Image Map

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

(Entrevista) Autora Fernanda Egger

Oi Sonhadores.




Hoje vamos conhecer um pouco mais da vida da autora Fernanda Egger cuja história me deixou completamente encantada:





1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, se é casada, se tem filhos – humanos e/ou animal –  e como as pessoas a veem.

Bem... Apresentação né? Meu nome é Fernanda. Egger é o sobrenome por quem meus amigos acabaram me conhecendo. Para aqueles que também me conhecem pouco, sempre fui Fernanda Egger. Tenho 40 anos completíssimos! E adoro estar nos 40, não tenho vergonha de dizer idade não! Sou separada e tenho duas filhas e dois filhos felinos de criação. Nem sempre estive acompanhada de felinos, mas estou gostando tanto da experiência quanto com as anteriormente vividas com cães. Como as pessoas me veem? Que difícil! Sempre tive facilidade em fazer amigos e tenho contato com alguns de infância mesmo, de pequena. Tenho sorte de manter bons amigos até hoje.


Ser adotada por um felino é uma recompensa maravilhosa, por dois então... Sim, são eles que nos escolhem, ainda mais do que os cães.



2- Faça um resumo do seu livro Imperdoáveis:

ImperdoáveisResumo de Imperdoáveis? Acho que a Sinopse do livro o resume bem. Mas vou tentar resumir de outro jeito. Imperdoáveis fala de anjos e sua relação com os seres humanos. O pano de fundo para essa história são os 7 Pecados Capitais: soberba, preguiça e os outros. No caso dos anjos, diferente da humanidade, esses pecados não podem ser perdoados. Toda a mitologia não está baseada em nenhum estudo aprofundado e sim no conhecimento cotidiano que se tem sobre o assunto, no senso comum. Não tem pretensão de defender nenhum tipo de religião ou crença em detrimento de outra. É uma história que fala de amor e amizade, dois sentimentos que estão sendo deixados de lado por conta dessa explosão de tecnologismos que estamos vivendo na atualidade. Os personagens principais tornam-se amigos quase inseparáveis e essa cumplicidade faz brotar um sentimento singular entre os dois. A partir daí a história se desenvolve e quantos desenlaces podem surgir pela frente? É apenas o começo.



3- Tem um personagem favorito? Qual?

Meu personagem favorito tem que ser criação minha? Meu personagem favorito na literatura até há pouco tempo era o Louis (Entrevista com o Vampiro – Anne Rice), mas hoje sou completamente apaixonada pelo Patch (Série Sussurro – Becca Fitzpatrick). No meu livro a Izabel é com quem eu mais me identifico e ela deve crescer na série, com certeza.

Ficou entre um vampiro e um anjo. Que decisão difícil. 



4- Como foi a criação de cada personagem? Você se inspirou em alguém?

Eu já havia revelado a um blogueiro parceiro meu (Os Papa-livros), também numa entrevista, que a personagem da Clarissa foi baseada em alguém muito importante para mim, muito querida. Eu tinha que compreender essa coisa da timidez, algo bem diferente do que eu geralmente sou. Na época da criação da história essa pessoa estava com 8 anos. E assim tudo começou... Mas não dá pra dizer que algum personagem não tenha um pouco de mim. Estou fazendo um curso atualmente sobre Escritas do Eu. Neste interim, posso afirmar que: não há possibilidade de desenhar um personagem sem uma marca do autor. É a minha opinião.

A menina deve ter se sentido muito honrada por lhe ajudar a compor a personagem.

Acredito que pelo um dos personagens de uma história sempre terá alguma característica do seu criador.



5- Tem previsão do lançamento do segundo volume?

Ai... previsão de lançamento do 2º livro... Queria poder dizer: no final do ano! Mas não se aproxima nem um pouco dessa realidade. Infelizmente. Minha vida de 2013 para cá foi uma montanha-russa de mudanças. E o segundo livro não está finalizado por conta disso. Gostaria muito de publicar o 2º pela mesma editora, a Dracaena. Fui muito feliz com a primeira publicação, mas eles não se interessam em reeditar (o 1º que está esgotado, salvo alguns poucos exemplares comigo). Vamos ver. Pretendo finalizá-lo até dezembro e publicá-lo (se Deus permitir!) em 2016. Posso adiantar o subtítulo: Viciados.

Com isso minha ansiedade só aumenta... Deus vai permitir!
Infelizmente a Dracaena está dificultando a vida dos autores.

Vamos torcer para que encontre uma editora que saiba valorizar sua história e seu talento.



6- O que podemos esperar desta continuação?

Há um 3º pecado rondando o anjo Daniel, a Gula. Então creio que com a ajuda de Sealiah, a Virtude, ele tentará resistir a mais essa fraqueza. E, bem... Clarissa está deixando de ser criança e no princípio da adolescência sempre ocorrem tantas mudanças... novas amizades... Será que a ideia de um amigo imaginário poderá ser mantida por muito mais tempo? Será que o contato estreito com a humanidade não colocará o anjo sob a influência das mais fortes tentações? E por aí vai... Ah, com certeza terá um gato. Já tinha previsto um gato na história e a experiência com gatos só incrementou a descrição do personagem.

Anjo e agora gato. A história está ficando cada vez melhor para mim.



7- Como é o seu momento de criação? Precisa de silêncio absoluto ou tem algum ritual para se conectar com a história?

Às vezes preciso de silêncio, para organizar as ideias, pesquisar possíveis erros de continuidade, corrigir e recorrigir o texto. Mas a música também me ajuda no processo de criação. Eu tenho a capacidade de estar em público e viajar para todo o lugar, principalmente de volta para os meus livros. Quando estou viajando, principalmente de ônibus ou avião, eu me perco na fantasia e começo a escrever. Quando tenho acesso, digito direto no netbook de trabalho; quando não, uso qualquer pedacinho de papel, espaço em agenda, com caneta ou lápis na mão. Depois junto aqueles cacos de ideia a história. Nos trajetos, em viagens, os personagens me perturbam bastante, eles começam a falar comigo e eu tenho a necessidade de transcrever para não esquecer depois. É como se fosse combustão espontânea ou alguma alucinação psíquica. E é quando sai as melhores partes da história.

Continue com a alucinação psíquica. Os leitores agradecem kkkkkkk



8- O que você costuma fazer nos seus momentos de lazer?

Muitos e muitos diversificados! Se eu for usar um termo mais na moda diria que sou meio “borderline” (se bem que também nem está mais na moda assim!). Eu gosto de praticar esportes: se tiver um “pessoalzinho” jogando vôlei, pô me chama! Caminhar me desestressa, e eu adoro! Ao mesmo tempo, às vezes preciso ficar quieta, ler um livro, ver um filme, assistir uma série de monstros, e quando tô nessa não adianta vir me procurar! Sabe aquela vontade de ócio produtivo? Pois é. Também faço muitas atividades com as minhas filhas: patins, cinema, vídeos, pintura, desenho, levar para a escola, dever de casa etc, etc, etc.


E ainda arruma tempo para escrever. Só de ler sobre suas atividades fiquei cansada kkkkk




9- Se o seu livro virasse filme quem faria parte do elenco?

Quando comecei a escrever Imperdoáveis tinha começado a bombar essa coisa de livro virar filme. Então claro que quis dar uma cara de ator para o Daniel, mas eu já pensava então nos atores brasileiros, para valorizarmos as nossas beldades, ora, pois! O Daniel adulto eu tinha uma visão mais parecida com o Eriberto Leão, porque eu adorava sua atuação naquela novela, que era uma regravação, que dizia que ele era o filho do capeta e se apaixonava pela “santinha” da cidade. Nem me vem à cabeça o título da novela agora! Quando surgiu a novela “Carrossel” aquele menino judeu o Davi passou a ser o rosto do meu Ângelo. E tem um meio termo adolescente aí (sem spoiller para um 3º livro), mas o tempo passa e ninguém fica o mesmo, né? Então, eu amava o ator Rafael Cardoso na época que ele usava aqueles cachinhos dourados!!!!!


Eriberto Leão



10- Qual pecado considera imperdoável?

Uma palavra: Gula!

Coitado do Daniel vai sofrer um bocado no próximo livro.



11- Quem foi o maior exemplo de pessoa que você já conheceu?

Eu tenho pessoas na cabeça que me influenciaram ao longo da vida a ser quem sou hoje, mas meu maior exemplo de caráter e dedicação à família foi com certeza minha avó paterna.


12- Cite 10 livros nacionais cujas histórias serviram de lições para a sua vida:

Ixi! Dez? Vamos lá, sem ordem cronológica: 1) A Batalha do Apocalipse e em seguida Filhos do Éden (fui buscar no Eduardo Spohr o que havia de melhor na literatura brasileira ficcional sobre anjos, quando resolvi escrever sobre o assunto); 2) Açúcar Amargo (Luís Puntel); 3) Dom Casmurro (Capitu, com certeza); 4) Poemas de Cecília Meireles; 5) tem um livro antigo com diversos poetas brasileiros da coleção do meu avô, não lembro o nome; 6) Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento (Marina Colassanti); 7) Quibungo (Maria Clara Cavalcanti, infantil, primeiro livro autografado das minhas filhas), 8) Senhora (José de Alencar, bem no início da adolescência), 9) O Senhor da Chuva (Andre Vianco, mais ficção e anjo); 10) Vida de Cachorro (Flavio de Souza, da minha infância e tenho até hoje).

A Batalha do ApocalipseHerdeiros de AtlântidaAçúcar amargoDom CasmurroOs Melhores Poemas de Cecília Meireles
Doze Reis e a Moça No Labirinto do VentoQuibungoSenhoraO Senhor da ChuvaVida de cachorro


13- Você projeta o seu futuro ou deixa as coisas acontecerem?

Projeto sim. Às vezes projeto tanto que quando uma coisa não acontece na minha vida eu fico duplamente decepcionada. Porque aquilo tinha que acontecer!!!!!! E não só não foi como planejei, simplesmente não foi. Não passou de uma fantasia.

Não fique decepciona. Isso significa que Deus tem um plano diferente para você. As vezes o que pensamos que nos fará bem pode não fazer. E o que nosso Pai quer é ver seus filhos felizes. Tire o melhor proveito da situação e aguarde.


14- Se encontrasse um gênio da lâmpada quais seriam os seus 3 desejos?

Eu ia levar o Gênio a ira! Tenho tantos desejos que escolher apenas 3 ia ser piada. Mas se eu fosse pedir, assim, pensando na humanidade: mais amor, mais tolerância, mais reciprocidade.

Gostei da resposta. Pensou primeiro na humanidade. O Gênio vai atender um pedido extra por isso. Mas não o leve a ira, por favor kkkk


15- Deixe uma mensagem para os leitores:

Leiam! É a melhor coisa que alguém pode fazer sozinho para ser feliz! Dica de Leitura: “A insustentável leveza do ser” – Milan Kundera. Leiam o meu livro, é uma falta imperdoável você não ler! Por favor! Rs.

Quero agradecer ao amor que é a Khrys Anjos pela oportunidade de falar um pouquinho sobre mim e ajudando a divulgar esse projeto, que é uma grande realização.

Fernanda Egger – Imperdoáveis.
Niterói, 04/10/2015



***


Não precisa agradecer Fernanda. Este espaço também é seu. Mostrar o ser humano capaz de escrever uma história que nos encanta é um orgulho.

Obrigada por ser parte do blog.

Concordo com você. Não ler o seu livro é com certeza O Pecado Imperdoável.

Espero que tenham curtido este bate-papo com a Fernanda e que pensem bem antes de cometer seu próximo pecado.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

4 comentários:

  1. Adorei o post, Khrys. Obrigada. Sucesso sempre no seu Blog e na sua vida pessoal como um todo. Vou divulgar. BJKS

    ResponderExcluir
  2. Uma Linda e ainda Ama Animais vou amá-la com certeza .E Ainda fala de ANjos meu assunto preferido.

    ResponderExcluir
  3. Gamei na entrevista dela. Parece ser uma pessoa muito simpática e simples. Parabéns também pelas perguntas. Nos deu a chance de conhecer mais sobre a autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia a autora e nem a obra ainda, mas confesso que fiquei muito curiosa agora. Ainda mais depois da entrevista e de conhecer um pouco mais dela, muito legal!

    ResponderExcluir