Image Map

domingo, 18 de outubro de 2015

(Resenha) Magimakía - Rafael Lovato

Título: Magimakía - A busca por Merlin

Autor: Rafael Lovato

Ano: 2015

Páginas: 250

Editora: Chiado Editora



Sinopse: “A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”.
Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência.
Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver.
Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos!
Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria.
Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!



***



Numa noite estrelada o autor Rafael recebeu uma visita peculiar, na verdade foram duas visitas: o fantástico, astuto e magnânimo goblin (essa foi uma condição imposta – se referir a ele somente desta forma carinhosa – e o autor achou melhor não contradizer o goblin) e o seu troll de companhia.

Este magnânimo goblin tinha uma missão especial que somente o autor poderia realizar: traduzir as histórias contidas em 3 enormes e empoeirados livros. Assim o mundo iria conhecer a Magimakía – A Grande Batalha dos Magos e Bruxas.

Vamos então conhecer os fatos mais importantes narrados por formidáveis heróis goblins que vivem em Goblinantrum (mas não se intimidam com nada nem ninguém e por isso vão a qualquer lugar atrás de informações valiosíssimas) que estão no livro Fabuloso Compêndio.

Uma conspiração estava acontecendo juntando um elfo, um mago e um demônio. Ai, ai, ai! Essa união não irá acabar bem.

Já nos livros da Ordem dos Magos e Bruxas são os próprios que narram as histórias tendo uma percepção aqui e ali de um goblin. Lógico.

Assim a conspiração ganha mais um elemento: um anjo. Eles querem impedir o reaparecimento do grande Mago Merlin tomar o poder para si mesmos nos planetas de Elysuim, Magus, Angelicorum e Daemonion.

Mas como Merlin avisou “Nunca confie em anjos e demônios” traições foram acontecendo ao longo das narrativas.

Nosso herói nesta história é o jovem Oliver. Ele cresceu desconhecendo sua origem e quando é lançado ao seu verdadeiro mundo fica completamente atordoado.

Na escola era perseguido pelo garoto William (o que acabou por até sentir falta diante dos fatos) e na sua “nova” vida está sendo perseguido por magos, anjos e demônios.

Ele também é um mago, mas como não foi devidamente treinado não sabe lidar com o seu poder. Assim recebe a ajuda das irmãs bruxas Avery e Violet (que têm total domínio sobre seus poderes), o mago Ben avô das meninas e do único goblin que não precisa ter um troll de companhia, Ruarc, o goblinzão da orelha quebrada que tem o dom de ler pensamentos.

Isso quase leva nosso herói Oli a loucura. Rá, rá, rá! E faz a diversão ser garantida para o goblinzão.

Com o passar dos dias seus poderes vão se manifestando graças à ajuda do Ben que vai lhe ensinando os segredos dos magos.

Nesta história os anjos e serafins são os vilões e os demônios os aliados do bem. Bizarro isso.

E o mais temido dos demônios Batsaum-Rasha aparece no momento decisivo vestido com a lendária armadura negra de Baratrum, a terrível Satanakia com seus mil olhos vermelhos e viva. Segura.

Os anjos não imaginam contra o que precisarão lutar. Nem os aliados dos demônios são capazes de prever a surpresa preparada pelo Batsaum. Que coisa tenebrosa.

O que será que acontecerá com o nosso herói Oliver? Será que Merlin conseguirá reverter o feitiço? E quando veremos o dragão Astarot em todo o seu esplendor?

Isso só saberemos quando o autor traduzir mais alguns textos goblinianos.

Vocês devem estar se perguntando se esta blogueira que vos fala pirou, não é? Que conversa de doido. Mas a resposta é: Na-na-ni-na-não! Ela apenas foi contagiada pela narrativa desses goblins.

Como podem ver ler uma história fantasticamente contada por estes seres extremamente inteligentes, corajosos, impetuosos e com uma risadinha esquisita nos remete a viramos um goblin honorário.

Agora falando sério (Rá, rá, rá!): O autor Rafael criou uma forma única de narrar uma história. É um conto infanto-juvenil que irá agradar crianças na faixa dos 8 aos 80 anos.

Oliver é um menino de 15 anos super inseguro que tem uma paixonite pela Kim (que no próximo livro deverá aparecer e mostrar o seu verdadeiro EU). Não conheceu seu pai biológico por isso ao se defrontar com os seres da dimensão ao qual pertence se sente ainda mais inseguro.

Mas ao começar a dominar seus poderes aprende a ter mais confiança em si mesmo. A amizade com as bruxas, o mago e o goblinzão lhe dão a base que lhe faltava para se tornar um homem.

E existe a possibilidade de no futuro (se ele sobreviver a surpresa do Batsaum) sua paixão ser direcionada para uma outra jovem muito especial.

Adorei esta forma inovadora de narração. As cenas onde lemos os pensamentos do miolo-mole Oli são hilárias. Já as que descrevem as batalhas regadas a total carnificina são horripilantes. Que armadura mais terrível é esta Satanakia.

Enfim, temos aqui uma história que agradará os fãs do mundo fantástico e os deixará completamente Irados!.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Rafael Lovato escreveu: Adorei a resenha Khrys e achei o máximo a "goblin honorária " rá rá rá! Beijão, e fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir