vários temas importantes foram abordados nesta história: Preservação ambiental, bulimia, bullying, vida de modelo, amizade, traição, perdão, superação, dislexia.

Preservação ambiental – Susana é a criadora do “Projeto Vida” uma ONG que tem o objetivo de conscientizar a população da importância do meio ambiente para o nosso futuro.  

Bulimia e vida de modelo – Bianca foi inserida no universo da moda ainda criança e cresceu com a ditadura da magreza regendo a sua vida. Assim o caminho para a bulimia foi bem curto e rápido.

Bullying e dislexia - Natália sofre de dislexia e por causa dela sofreu também com bullying dos colegas.

Amizade – Além do triângulo temos também a irmandade entre o Ruam e o Pedro.

Traição – Susana sofria de bipolaridade e acabou sendo apunhalada pela traição do marido.

Perdão – Os amigos decidiram se perdoar pelo conflito de amor assim como a Susana terminou perdoando o marido.

Superação -Neste quesito são muitos exemplos: Susana superando a traição, Natália superando a dislexia, Bianca superando seu ego, Susana superando a bipolaridade.

De todos os personagens o que mais me identifiquei foi a Susana. Além do amor pelos animais sua personalidade e a bipolaridade nos fez quase a mesma pessoa. A única diferença é que eu não teria perdoado a traição. Para mim quando a confiança é quebrada não existe cola nenhuma que poderá unir novamente os pedaços.

A Sam é impulsiva e não mede as consequências dos seus atos na vida das outras pessoas. Ela se afasta do Ruan achando que está fazendo o melhor pela amiga, mas não pensa no sofrimento que está causando a ele. No seu novo relacionamento comete o mesmo erro ao fugir sem deixar que o Peter se defenda da acusação. Mesmo sabendo que esta atitude só trará dor para ela mesma continua agindo da mesma forma.

A Bianca foi um exemplo de superação. Ela muda radicalmente seu estilo de vida com a ajuda do seu terapeuta que a ensina a se amar em primeiro lugar (As sessões de terapia dela devem ser analisadas e absorvidas pelos leitores pois serão de grande ajuda para a sua evolução como ser humano também). Ela conseguir se curar da doença, adestrar seu ego, trocar de profissão, voltar a estudar o que gostava e ainda perdoou a amiga por se envolver com o homem que ela amava.

Ruan é o cara com que toda mãe deseja que sua filha se case, pois, será capaz de fazê-la extremamente feliz. O amor que ele demonstra pela Sam é incondicional. Para ele o que importa é que ela seja feliz mesmo que sua felicidade seja viver ao lado de outro. É o amor que liberta. Que dá asas e não coloca o outro numa gaiola.

Agora é aguardar a continuação desta história que foi narrada de uma forma enternecedora pela Larissa. Ela conseguiu criar uma trama onde todos os tipos de amor são postos à prova. Os ensinamentos, as mensagens e as lições que cada personagem transmiti são verdadeiros bálsamos para a alma.

Estou mega curiosa para saber o que irá acontecer com o quadrado amoroso e com a Susana. E doida para ver a Vida e a Alismuni de novo.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Krys fiquei encantada de como conseguiu entender a mensagem que quis passar. Amei sua resenha, uma das mais lindas que já li! Desejo muito sucesso no seu blog! Beijos no coração.

    ResponderExcluir