Image Map

quinta-feira, 24 de abril de 2014

(Resenha) Dançar, Transformar & Amar - Luci Nóbrega

Dançar, Transformar & Amar
Título: Dançar, Transformar & Amar

Autora: Luci Nóbrega

Edição: 1

Editora: Highlands

Ano: 2013

Páginas: 186


Sinopse: Quatro vidas, quatro mulheres, quatro histórias que se fundem na homogeneidade da dança. Cada uma delas com sua emoção, e todas unidas ao se emocionarem, sempre buscando aquilo que lhes farão felizes e realizadas. Quatro amigas inseparáveis conhecerão seus corpos, seus desejos, suas vontades, seus papéis como mulheres que são, e os aceitarão. Sentirão toda a energia que propiciará a transformação de suas vidas, dos seus pensamentos, entendendo que a dança completa a própria existência, pois é a expressão da alma. Mulheres aceitando o que a vida poderá dar a elas, tendo uma visão diferenciada das coisas que as cercam, aceitando-se e perdoando-se, não exigindo demais de si próprias, afastando a culpa, não a tomando para si, buscando e conquistando o amor puro e verdadeiro. Querendo amar e ser amadas. Descobrindo de uma forma maravilhosa, através da dança, esse amor que tanto procuravam. A sintonia que precisavam para a compreensão de que a felicidade é uma conquista e que o amor nunca será uma prisão; pelo contrário, o amor liberta e libertará cada uma delas. Através da dança, aprenderão que ser mulher é ter atitude, ter vida, aprender diariamente com as pequenas coisas, simplificando suas atitudes e encontrando na liberdade o verdadeiro amor. 




*** 




Nesta história conhecemos as irmãs de coração Sofia, Jane, Adriana e Elizabeth. Quatro mulheres que aparentemente levam uma vida perfeita.

Temos a publicitária, a professora casada com dois filhos, a empresária e a advogada.

Para quem as olha de fora são todas mulheres bem sucedidas na vida e na profissão. Mas para quem as observa realmente percebe que as aparências enganam.

Cada uma delas alimenta um monstro interior que as sufoca até vir à tona. São mágoas, medos, decepções, perdas, carências. 

E o catalizador da explosão é a doença de uma delas. Quando uma das bases desse relacionamento adoece as demais passam a ter que se olhar no espelho.

A amizade delas é tão forte e verdadeira que elas podem dizer o que pensam uma da outra mesmo que a verdade machuque.

São 4 histórias que se completam além de mais duas paralelas. Ou seja temos várias lições e mensagens a serem absorvidas e aprendidas pelo leitor.

A mudança começa quando Elizabeth é seduzida pela música árabe e acaba entrando em uma academia de dança egípcia. Lá ela conhece a professora Bentrishi que na verdade é uma mestra da vida e não apenas da dança.

Assim as 4 irmãs entram para este universo paralelo da dança. Elas aprendem com a ajuda da Bentrishi a se conhecerem como realmente são. Não aquelas personagens que o mundo vê mas as mulheres nas suas essências.

O que isso significa? Isso significa que elas aprenderam a olhar e sentir as necessidades do corpo, da mente, do coração e da alma.

Elas abriram as portas e deixaram a Luz entrar em suas vidas através da dança. Este é o propósito deste tipo de dança. Nas demais modalidades são sempre feitas em duplas. Nesta não. Na dança egípcia (sendo a mais conhecida a dança do ventre) a mulher precisa entrar em comunhão com sua alma e trazê-la para fora.

Os movimentos são delicados e fortes. Eles foram criados para ajudar na fertilidade feminina já que a parte mais usada na dança é o quadril. E isso deixa a mulher mais sensual.

Estas são algumas das lições que nossas heroínas (somente aqueles capazes de vencer a si mesmos podem ser considerados heróis) aprendem com a professora Bentrishi.

Quando elas resolvem enfrentar seus monstros criam a força necessária para amar. Seus medos e traumas vão sendo reduzidos até ficarem no tamanho ideal: aprendizados.

Como disse além das histórias das 4 amigas duas outras agregam motivações para acreditar no Destino. A professora Bentrishi que também teve que superar uma doença grave e a "mãe" da Elizabeth a Dora sua fiel escudeira que mostrou que para amar não tem idade.

A união dessas mulheres as ajudou a superar os obstáculos que cada uma colocou no próprio caminho. E quando isso aconteceu as que estavam sozinhas acabaram encontrando suas almas gêmeas que estavam apenas esperando o momento certo de as encontrar.

E os rapazes tiveram um certo trabalho nestas histórias pois antes de se renderem ao "felizes para sempre" as meninas precisaram aprender a se amar e se deixarem amar.

Construir uma única história já é um feito incrível para um autor mas construir 4 histórias que se complementam e com apenas 186 páginas é um dom. E a Luci conseguiu fazer isso de uma forma esplendorosa. 

Inserir a dança egípcia foi o toque de midas pois mostra ao leitor que uma simples mudança de atitude como se matricular numa academia de dança pode ser o primeiro passo que o Destino estava esperando que você desse para lhe colocar no caminho do amor incondicional. 



***


Book trailer do livro: 








Aqui uma música que considero perfeita para a dança egípcia podendo usar o véu, as velas, a cobra ou as espadas: 





E esta dança pode ser praticada tanto pelas magrinhas quanto pelas gordinhas. Na verdade as que tem mais quadril ficam lindas dançando. Boa forma de acabar com o preconceito. 


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário