Image Map

sábado, 17 de outubro de 2015

(Entrevista) Autor Diego Martins Ribeiro

Oi Sonhadores.



O entrevistado de hoje é o autor Diego Ribeiro. Um jovem talentoso que fará diferença na nossa literatura:





1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, se é casado, se tem filhos – humanos e/ou animal – e como as pessoas o veem. 


Olá! Sou Diego Martins Ribeiro, tenho 26 anos, não tenho filhos, mas tenho uma gata (velhinha) chamada Nina.
Não sei ao certo como as pessoas me veem. Me preocupo mais com o modo como eu me vejo, em ter a consciência limpa.
Sou detalhista, ansioso, tímido, obsessivo e idealista.


2- Faça um resumo do O Clã dos 4 Guerreiros:

O Clã dos Quatro Guerreiros


É o primeiro livro de uma série, Enoua, que mistura fantasia e ficção científica, em um mundo cheio de possibilidades. A história tem quatro personagens principais, com personalidades bem diversificadas, os “Quatro Guerreiros”. Tenho receio de contar muito e dar spoilers (risos). Mas posso garantir que é uma história cheia de aventura e surpresas, e que o final é dificílimo de se prever.





3- Com qual deles você se identifica mais? Por que?

Acho que os quatro são uma parte de mim, então me identifico com todos, principalmente com os dois rapazes.

Se saiu bem nessa kkkkkk


Ilustrações de Nathália Gomes


4- Se inspirou em alguém da vida real para criar um dos personagens?

Indiretamente acabo me inspirando um pouco em algumas pessoas que conheço para criar os personagens, mas não existe um personagem que tenha sido inspirado em uma pessoa específica.


5- O que podemos esperar do próximo volume?

Mais surpresas, aventura, suspense, um pouco de romance (o que foi bastante sutil no primeiro) e muito mais.


Ilustrações de Nathália Gomes


6- Qual a maior dificuldade em criar uma história em série: escrever ou a editora resolver publicar logo a sequência?

Acho que ambas as questões são delicadas. É uma responsabilidade grande escrever uma série. Os leitores (felizmente) exigem a continuação. Já sei o que acontecerá em cada livro da série, mas o processo de criação é trabalhoso, claro.
E falando nesse mundo literário, e em outras carreiras artísticas, nunca sabemos como será o amanhã. Espero, realmente, que eu tenha a oportunidade de publicar toda a série, que não será pequena. 

Concordo EXIGIMOS uma continuação assim que terminamos de ler o primeiro livro kkkkkk Como assim não será pequena? Quer me mater de ansiedade?


7- Se você tivesse o poder de um dos 4 guerreiros qual seria e por que?

Depende. Dentre as armas, gostaria de ter o cajado de Débora. Dentre as habilidades, me falta um pouco da inteligência espacial do Gabriel (risos) – sou muito desorientado. Dentre os amuletos, com certeza o de Beatriz.

Só faltou algo do Henrique para ser o guerreiro perfeito.


8- Esta é a carreira que queria seguir desde criança ou aconteceu algo que o inspirou a ir por este caminho?

Desde criança. Lembro que ganhei meus primeiros gibis e logo disse que queria trabalhar criando histórias.

Parabéns por seguir seu sonho e torná-lo realidade.


9- Como surgiu esta história?

As primeiras ideias surgiram em 2010. Inicialmente tinha mais cara de ficção científica. Fui trabalhando a ideia em minha cabeça durante meses, antes de chegar a algo parecido ao que temos hoje.


Ilustrações de Sérgio Renato Men sobre o universo da série Enoua



10- O que você costuma fazer nos seus momentos de lazer?

Sair com meus amigos, ler, praticar alguma atividade física, ver séries...


11- Você já imaginou ver a sua história no cinema? E quem você escolheria para o elenco?

Seria fantástico, mas procuro não pensar nisso agora. Haveria muito pela frente antes de algo do tipo acontecer. Quanto ao elenco, já me perguntei sobre isso, e seria uma tarefa bastante complicada. Acho que seriam novos atores, ao invés de conhecidos.

Dar chance para novos talentos como você é. Mostra o quanto é digno de admiração.


12- Cite 10 livros nacionais cujas histórias serviram de lições para a sua vida:

Posso citar um que recomendo demais? Capitães da Areia, de Jorge Amado. Talvez não seja para todas as idades, mas é um livro que você precisa ler em algum momento de sua vida.

Capitães da Areia


13- Já pensou em escrever uma história cujo gênero seja diferente tipo um romance ou um policial?

Sim, mas provavelmente irei seguir no gênero fantasia ou ficção-científica (tenho ideias para uma distopia).

Uma distopia é? Quando será publicada kkkkkk


14- Quando está criando uma história precisa estar em total silêncio ou a inspiração surge até mesmo no meio do caótico trânsito da cidade?

A inspiração surge nos momentos mais improváveis. Depois preciso procurar um papel para escrever os rascunhos das ideias que tive. Mas trabalho da seguinte forma: depois de ter refletido bastante sobre a história, e ter feito muitos rascunhos, junto todas as ideias e as organizo, as divido em capítulos, e só então começo a escrever. Então a inspiração acaba não sendo um problema, pois já sei o que vai acontecer em cada capítulo.


15- Deixe uma mensagem para os leitores:

Obrigado por terem chegado até aqui.
Espero que leiam sempre, todo tipo de literatura, sem preconceitos.
Ah, e lutem por seus sonhos.
Abraços

Apoiado. Todo gênero literário tem o seu valor.



*** 

Espero que tenham gostado de conhecer o Quinto Guerreiro.

Sempre me sinto orgulhosa por mostrar que os jovens estão fazendo com que o preconceito literário diminua. Não é a idade que capacita um autor. É o dom aprimorado pela dedicação.

E isso o Diego tem de sobra. Este rapaz ainda dará muito o que falar com suas histórias.

Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

3 comentários:

  1. Muito bacana, amei a entrevista ele me pareceu um alguém super interativo, ele gosta de gatos amei isso rsrs. Ele diz que o final é difícil de se prever, agora vou usar como desafio e ler com o intuito de desvendar o final rsrs. A resposta que ais gostei foi a 12, também gosto muito de Capitães da Areia, e como ele acredito que todo ser humano devia ler.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Um Rapaz Jovem Que se Permite Escrever com idéias excelentes misturando realidade e ficção .Vou Amar seus livros.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao autor. Amei conhecer mais um pouco de sua trajetória e seu romance. Sua entrevista foi demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir