Image Map

quarta-feira, 16 de abril de 2014

(Resenha) Nenhuma Razão Para Partir - Seth Cameron

Nenhuma Razão Para Partir Título: Nenhuma Razão Para Partir

Autor: Seth Cameron

Edição: 1

Editora: A casa do novo autor brasileiro

Ano: 2012

Páginas: 251


Sinopse: Após estrear com o livro de contos para mulheres, desta vez Seth Cameron nos conta uma história de amor. Ambientada nos Estados Unidos e Brasil, Nenhuma Razão Para Partir trata dos encontros e desencontros na vida de James Knight, um médico nova-iorquino de sucesso que conheceu o amor somente uma única vez num passado distante enquanto viveu no Brasil. Depois de conhecer Maria uma jovem antropóloga, ele precisará escolher entre ser feliz novamente ou respeitar a ditadura das convenções sociais. 




*** 



Esta história é narrada pelo James. Na verdade é como se estivéssemos tendo uma conversa direta com ele. Sabe aqueles diálogos que costumamos ter com nossa melhor amiga lhe contando todos os detalhes do que nos aconteceu? É essa a sensação que temos ao ler este livro.

Ao fazer uma visita à sua avó que mora na Amazônia ele conhece Abbygail e descobre a paixão. Eles vivem um romance no qual James flutua até o céu e cai sem paraquedas na realidade após ser abandonado por ela.

Então ele abraça a causa de médico voluntário e sai pelo mundo ajudando as pessoas. Seus relacionamentos amorosos passam a ser apenas físicos pois seu coração está desiludido e ferido.

Ele escolheu viver como um eterno adolescente que não se compromete com ninguém. Tem problemas não solucionados com o pai pois todos da sua família seguiram a área militar enquanto ele se tornou a ovelha negra ao decidir estudar medicina.

Quando ele está para completar 50 anos conhece Maria e finalmente descobre a diferença entre a paixão e o amor. Mas como parece que o Destino quer brincar com o James ele tem uma desagradável surpresa ao conhecer a mãe da Maria.

Ele aceita o preconceito da sociedade e deixa que isto se torne um obstáculo para a sua felicidade. Somente após vencer a seu próprio medo descobre o lugar de onde não existe nenhuma razão para partir.

Conhecer a mente do James nesta narrativa nos faz parar para refletir sobre o quanto o ser humano é suscetível a opinião alheia.

Ficamos tão focados no que as pessoas irão pensar sobre a nossa vida que deixamos de viver. Não que devemos sair fazendo tudo que passar pelo nosso pensamento. Devemos usar a razão mas com a emoção como base.

O amor não tem idade (desde que não seja um caso de pedofilia). Uma mulher de 20 anos pode sim amar um homem de 50 anos ou de 60 até mesmo de 70. Para as almas a idade terrena é apenas um detalhe.

E é isso que o James descobre. Maria pode ter metade da sua idade mas em atitude ela demonstrou ter muito mais que ele. 

Quando o amor é verdadeiro não existe barreira que não possa ser superada. A não ser que não desejemos. Se alimentarmos o nosso preconceito e o colocarmos como um obstáculo fica quase impossível ser feliz.

Gostei muito desta forma de mostrar a história. Sob a perspectiva dos pensamentos do James. 

Mas tem uma pessoa que roubou completamente a cena neste livro, a avó do James a Hanna. Um exemplo de mulher sábia e guerreira. As mensagens que ela transmitiu para o James são lições que o leitor atento irá captar e transformar em ensinamentos para a própria vida.




Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário