Image Map

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

(Resenha) Como Se Apaixonar - Cecelia Ahern

Título: Como Se Apaixonar

Autora: Cecelia Ahern

Ano: 2015

Páginas: 352

Editora: Novo Conceito




Sinopse: Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.

Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?


***



Ao presenciar o momento que o Simon atente contra a própria vida Christine passa a questionar seu casamento. Ela enfim admite que não ama o marido e se separa.

Andando pela Ponte Há’penny vê uma cena que lhe faz agir por impulso. Um homem está querendo dar fim a sua vida pulando desta ponte. Christine simplesmente se agarra a ele e o traz de volta a razão.

Porém ele lhe impõe 2 semanas para convencê-lo que viver vale realmente à pena. Ela terá que mostrar o quanto o ser humano pode ser feliz e dar ao Adam uma razão para querer continuar vivo.

Assim Christine entra de cabeça no meio de um tornado. Ela passa a ser a sombra do Adam. Tenta de várias formas concertar todas as coisas que estão erradas na vida dele.

Adam cresceu numa mansão rodeado de todo o conforto e a comodidade que a riqueza oferece. Mas o principal ele não recebeu: Amor.

Sua mãe morreu e seu pai era uma pessoa fria. Criou os filhos pensando apenas na hierarquia da família. Eles teriam que assumir a empresa. Como a irmã mais velha ficou impedida de assumir a função de CEO acabou sobrando para o Adam esta incumbência. Só que ele não queria este emprego.

Quando sua namorada o traiu o fio que o mantinha ligado a “sanidade” se parte. Toda a tristeza, a mágoa, a dor, o sofrimento, a rejeição se torna insuportável e ele tenta dar fim a tudo isso.

O que o Adam não imaginava era que um anjo apareceria naquele momento para impedi-lo de cometer este ato desesperador.

Christine está se sentindo culpada por não ter conseguido impedir o Simon deste mesmo intento por isso não mede esforços para cumprir a promessa feita ao Adam naquela ponte.

Ela abre mão da própria vida para salvar o Adam de si mesmo. Seus dias (e suas noites também) passam a girar em volta de afazeres que possam ajudar o Adam a se apaixonar novamente pela vida.

Seguindo os conselhos encontrados nos vários livros de autoajuda que está acostumada a ler ela cria um esquema para trazer de volta aos olhos do Adam sua Luz e aos seus lábios um sorriso sincero.

A proximidade entre os dois acaba por fazer com que esta “terapia” sirva para ambos. As coisas que o Adam vai aprendendo com a Christine o fazem rever seus pensamentos e seus sentimentos.

Ele admite ser depressivo e que precisa querer se curar para ter uma chance de voltar a ter controle sobre a sua vida.

Só que esta mudança de pensamentos também acontece com a Christine. Ela acaba por perceber que finalmente encontrou o que tanto procurava: o amor verdadeiro e incondicional.

Seu ex-marido não aceitou bem a separação e resolveu transformar a vida da Christine num inferno e ela achava que merecia por tê-lo feito sofrer.

A família da Christine é excêntrica. O pai teve que criar as 3 filhas sozinho e tinha algumas manias estranhas. Mas o amor que dedicava a cada uma das filhas (mesmo sendo sarcasticamente mal, no bom sentido) era confortador.

Por ter estado em 2 cenas de crime a Christine acaba por fazer “amizade” com o detetive durão Maguire (que terminou por se tornar realmente um amigo) e descobre que as aparências podem enganar (ou não).

A Cecelia se consagrou com esta história. Sua narrativa é emocionalmente tocante. Falou de um tema sério de uma forma realisticamente desconcertante: a depressão. Tenho certeza que todas as pessoas que lerem esta história não julgaram mais os depressivos. Vão poder entender a doença e o que ela faz com o doente. O caminho que ele percorre até a tentativa (frustrada ou conquistada) de acabar com o seu sofrimento. O amanhecer é o pior momento para quem sofre com a depressão pois é a certeza de mais um dia para viver na dor.

O casal Adam e Christine é a prova de que o amor não pode ser perseguido. Ele é que encontra as pessoas.

Um momento desesperador foi capaz de fazer brotar nos corações desta dupla um sentimento único que os impeliu a reverem seus conceitos.

Como se apaixonar não é um livro de autoajuda. É um livro de auto amor. Uma fórmula simples para você descobrir como é a vida que determina os encontros que modificarão a nossa existência.

É fácil julgar a pessoa que tenta se matar. O que é difícil é se colocar no seu lugar por um minuto e sentir tudo o que ela sente.

O Adam tinha tudo o que as pessoas consideram essencias para “ser feliz”. Era milionário e lindo. Mas ninguém pensa no que é realmente importante para dar estrutura ao ser humano: amor dos pais. Crescer sem mãe já é difícil imagine ter um pai vivo, mas ausente. Um homem frio que pensava exatamente como a maioria das pessoas. Ainda bem que a Christine apareceu na sua vida.

Eles foram o remédio que cada um dos dois precisava. O amor que surgiu entre eles foi para curar duas almas e lhes mostrar o quanto vale a pena ser verdadeiramente feliz. E não existe fórmula para isso. A Christine vivia lendo livros de autoajuda, mas só aprendeu a lição na prática. Estes livros servem para auxiliar a pessoa. Mas não devem se tornar o único meio de se conseguir a “cura”.

Esta leitura é recomendada para todos que estão necessitando de uma dose de incentivo para viver.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Nossa que estória linda, fiquei com muita vontade de ler, a capa também é muito linda e parece ter todos os elementos do enredo!

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Khrys!
    Estou com esse livro aqui para leitura e fiquei enternecida com sua resenha.
    Já gosto dos outros livros da autora e espero gostar desse também.

    Obrigada pela visita feita ao blog.

    “Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir